7.26.2012

ARTROSE e DORES NO JOELHO

ÁCIDO HIALURÔNICO ALIVIA OS SINTOMAS DA ARTROSE

Ácido hialurônico alivia os sintomas da artrose
O ácido hialurônico e aplicado diretamente na articulação do joelho. Saiba mais!

Comum a partir dos 40 anos, a artrose é uma doença crônica caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular, cuja função é suavizar a movimentação das articulações. Segundo o ortopedista Dr. Luiz Marcos Braga, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), especialista em cirurgia do joelho e artroscopia, o tratamento à base de ácido hialurônico (analgésico articular) alivia os sintomas da artrose. Braga explica que as articulações dos joelhos estão entre as mais vulneráveis, já que sustentam o peso do corpo. Ele afirma que o diagnóstico precoce da artrose é fundamental: “É muito importante que a osteoartrite seja tratada a partir do início de seu desenvolvimento, para que possamos evitar uma evolução para estágios mais avançados, de difícil tratamento. Os danos ocorridos na cartilagem articular são irreversíveis”, complementa.
O desgaste progressivo da cartilagem em decorrência da artrose tende a causar fissuras em sua estrutura. Ela passa, então, a liberar pequenos fragmentos em meio ao líquido sinovial - substância viscosa que envolve a articulação e é responsável por “nutrir” a cartilagem. Esses fragmentos causam um processo de inflamação local denominado sinovite. O primeiro sintoma é a dor. Nos casos mais graves a sinovite pode evoluir para um derrame articular, conhecido como “água no joelho”.
Ainda segundo Braga, a artrose, uma vez diagnosticada, demanda tratamento constante. A viscossuplementação é uma prática amplamente utilizada para o tratamento da artrose. O método consiste na aplicação de ácido hialurônico diretamente na articulação do joelho. A substância é a mesma produzida pelo organismo na composição do líquido sinovial, sendo a principal responsável pela nutrição da cartilagem articular.
O tratamento retarda a velocidade de destruição da cartilagem articular. Nas fases tardias, tem função de analgesia, ou seja, de tirar de dor. O ortopedista explica, também, que o tamanho da molécula de ácido hialurônico influencia em sua capacidade analgésica. Quanto maior, mais efeito tem contra a dor. No entanto, há um limite de tamanho para que a molécula possa ser absorvida pela matriz cartilaginosa.
Causas da artrose
De acordo com o Dr. Luiz Marcos, as possíveis causas da osteoartrite podem ser a idade avançada, o excesso de peso ou uma propensão genética. “Entre os jovens, a principal causa são os traumas, as lesões que podem evoluir para uma artrose”, afirma.
Sintomas da artrose
Os principais sintomas são dores, enrijecimento da articulação afetada ou, nos casos mais avançados, sua imobilidade.

QUANDO A INFILTRAÇÃO É A SOLUÇÃO PARA O JOELHO

Quando a infiltração é a solução para o joelho
Infiltração é indicada para joelhos inflamados e para a atrose. Especialista explica mais sobre o tratamento.

Muito comum entre jogadores de futebol, o tratamento conhecido como infiltração é, muitas vezes, a solução encontrada para resolver problemas no joelho, uma das articulações mais requisitadas do corpo humano. Após a ida ao ortopedista, não há quem fique animado com a possibilidade de ter que passar pelo tratamento, já que este ficou famoso por ser doloroso. Mas, como é feita a infiltração? Será que tão dolorosa quanto dizem?
O cirurgião ortopedista especializado em trauma ortopédico e cirurgia de joelho, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Paulo Henrique Araujo, tira algumas dúvidas sobre este tratamento.
Quando as infiltrações no joelho são indicadas? A infiltração é indicada quando o joelho apresenta um processo inflamatório que não pode ser tratado através de medicações orais, gelo e fisioterapia. Outra indicação para as infiltrações é no tratamento da artrose. Porém, a medicação injetada é completamente diferente dos corticoides utilizados nos casos inflamatórios.
Como é feita a infiltração? É um procedimento doloroso? É feita através de uma injeção que atinge diretamente o espaço articular. A infiltração é precedida por uma anestesia na pele e na cápsula articular e, por isso, é sentida a dor da picada na pele e uma ardência momentânea causada pela aplicação do anestésico. A infiltração em si não causa dor alguma, já que foi precedida por uma anestesia local.
Quais substâncias são utilizadas? Normalmente, são utilizados os corticoides que são substâncias anti-inflamatórias potentes. Os anestésicos também são usados algumas vezes quando a pessoa sofre com dores agudas intensas. No caso da artrose, a medicação mais indicada para ser injetada é o ácido hialurônico. Ele funciona como um lubrificante e aumenta a nutrição da cartilagem das articulações, em especial a do joelho e, com isso, ameniza a dor.
Quais os riscos do excesso de infiltrações? Em excesso, os corticoides podem enfraquecer os tecidos e predispor a lesões. Dessa forma, seu uso deve ser restrito nos casos em que os tratamentos convencionais não surtiram efeito e, mesmo assim, com ressalvas. Além dos efeitos locais dos corticoides, existe, ainda, o aumento de pressão arterial e o aumento da glicemia. Portanto, pacientes hipertensos e diabéticos devem tomar cuidado especial com o uso dessas substâncias.
Nas infiltrações com ácido hialurônico, o recomendado é uma série de três infiltrações, sendo uma por semana. Os efeitos colaterais possíveis são mais localizados, como a sinovite (inflamação da membrana sinovial).
Alguns jogadores de futebol passam pelo tratamento com infiltrações para poder jogar uma partida. Essa é uma prática recomendável? As infiltrações não devem ser utilizadas para se mascarar um quadro doloroso a fim de possibilitar a prática de alguma atividade. A ausência de dor proporcionada pela infiltração, nestes casos, pode levar à piora do quadro articular com a sobrecarga da articulação já lesionada.
Quantas infiltrações podem ser feitas durante o tratamento no joelho? Não existe um número definido, mas o uso frequente de medicações corticoides pode enfraquecer os tecidos articulares e predispor a lesões mais complexas no futuro. Portanto, as infiltrações à base de corticoides devem ser limitadas ao mínimo possível.
Qualquer paciente pode ser submetido à infiltração? O que fazer quando esse tratamento deixar de surtir efeito? Hipertensos e diabéticos devem evitar as infiltrações com corticoides. Infiltrações com medicações à base de ácido hialurônico para os casos de artrose no joelho não devem ser feitas em pacientes com estase venosa ou linfática na perna afetada, tampouco em pacientes com infecção na articulação ou com reação inflamatória mais severa no joelho acometido. Quando as infiltrações não surtirem mais efeito, é possível considerar uma nova modalidade terapêutica.

TIPOS DE LESÕES NO JOELHO

Tipos de lesões no joelho
As lesões ocorrem tanto na prática de esportes quanto no sexo. Confira os principais tipos de lesões.

Quem pratica esporte e faz exercícios diariamente, sabe que o joelho é uma das partes do corpo que mais precisa de atenção. Por ser uma articulação complexa e responsável por suportar e carregar boa parte do peso do corpo, ele se torna mais vulnerável a lesões.
Para acabar com todas as dúvidas e te ajudar a proteger os seus joelhos, confira uma entrevista com Dr. Paulo Henrique Araujo, ortopedista e cirurgião:
1.   Quais as lesões mais comuns no joelho e por que elas ocorrem?
As mais frequentes são lesões ligamentares, meniscais e condrais (cartilagem). Elas ocorrem, normalmente, em decorrência de traumas relacionados à prática desportiva. A lesão ligamentar mais comum é a do ligamento colateral medial, que se localiza superficialmente na face interna do joelho, e que frequentemente se associa a outras lesões, porém seu tratamento normalmente não requer cirurgia e o paciente se recupera completamente.
A lesão que mais requer tratamento cirúrgico é a do ligamento cruzado anterior, muito frequente em jogadores de futebol profissionais e recreacionais. A artrose do joelho também é muito comum e é ocasionada pelo desgaste da cartilagem articular ao longo dos anos.
2.   Quais atividades profissionais e/ou esportivas estão mais suscetíveis a traumas nesta região?
No Brasil, o futebol é o campeão absoluto como fonte de lesões no joelho. Porém, qualquer atividade esportiva pode desencadear problemas sobre eles. Atividades profissionais também podem levar a lesões específicas nos joelhos, de acordo com a postura adotada no desempenho das funções.
Por exemplo, profissionais de escritório, que ficam sentados por longo período com os joelhos fletidos tem maior chance de desenvolver dores patelares em consequência de encurtamento muscular. Trabalhadores que desenvolvem suas funções em terrenos acidentados têm maior chance de sofrerem entorses.
3.   E quanto ao sexo, homens ou mulheres sofrem mais com lesões no joelho?
Em números absolutos, os homens superam as mulheres em lesões no joelho, em decorrência de traumas esportivos por uma razão simples: o público masculino pratica mais esportes de risco para os joelhos do que as mulheres. Porém, elas apresentam risco de lesão no ligamento cruzado anterior maior do que os homens e isso se deve a fatores biomecânicos e anatômicos. Por exemplo, se ambos jogarem futebol, basquete, vôlei, handball ou qualquer outro esporte de risco, a mulher tem mais chance do que o homem de sofrer lesão especificamente no ligamento cruzado anterior.
4. Para as mulheres, o uso constante de saltos pode causar problemas na movimentação do joelho?
O uso de salto leva a um encurtamento muscular e ao deslocamento do centro de gravidade do corpo, o que pode ocasionar alterações articulares nos membros inferiores em geral, incluindo os joelhos.
5. Quais os tratamentos indicados para as lesões no joelho?
Obviamente que o tratamento específico dependerá do tipo da lesão, podendo variar de medidas simples, como imobilização e as descritas acima, até tratamentos cirúrgicos para reconstrução ou reparo das estruturas lesionadas. Entretanto, medidas gerais e imediatas cabem a qualquer trauma no joelho. O tratamento imediato é sintomático, ou seja, combater a dor e o inchaço com medidas simples, como manter a perna elevada, gelo e anti-inflamatórios.

GELATINA PREVINE LESÕES NAS ARTICULAÇÕES

Gelatina previne lesões nas articulações
Além de ser uma das melhores opções de sobremesa para quem quer emagrecer, a gelatina traz diversos benefícios à saúde, deixa a sua unha mais forte e o seu cabelo mais vistoso!

Com o passar dos anos não é de se estranhar que o corpo humano apresente lesões degenerativas e inflamatórias que atingem músculos, ossos, articulações, tendões e ligamentos que impedem o bom funcionamento e desempenho da nossa estrutura corporal. Em geral, essas transformações tornam-se crônicas e requerem tratamentos prolongados que nem sempre são eficazes.

Na tentativa de minimizar essas perdas, pesquisas com a gelatina tem sido desenvolvidas e já apresentam valiosos resultados. De acordo com o farmacêutico bioquímico Carlos Henrique, as pesquisas comprovaram que o consumo regular de gelatina melhora, consideravelmente, os processos inflamatórios e degenerativos do corpo, em particular os das articulações. 

Utilizada, principalmente, na produção de produtos substitutivos do sangue e também na produção de cápsulas para medicamentos, a gelatina é considerada uma substância valiosa tecnologicamente. “Por ser composta basicamente de aminoácidos, ser de fácil absorção e podendo ser usada de inúmeras maneiras, como em forma de doce, a gelatina se tornou um produto visado e de fácil aceitação no mercado”, declara o especialista.

Nela é encontrada uma grande concentração de prolina e hidroxilina, aminoácidos imprescindíveis na síntese, na manutenção e na restauração das estruturas do tecido conjuntivo como ossos, tendões, ligamentos e cartilagem das articulações.

Bastante utilizada para fins estéticos, a gelatina também ajuda a melhorar a aparência de cabelos, unhas e pele. Quando ela ou seus derivados são consumidos com regularidade, o crescimento e o estado das unhas e dos cabelos, por exemplo, também são influenciados positivamente. Para os especialistas a dose necessária para repor as perdas naturais de colágeno é de 10g de gelatina hidrolisada por dia.

3 comentários:

Rui de Castro disse...

Interessantíssimo. Obrigado. Onde podemos fazer infiltrações em Lisboa Portugal?
Rui

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Em Portugal este tratamento é feito:
O cirurgião ortopédico Francisco Santos Silva, um dos pioneiros em Portugal da utilização da viscosuplementação no tratamento da artrose, afirmou que através da administração intra-articular de um ciclo de três injeções de ácido hialurónico (uma por semana), em doentes adequadamente selecionados, conseguimos repor a função num espaço de tempo bastante reduzido e com a vantagem de ser um tratamento biológico, isto é, não sujeitamos o joelho a material químico que possa, ao fim de algum tempo, criar complicações à cartilagem, como os derivados da cortisona . Esta explicação surge no contexto do seminário realizado no passado dia 26, em Coimbra, sob a temática Uma Manhã com a Viscosuplementação uma iniciativa da Diartro (organização médica de ortopedia sediada em Coimbra) em conjunto com a Ferring Portuguesa.

Unknown disse...

Onde posso comprar synovium no Rio de Janeiro brasil