6.14.2012

Estudo pode ajudar a entender relação da falta de sono com a obesidade


Pesquisa revela como a perda de sono afeta a habilidade de escolher alimentos apropriados

RIO - Exames de ressonância magnética que integram um estudo que foi apresentado no último domingo em evento anual sobre sono que acontece em Boston revelam como a privação das horas de descanso afeta as regiões do cérebro onde nossas escolhas alimentares são feitas. A pesquisa pode ajudar a explicar a relação entre a falta de sono e a obesidade, observada anteriormente por pesquisadores.
Vinte e três adultos saudáveis participaram de duas sessões do exame usando ressonância magnética funcional, uma depois de uma noite normal e outra depois de uma noite de privação de sono. Nas duas sessões, os participantes avaliaram o quanto desejavam diversos itens alimentares mostrados a eles, enquanto estavam dentro do scanner.
- Nosso objetivo era ver se regiões específicas do cérebro associadas com o processamento da comida foram afetadas pela privação do sono - disse a autora que liderou o estudo, Stephanie Greer, do Laboratório de Sono e Neuroimagem da Universidade da Califórnia.
Os resultados mostram que a privação de sono afetou significativamente a atividade cerebral do lobo frontal, uma região crítica para controlar o comportamento e fazer escolhas complexas, como a seleção do alimento para comer. O estudo sugere que a perda de sono pode alterar as funções da região superior cerebral que normalmente são críticas para fazer escolhas alimentares apropriadas, mais do que necessariamente mudar a atividade em estruturas cerebrais mais profundas que reagem ao desejo básico.

Nenhum comentário: