6.16.2012

MALHAÇÃO

5 PROBLEMAS QUE PODEM TE AFASTAR DA ACADEMIA

5 problemas que podem te afastar da academia
A melhor maneira de combater o inimigo é cochece-lo bem de perto!

Preguiça, mudança de horário, TPM, enfim, existem diversas razões que te levam a faltar um dia de academia. Mas, manter a rotina do treino é indispensável para alcançar os resultados esperados. Confira algumas dicas e combata as desculpas mais comuns!
1 – Se você está de TPM
Tudo bem que TPM dá sono, mau-humor, cansaço, indisposição e raiva do seu professor. Mas, pesquisas comprovam que a pratica de atividades aeróbicas, como corrida, spinning, jump e transport, pode ajudar a combater este mal, já que estas atividades melhoram a oxigenação no cérebro e amenizam as crises nervosas.
2 – Se ficou com dores musculares
É muito comum sentir aquelas dores musculares no dia seguinte a um treino puxado. Mas, isso não quer dizer que é hora de descansar. Pelo contrário! Especialistas garantem que a dor muscular tende a desaparecer quando você começa o treinamento. Apenas em casos de incômodos mais fortes é que você deve procurar um médico e seguir as orientações.
3 – Se você vive com preguiça
É muito comum escutar alguém dizendo: “hoje não vou à academia, estou com muita preguiça!”. Se isso acontece muito de vez em quando, não existe problema algum. Mas, se for constante, vale a pena se forçar a ir, faça chuva ou faça sol. Uma boa maneira de espantar a preguiça é se pesar na balança, se olhar no espelho, tentar colocar aquela calça que há tempos não te serve mais...
4 – Se você vive cheio de preocupações
Quando a nossa cabeça está cheia, parece que qualquer exercício fica ainda mais pesado e difícil. Contudo, praticar atividades físicas neste momento pode ajudar a aliviar a tensão e a ficar mais relaxada. Basta que você opte pelas aulas certas. Ao invés da musculação, faça ioga, pilates ou alongamento, por exemplo.
5 – Doenças corriqueiras
Gripe, sinusite, alergia, dores de cabeça... Sabe aquelas doenças que insistem em atrapalhar a sua rotina? Pois, é! Elas também atrapalham bastante o seu desempenho na academia. É claro que se o problema for sério, o melhor é descansar o corpo. Mas, se for algo corriqueiro, o melhor é, novamente, você se forçar a ir à academia . Os exercícios físicos são ótimos aliados para combater estas doencinhas corriqueiras.

10 ERROS QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER NA ACADEMIA

10 erros que você não pode cometer na academia
Esquecer do aquecimento ou de exames clínicos são erros comuns nas academias. Conheça os outros.

1 – Enrolar para entregar os exames de saúde. Muitas pessoas acham chato ter que ir ao médico e se intitulam saudáveis para iniciar a prática de exercícios físicos. Porém, este passo é essencial para que você consiga unir, de fato, as atividades e a sua saúde.
2 – Partir direto para o ataque, ou seja, começar a se exercitar sem fazer o aquecimento. O problema é que este mau hábito faz com que a temperatura do corpo mude de maneira muito rápida, causando lesões e, nos casos mais extremos, problemas cardiorrespiratórios.
3 – Fazer a própria série, exagerando nos pesos e no ritmo. Muitas pessoas não têm paciência para esperar os resultados da malhação. E, no intuito de acelerar o processo, acabam malhando do jeito que querem e não como manda um professor. O problema é que junto aos quilos a menos, você ganhar diversas lesões.
4 – Esquecer que o cardápio é parte fundamental nos resultados da prática de exercícios físicos. Mais do que comer pouco e sofrer para resistir às diversas tentações, escolher os alimentos certos e ter uma alimentação balanceada é fundamental.
5 – Tão importante quanto a alimentação diária é o consumo de água enquanto você está praticando exercícios. Esta mania de só beber água quando a sede aperta pode influenciar diretamente no seu rendimento e, consequentemente, nos resultados.
6 – Ainda sobre a sua alimentação, é um erro exagerar na dose antes de malhar e fazer jejum depois, ou vice-versa. A sua alimentação deve ser saudável e regrada, comendo, sempre, de três em três horas.
7 – Malhar até cansar. Esta é uma mania daquelas pessoas que acham que quantidade e qualidade são a mesma coisa. Infelizmente, quando se trata de exercícios físicos, o melhor é sempre moderar. É mais fácil conseguir resultados eficientes de maneira lenta do que rapidamente.
8 – Enganar o seu relógio biológico. Mais importante do que malhar todos os dias é você malhar todos os dias no mesmo horário. A sua queima calórica será maior e o ganho de músculo também.
9 – Outro passo fundamental é manter o foco. Infelizmente, a maioria das pessoas entra na academia com um objetivo e, logo nos primeiros resultados, acabam achando que conquistaram o mundo. Esquecer as suas metas finais é um erro!
10 – A última dica vale para as mulheres. Fazer 500 abdominais de qualquer jeito não deixará a sua barriga lisinha, mas trará uma dor nas costas irreversível. Portanto, na hora deste exercício, fique atenta a sua postura e respeite os seus limites!

PARE DE SE ENGANAR E TRATE DE MALHAR DIREITO!

Pare de se enganar e trate de malhar direito!
Confira dicas que vão te ajudar a não perder o pique!

Quem nunca foi à academia sem vontade alguma de malhar e acabou enrolando a si mesmo durante o tempo que passou lá? Não tem jeito. Por mais que a nossa cabeça saiba que aquilo é importante e primordial para emagrecer, o nosso corpo, de vez em quando, fica meio preguiçoso.

Mas, como você sabe que para emagrecer não dá para ficar de moleza, confira algumas dicas que vão te ajudar a espantar o cansaço e te estimularão a cumprir a rotina de exercícios!

- Procure fazer amigos na academia. Isso fará com que o tempo que você gasta malhando seja mais agradável e divertido.

- Procura saber o objetivo de cada exercícios. Isso dá motivação para aumentar cargas, repetições ou tempo de prática. Quando não gostar de algum, diga ao instrutor. Muitas vezes, ele pode trocar por outro semelhante.

- Não dá para gostar de todos os exercícios, mas também não dá para pular aqueles que não te agradam. Por isso, se o tempo de esteira é de 30 minutos, cumpra-o!

- Siga as instruções do seu professor. Por mais que aquela sua amiga entenda quase tudo de academia, fazer um exercício errado pode te custar dores musculares e dias de molho.

- Nada de achar que o cumprimento dos exercícios te dará sinal verde para comer o que quiser. Quanto mais saudável for a alimentação, mais rápido você verá os resultados e mais estimulada a continuar você ficará.

- Pare com esta história de desistir na primeira dor que sentir. Para emagrecer é preciso suar, é preciso se esforçar, é preciso ultrapassar limites.

- Se um dia você não conseguiu ir à academia, não se torture e nem tente compensar no dia seguinte. A dica é você seguir a sua rotina e considerar que a academia é muito mais que uma obrigação, é uma aliada na sua busca por qualidade de vida.

- Faça uma planilha de exercícios e adapte os horários a sua rotina. Veja as aulas que atendem as suas expectativas e siga tudo direitinho.

- Não vá malhar com fome, mas não exagere no cardápio antes da academia. Carboidratos, para quem quiser ganhar massa, são as melhores opções.

COMO ESCOLHER UMA ACADEMIA QUE COMBINE COM VOCÊ

Como escolher uma academia que combine com você
Chega de inventar desculpas para não malhar! Veja o que você tem que fazer para encontrar uma academia que seja a sua cara!


Engana-se quem pensa que academia é tudo igual. Aliás, a escolha certa do ambiente para praticar exercícios físicos pode ser o seu grande estímulo na luta contra aqueles quilinhos a mais. Para te ajudar a tomar a melhor decisão, destacamos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração nesse momento.

- O primeiro ponto é procurar saber se os profissionais que trabalham nessa academia são realmente formados na área. Um acompanhamento durante os treinos é essencial para a sua saúde e para que você consiga obter os resultados desejados.

- A presença de profissionais da área de saúde é fundamental. Nutricionista e fisioterapeuta são duas especialidades que não podem faltar.

- Verificar as instalações. Se os aparelhos estiverem enferrujados, quebrados, as piscinas sujas, é um sinal de que a preservação do ambiente não é muito boa. Por isso, esqueça e parta para outra.

- Para quem mora nos grandes centros, a questão da segurança é um ponto que deve ser levado em consideração. A entrada tem que ser restrita a alunos e funcionários e esse controle tem que ser muito bem feito.

- O próximo passo é avaliar as modalidades oferecidas pela academia. Elas precisam estar de acordo com os seus objetivos. Não adianta se matricular em uma aula qualquer só para não ficar parada. O segredo é encontrar um exercício que combine com você e com a sua rotina.

- O horário de funcionamento da academia também é muito importante. Hoje em dia, todo mundo tem uma rotina muito conturbada e é imprescindível que esse horário seja flexível. Esse é um dos motivos que leva muita gente a desistir da academia.

- Nada de escolher uma academia que fique muito longe do seu trabalho ou da sua casa. Pegar ônibus ou enfrentar trânsito para malhar, certamente, se transformará em uma desculpa para você voltar ao sedentarismo.

- Quanto ao dinheiro, a dica é escolher algo que atenda a todas essas exigências e, ao mesmo tempo, caiba no seu bolso. Lembre-se do contrato. Ele é fundamental para legalizar o vínculo que será estabelecido entre você e a academia. E, é claro, não assine sem ler!

Nenhum comentário: