6.12.2012

TDAH- Modismo e Realidade

O TDAH( Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é considerado modismo por uns  e realidade por outros. Então, TDAH é modismo ou realidade?

A minha resposta é ambos.
O TDAH é modismo quando  pseudodiagnosticado por instrumentos não validados, opiniões subjetivas e avaliações moralistas e preconceituosas.
O TDAH é realidade quando diagnosticado através de instrumentos validados, comprovação clínica indubitável e corroborado por dados científicos robustos.
Os adeptos do modismo se encontram em dois extremos:
1) aqueles que negam a existência do transtorno, dizendo que é mais uma invenção dos médicos, psicólogos e psiquiatras. Que estão "superdiagnosticando" e "rotulando" crianças sapecas de hiperativos. Dizem que há um excesso de prescrição de ritalina. Infelizmente os meios de  comunicação de massa disseminam essa distorção em pleno horário nobre, fazendo a  população confundir-se ainda mais.
2) No outro extremo, estão as pessoas que usam ritalina por conta própria e risco para "turbinar" o desempenho profissional e acadêmico, "para aumentar a inteligência", para combater o "excesso de sono" durante as longas jornadas de estudo ou trabalho.
Os modismos possuem características comuns. São leigos ou profissionais de saúde que não estudam o transtorno diretamente, nem possuem expertise para opinar dentro dos parâmetros aceitos pela comunidade científica internacional. E sem dados científicos, pululam opiniões e "achismos". São generalizações de crenças pessoais não chanceladas pela  pesquisa científica.
Os adeptos da realidade( na qual procuro me inserir constantemente) são diferentes profissionais da área de saúde, incluindo psiquiatras, neurologistas, psicólogos, psicopedagogos, educadores, além de familiares e pacientes, que vivenciam o transtorno no dia-a-dia, seja sofrendo as suas repercussões ou as tratando. 
Neste grupo há troca de informações atualizadas, oriundas da pesquisa científica séria. Aqui sabemos da existência do TDAH por dentro e por fora. Aqui sabemos que não existe excesso de prescrição de ritalina, inversamente a isso apenas 5 % dos portadores do transtorno são adequadamente diagnosticados e tratados. A falácia do "excesso de ritalina" decorre da contagem do número de comprimidos/dia, já que a dose de 10mg precisa ser tomada de 4/4h para manter os níveis sanguíneos estáveis.
Nessa desinformação, os pacientes verdadeiramente portadores são prejudicados. Demoram para receber ajuda especializada e sofrem os danos do transtorno. Vão acumulando perdas pessoais, baixa autoestima, prejuízos acadêmicos e profissionais e dificuldades nos relacionamentos. Mas aqueles que buscam uma avaliação adequada, podem mudar substancialmente a qualidade de suas vidas, acessando recursos cerebrais e mentais que estavam aprisionados. A vida passa a ser mais leve, mais fluida e produtiva em todos os aspectos.
O TDAH é um transtorno neurobiológico, com forte influência genética, que inicia na infância e pode persistir na vida adulta. Há três variantes do transtorno: hiperatividade, desatenção, impulsividade e características mistas. Trata-se de um diagnóstico dentro de um espectro de intensidade. Não é um diagnóstico categorial estritamente, mas um  gradiente de leve, moderado ou grave. Da mesma maneira que o acúcar no sangue é normal até um determinado nível, ter alguns sintomas de hiperatividade e desatenção não constitui uma doença, mas depois de um patamar mínimo torna-se patológico. O acúcar sanguíneo depois de um patamar é indicativo de  diabetes, analogamente falando.
Entre as consequências negativas do TDAH não tratado estão: dificuldades de aprendizagem , atraso acadêmico, dificuldades de socialização, aumento da suscetibilidade a acidentes, maiores taxas de desemprego e divórcio, maior incidência de uso e abuso de drogas, depressão e outros transtornos mentais.
Check list rápido:( apenas para despertar a suspeição, não tem validade diagnóstica). Você apresenta algum sinal ou sintoma abaixo?
__ Envolve-se excessivamente em atividades e /ou trabalhos
__ Considera-se um workaholic
__ Nunca para quieto
__ Está sempre fazendo alguma coisa
__ Sempre procurando algo para fazer
__ Dificuldade de esperar em filas
__ Abuso de velocidade
__ Interrupção abrupta de uma conversa e interrupção dos outros interlocutores
__ Dificuldades de memória
__ Dispersão com barulhos externos e sensação de" estar aéreo"
__ Dificuldade de memorizar leituras
__ Perda de objetos, atraso em compromissos
__ Hábito de procrastinar e desorganização
O diagnóstico do TDAH é essencialmente clínico e através de escalas validadas. Não existem exames para detecção do transtorno. Procure um profissional especializado para receber o diagnóstico adequado e excluir a possibilidade de comorbidades( outros transtornos simultâneos).

Nenhum comentário: