6.14.2012

Durante uma crise, podemos sofrer ou aprender. Aprender é melhor.

Dicas da Psicanálise para o Dia a Dia

por Henrique Trejgier

Se respeite. Se respeitar é atender estas necessidades:


Abandone a cobrança. Não vale a pena se cobrar. Se fizer com a cobrança, não vai dar valor. E se não fizer com a cobrança, vai se culpar.

Se estiver cansado (de verdade) (Claro que é cansado depois de um período de atividades.) Descanse!

Se for cansaço emocional, goste mais de você. Trate-se com mais carinho e afeto. Curta-se. Valorize tua existência.


Se for cansaço mental, entregue-se a uma atividade manual que não precise pensar. Mas entregue-se sem objetivo algum à atividade manual. Coloque uma música que você goste e entre em ação.


Se for cansaço psíquico, pegue algum livro, ou texto filosófico, e deleite-se. Deixe o livro pensar por você. Não entenda, não compreenda, apenas leia sem pensar, e entre num estado de “esponja” que absorve a leitura, sem nenhum tipo de conclusão.

Se ainda for um tipo de cansaço de ânimo, medite. Deite-se e feche os olhos. Apenas observe sem se envolver. Seja um expectador de si. Fique assim até o animo voltar. Se dormir, acorde feliz, por ter descansado.

Vivemos num mundo dual de medo e amor, de sombra e luz, de dor e prazer. A vida que temos deve ser direcionada, porque a vida é neutra. Conforme direcionamos nosso objetivo estaremos em uma das polaridades.

Se o objetivo é a paz, só poderemos obtê-la se conhecermos a angustia, para evita-la em nosso pensamento, direcionando-o para a paz.

Se o objetivo é o bem estar, precisamos ter conhecido o mal estar, para reconhecermos o bem-estar quando este se fizer presente. E agir no sentido de nos sentirmos bem.

Durante uma crise, podemos sofrer ou aprender. Aprender é melhor.

Durante nossa vida podemos desistir ou simplesmente existir.

Nenhum comentário: