6.15.2012

Boas noites de sono garantem uma vida saudável

Saúde depende da qualidade do sono


  Dormir bem é primordial para viver bem, pois o sono corresponde a um terço da vida. "Este terço é responsável pela qualidade dos outros dois terços, ou seja, do período no qual estamos acordados. É durante o sono que o organismo descansa, os órgãos se recuperam do esforço realizado durante o dia, a memória é consolidada, o sistema nervoso central é amadurecido e as funções ligadas ao metabolismo anabólico se realizam"..

O ronco é o sintoma mais conhecido e que evidencia as perigosas doenças do sono. Estes distúrbios comprometem a saúde do organismo e podem aumentar o risco de doenças como obesidade, problemas cardiovasculares e fadiga crônica. "Em casos de apnéia obstrutiva do sono ocorre à interrupção da respiração, reduzindo a oxigenação do cérebro. Impotência sexual, depressão e ansiedade são alguns dos sintomas que podem surgir e, sem tratamento, a apnéia pode levar o paciente a morte".

A apnéia impede que o sono progrida para as suas fases mais profundas, prejudicando o desenvolvimento do corpo e o descanso. Mesmo que a entrada de ar não seja interrompida totalmente, o seu fluxo pode ser reduzido de 30% a 50%, caracterizando a hipopnéia. "O paciente pode relatar outros sintomas como sudorese noturna, dores de cabeça pela manhã, redução da libido e problemas de memória. Estudos científicos indicam que a apnéia ainda pode elevar a pressão arterial, o que exige o acompanhamento e o uso de medicamentos para controlar o fluxo sanguíneo".

Os distúrbios do sono podem ser causados - já desde a infância - pelo crescimento exagerado das amígdalas e da adenoide e aspectos da estrutura dos ossos da face - pessoas com queixo e mandíbula pequenos (o chamado retrognatismo mandibular) são mais propensas a sofrer com as doenças do sono. "O diagnóstico pode ser feito com a polissonografia e o tratamento deve ser realizado em parceira com profissionais da Odontologia do Sono e da Medicina do Sono. O uso de aparelhos intrabucais contribuem para melhorar a vital passagem de ar em direção aos pulmões",

  Gerson Köhler

Nenhum comentário: