7.26.2012

As curvas de Kate Upton e os sites pró-magreza

boniteza

Expressão do retorno da "mulher mulher", "que tem feito das curvas uma celebração da beleza" disse a Vogue Espanha sobre a modelo Kate Upton, 19. "Vaca", "porca" e "canibal", assim o site "Skinny Gossip" (fofoca de magras, em tradução livre) descreveu a modelo de 1,80 de altura, 91 centímetros de busto, 63 de cintura e 86 de quadril.
As palavras duras da blogueira anônima repercutiram em toda a imprensa. Já a modelo respondeu que é feliz com o seu corpo. Bate-boca à parte, o que ficou em evidência é a relação entre a internet e as meninas que almejam a magreza de forma desesperada.
A questão é tão séria que os responsáveis pelo Tumblr discutem como limitar as publicações que promovem os distúrbios alimentares.
INSPIRAÇÃO MAGRA
Em alguns endereços do Tumblr, garotas publicam fotos de modelos super magras como fonte de inspiração. Mensagens como por exemplo "Seu estomago não está roncando, está aplaudindo" também estão por lá.
Nos adjetivos usados contra Upton, a crítica anônima escreveu --embaixo de uma foto da modelo de biquíni-- "coxas enormes, sem cintura, peitos que balançam e um corpo mal definido - ela parece um tijolo mole. É por isso que as mulheres americanas estão lutando? Por esse visual largado e preguiçoso?"

Divulgação
Kate Upton durante a semana de moda de Miami em 2011
Kate Upton durante a semana de moda de Miami em 2011
De acordo com Flávio Falzano, médico do Ambulim (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas), "é importante alertar que quem escreve nesses sites são pessoas doentes, mas que não sabem que estão doentes. É como se um site dissesse que fumar faz bem ou ensinasse como fazer um tumor crescer", diz.
Falzano conta que esses sites também permeiam a vida de algumas pacientes do Ambulim, que relataram ter aprendido maneiras de perder peso mais rápido e que participavam de fóruns de discussão na web.
PROFISSÃO DE RISCO
Inspiração de magreza nos blogs pró-anorexia, as modelos -- junto às bailarinas e às nutricionistas -- são as profissionais mais atendidas no Ambulim.
Ricardo Pelegrini, diretor administrativo e financeiro da Elite Model Management, diz que a escolha das modelos respeita o biotipo, ou seja, as magrinhas são assim desde que nasceram. Ele afirma que não há meninas com distúrbios alimentares no casting da agência.
Quando questionado sobre modelos com IMC (Índice de Massa Corportal) abaixo do recomendado, ele diz que índice é apenas um dos fatores que contribui para o risco de doenças.
O médico do Ambulim concorda que podem haver meninas geneticamente magras, porém discorda em relação ao IMC. "Quem falar que alguém com o IMC abaixo de 18,5 é saudável está discordando da OMS (Organização Mundial da Saúde) [organização que padronizou o índice 18,5 como limite do saudável]".
Para Falzano, deveria haver um rigor maior na escolha de modelos e chamar somente aquelas com IMC superior a 18,5.
O diretor da Elite explica que "as modelos com uma estrutura corporal mais magra e com estatura alta são direcionadas para o mercado de moda, enquanto as "meninas com estrutura um pouco mais larga e mais baixas são direcionadas ao [mercado] comercial [campanhas publicitárias]."
Ele conta que uma menina com o corpo como o da Kate Upton poderia fazer parte do casting da Elite. Ela, porém, não seria indicada para o mundo das passarelas, mas, sim, das campanhas publicitárias.
Ao menos, Pelegrini é mais simpático que Sophia Neophitou, responsável pela escolha das modelos que participam do desfile da Victoria's Secret. Questionada se Kate Upton poderia ser uma Angel, Neophitou disse: "Nós nunca a chamaríamos".

Diane Bondareff/Associated Press
Modelo posa para foto no lançamento da revista Sports Illustrated Swimsuit
Modelo posa para foto no lançamento da revista Sports Illustrated Swimsuit
Heloísa Negrão Heloísa Negrão,

Nenhum comentário: