7.27.2012

BELEZA E CRIATIVIDADE

 Beleza e criatividade de mãos dadas no dia a dia

Fronhas de seda ajudam a evitar as rugas. Confira outras dicas.

“Quem não tem cão, caça com gato”. Você, com certeza, já ouviu essa frase em algum momento da sua vida. Pois, bem. O dito popular cabe muito bem quando o assunto é a sua beleza. Alternativas naturais ou criativas podem te ajudar a ficar mais bonita.

A dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética (CDE), dá algumas dicas de beleza. São elas:
- Vegetais sobre a pele: batata crua, cortada, pode ser esfregada nos olhos para amenizar inchaços e olheiras. É só deixar a fatia por cinco minutos sobre a pele e depois trocar por uma nova peça. Outra dica do fundo do baú é guardar a água de cozimento do repolho, que pode funcionar bem quando armazenada em uma garrafa na geladeira, como um tonificador da pele. A água de cozimento do espinafre, da couve e do brócolis podem ter o mesmo fim”, informa a médica;
- Fronhas de seda ou cetim: o cetim e a seda são mais suaves e delicados do que uma fronha de algodão normal, assim, quando você se mexe à noite, sua pele vai repuxar menos, especialmente se você amanhece com rugas de sono, que são diferentes dos outros tipos de rugas;
- Grampos: as avós são grandes fãs dos grampos para cachear e/ou alisar os cabelos. Além de modelar os cabelos, os grampos são uma ótima maneira de reduzir a quantidade de calor do secador que você precisa usar no cabelo;
- Vaselina nas mãos: a vaselina é um dos melhores hidratantes oclusivos, ou seja, formador de um filme protetor com função de barreira. O ideal é passar o produto nas mãos e nos pés antes de dormir. E para não sujar as fronhas de seda novas, coloque luvas de plástico após a aplicação. Além de deixar a pele lisinha como a de um bebê, o uso da vaselina também é a maneira mais barata e eficaz de amenizar os calos dos dedos dos pés.

DICAS DE BELEZA PARA QUEM TEM A PELE NEGRA

Dicas de beleza para quem tem a pele negra
Cada tipo de pele exige alguns tipos de cuidados específicos. Conheça os mais indicados para a pele negra.

O Brasil é conhecido pelas suas diversidades. A mistura de raças é, com certeza, a grande marca desse país. Por isso, quando se fala em beleza, é importante ressaltar que a diferença de tom de pele pode influenciar na escolha do tratamento estético, por exemplo. Por isso, preparamos um especial sobre a pele negra, onde o Dermatologista, Dr. Ademir Jr, irá tirar todas as suas dúvidas sobre o que pode, o que não pode, e o que é ou não indicado para pessoas que têm pele negra. Confira!

Quais os problemas estéticos mais recorrentes na pele negra? Por quê?
Normalmente são as manchas ou lesões que conhecemos como discromias. Em outras palavras, as alterações de pigmentação. Isto ocorre porque as células que produzem o pigmento de nossa pele (a melanina) costumam trabalhar produzindo um pigmento maior e em quantidade superior na pele negra. Apesar de este pigmento proteger melhor a pele das agressões solares e ser um excelente protetor contra os tumores, qualquer disfunção em sua produção levará, com maior facilidade, à formação de manchas.

Qual a freqüência de acne na pele negra? Este tom de pele está mais sujeito a ficar marcado?

Apesar da produção de oleosidade em peles negras ser discretamente maior do que em peles mais claras, não há muitas diferenças quanto à frequência de acne. No final, encontraremos negros mais ou menos propensos, assim como temos em indivíduos de pele clara ou oriental. Porém, o risco das acnes mancharem é maior, pois a pele negra já apresenta produção elevada de pigmento e em situações como a inflamação causada pela acne, o estímulo à sua produção aumenta ainda mais.

Quais as principais causas de manchas em peles negras? Há como evitá-las?
As principais causas são: excesso de sol, acne e manchas conhecidas como melasma (causadas por certo estímulo hormonal - anticonceptivos ou gestação). A melhor forma para evitá-las é utilizando filtro de proteção solar 8 no dia a dia (a partir de 15 na praia), ou bloqueadores físicos, como é o caso de chapéus e bonés. No geral, o ideal é ficar sempre atento às causas e tratá-las de forma competente.

É verdade que a pele negra tem diferentes tonalidades pelo corpo? O que fazer para a cor da pele ser mais homogênea?

Todos têm diferentes tonalidades pelo corpo: claros, negros e orientais. Isto ocorre porque a distribuição de células de pigmento no corpo não é uniforme. Este fato fica mais evidente nos negros porque nas áreas de maior ou menor concentração destas células as variações de tonalidade ficam mais expressivas.

Situações que permitem uma tonalidade mais homogênea da pele são: boa hidratação, esfoliações periódicas (de duas a três vezes por semana) e uso de filtro de proteção solar.

Quais os principais tratamentos faciais e corporais para os negros?

São pacientes que se beneficiam com limpeza de pele, peelings superficiais, hidratações faciais e corporais, massagens, esfoliações físicas, laser de baixa potência (para rejuvenescimento e clareamento de manchas). Fora os procedimentos citados, o uso de produtos em ambiente domiciliar é extremamente necessário (filtro de proteção solar, agentes de renovação da pele - ácidos -, hidratantes, antioxidantes e etc.)

