6.13.2012

USP, INICAMP e UFRJ foram eleitas as melhores universidades da América Latina, segundo ranking divulgado pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds


Início do conteúdo

USP, UNICAMP e UFRJ SÃO AS MELHORES UNIVERSIDADES DA AMERICA LATINA

Brasil lidera lista de instituto britânico com nove instituições entre as 25 primeiras


USP, INICAMP e UFRJ foram eleitas as melhores universidades da América Latina, segundo ranking divulgado pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds..
Ranking foi divulgado pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds - Keiny Andrade/AE
Keiny Andrade/AE
Ranking foi divulgado pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds
O Brasil tem mais oito representantes entre as 25 melhores. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece na 2ª posição, seguida das federail do Rio de Janeiro (UFRJ), a 8ª, Minas Gerais (UFMG), a 13ª, do Rio Grande do Sul (UFRGS), a 14ª, e de São Paulo (Unifesp), a 15ª.
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aparece na 16ª colocação, logo à frente da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), a instituição particular mais bem colocada entre as brasileiras. A Universidade de Brasília (UnB), na 25ª posição, encerra a relação das nacionais no topo da lista.
Para Fernando Costa, reitor da Unicamp, o desempenho reflete a internacionalização promovida nos últimos anos. "O reconhecimento nos mostra que a busca por profissionais estrangeiros é o caminho a ser seguido", diz. Segundo o reitor, entre 10% e 15% dos docentes atuais não são brasileiros.
Altos e baixos
As sete primeiras universidades mantiveram as posições do ranking de 2011, o primeiro do QS exclusivo para a América Latina. A 8ª colocação, antes ocupada pela Universidade de Buenos Aires, passou para a UFRJ, que saltou do 19ª lugar no ano passado para o top 10.
A Unifesp subiu 16 posições e passou a figurar entre as 25 primeiras. Em 2011, era apenas a 31ª.
As demais instituições apresentaram queda. A UFMG passou de 11º lugar para o 13º, a PUC-Rio foi do 15º para o 18º e a Unesp caiu uma posição, indo da 16ª para a 17ª. A UnB foi a universidade que mais caiu - foi da 12ª ára a 25ª colocação. A UFRGS manteve-se como a 14ª melhor.
Ainda entre as 25, figuram universidades de outros quatro países apenas - Chile (4), México (5), Argentina (4) e Colômbia (3).
A avaliação do QS leva em consideração a reputação acadêmica das instituições e de seus funcionários, assim como o número de trabalhos publicados e citados, o tamanho da universidade e quantos alunos recebe e a relevância das pesquisas na internet.

Nenhum comentário: