Rio -  Atualmente, 40% dos brasileiros acima de 40 anos apresentam algum grau de disfunção erétil. Deste total, apenas 23% fazem acompanhamento regular com urologistas, seja por preconceito, vergonha ou, simplesmente, falta de acesso. Essa situação impacta diretamente no relacionamento sexual e, consequentemente, afetivo dos casais. A boa notícia é que 95% dos casos têm tratamento.
Campanha tem como objetivo instruir os homens sobre a importância de consultar um especialista | Foto: Divulgação
Campanha tem como objetivo instruir os homens sobre a importância de consultar um especialista | Foto: Divulgação
Para elucidar esse cenário, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e suas respectibvas regionais, como a Sociedade Brasileira de Urologia dol Rio de Janeiro (amabas sediadas no bairro de Botafogo, Rio) lança a campanha Bem de Novo, que visa mobilizar os homens na busca por tratamento para a disfunção erétil. Com o mote “Procure ajuda e fique bem de novo”, a iniciativa tem como objetivo instruir os homens sobre a importância de consultar um especialista. “Queremos que os homens entendam que não estão sozinhos e que, portanto, não precisam sofrer em silêncio. Afinal, em se tratando de disfunção erétil, o auxílio médico consegue resolver quase a totalidade dos casos”, afirma o Dr. Aguinaldo Cesar Nardi, presidente da SBU. “A falta de tratamento, por sua vez, pode impactar negativamente nos relacionamentos, pois a tendência é o homem se fechar pela simples ausência de conhecimento acerca de sua situação”, complementa.

Além disso, a disfunção erétil revela ser o prenúncio de outras doenças sérias. Na pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia do RJ ficou concluído que a disfunção erétil ou impotência sexual deve ser considerada um grave sinal de doença cardiovascular e que a falta de tratamento denuncia a possibilidade ainda maior de um infarto. Outro fator relevante são os dados demonstrados pelo levantamento da SBU Rio que mostra um índice bastante alto de homens que adiam a primeira consulta ao urologista.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia da Seccional Rio de Janeiro Dr. Alfredo Canalini afirma que é muito importante a consulta ao urologista, que precisa se tornar o especialista do homem, a exemplo da mulher que procura o ginecologista, regularmente. Essas medidas podem evitar um diagnóstico tardio, como o câncer de próstáta entre outros males, e salvar vidas. “Infelizmente muitos ainda persistem no preconceito. Mas a prevenção e a busca de uma avaliação periódica é sempre o melhor caminho para o tratamento e a cura”, completa o Dr. Canalini.