Laser e ácido retinóico podem ser usados pelos negros?

O laser pode ser utilizado, desde que tenha configurações que sejam específicas para este tipo de pele, a fim de evitar problemas como agressões excessivas e manchas; e que a pele tenha passado por uma preparação para ficar com a pigmentação mais homogênea.

Sobre o uso do ácido retinóico, quando bem orientado, é um excelente produto para qualquer tipo de pele e os negros se beneficiam muito de seu uso.

Qual o segredo para ter uma pele sempre viçosa e saudável?

São vários segredos: boa higienização, tonificação, esfoliação periódica, hidratação, prevenção contra as agressões solares (uso de filtro de proteção solar), alimentação equilibrada, atividade física e/ou meditação para controlar o estresse, além de ter uma atitude positiva frente à vida.


DICAS DE BELEZA PARA A VOVÓ E PARA O VOVÔ

Dicas de beleza para a vovó e para o vovô
Para cuidar da beleza não tem idade! Confira os tratamentos faciais que preparamos especialmente para as vovós e os vovôs!

Não importa a idade, é importante que estejamos sempre em dia com a nossa aparência. Por mais que o universo da estética ofereça diversos tratamentos rejuvenescedores, às vezes falta uma graninha para investir na beleza. Por isso, pra você que é vovó ou vovô, preparamos algumas receitas caseiras que, além de caberem no seu bolso, te deixarão muito mais bonito e com a aparência renovada. Confira!

Máscara para diminuir a flacidez da pele

Ingredientes:

1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de leite em pó
1 colher de sopa de vitamina A (você encontra a ampola em qualquer farmácia)

Modo de preparo:

Misture tudo e aplique no rosto, bem limpo, durante 15 minutos. Ao final deste tempo, lave apenas com água e deixe agir por mais uma hora. Só então, lave com o sabonete de costume.


Máscara para amenizar rugas

Ingredientes:

1 maçã ralada
½ xícara de chá de leite desnatado

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque os ingredientes e leve ao fogo até o leite começar a ferver. Desligue e espere esfriar. Separe algumas gazes e umedeça-as nessa mistura. Distribua pelo seu rosto e deixe agir por 20 minutos. Depois, lave o rosto e passe o seu hidratante de costume.


Máscara para dar brilho a pele sensível

Ingredientes:

1 pacote de gelatina sem sabor
½ xícara de chá de água
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes. Se precisar de mais água, acrescente aos poucos. Espalhe em toda a pele e deixe agir por 10 minutos. Lavem bem o rosto e evite passar hidratante em seguida. Espere, p

5 DÚVIDAS SOBRE BELEZA

5 dúvidas sobre beleza
Quer ficar mais bonita? Então confira algumas dicas essenciais de beleza!

Estar bonita é um desejo de toda mulher. Para isso, elas não economizam tempo no salão, dinheiro na compra de produtos e horas de esforço na academia. Contudo, na busca por um look perfeito, alguém pode confundir o que é mito e o que é verdade e acabar exagerando na dose ou menosprezando pontos importantes.

Como manter a maquiagem no verão

Para te ajudar a acertar em cheio no visual, vamos esclarecer 5 dúvidas sobre beleza:
1 – Água com gás aumenta a celulite?
A resposta é não. A dúvida é muito comum se pensarmos que o consumo de refrigerante é sempre uma restrição para quem quer ter o bumbum lisinho. Contudo, o que as pessoas não sabem é que os temidos furinhos não são consequência do gás, mas sim do excesso de sódio e do açúcar que este tipo de bebida contém.
2 – Calça de cintura baixa dá barriga?
Infelizmente, sim. Porém, este problema só acontece quando você já tem uma tendência ao acúmulo de gordura na região inferior da barriga. O que acontece é que a calça acaba deixando “solta” a famosa pochete, que começa a ganhar ainda mais espaço para se expandir. Parece brincadeira, mas o assunto é sério!
3 – Depilação no buço causa flacidez?
Por mais que não exista nenhum estudo que comprove tal acontecimento, especialistas garantem que o uso da cera pode, sim, causar flacidez nesta região. Eles acreditam que o trauma, causado pelo puxão na hora de arrancar o pelo, danifica as fibras de colágeno e elastina – estruturas que dão sustentação à pele.
4 – Tomar banho frio faz bem à pele?
Para as friorentas, uma boa notícia: a resposta é não! Contudo, atenção! O contrário é verdade, ou seja, tomar banho muito quente traz malefícios à pele. Acontece que a água em alta temperatura pode retirar a camada de proteção natural da pele. Portanto, nem tanto ao mar, nem tanto ao céu. Opte por uma temperatura amena.
5 – Arrancar um fio de cabelo branco faz crescer dois fios na mesma cor?
Não. Os fios brancos são consequência natural de um processo de envelhecimento. Algumas pessoas sofrem este processo mais cedo e outras muito mais tarde. Tudo vai depender da genética. Mas, existem maneiras de retardar o surgimento dos tão temidos cabelos brancos, optar por uma alimentação rica em proteínas e vitaminas é uma delas.
elo menos, mais três horas.

Nenhum comentário: