11.20.2012

Duas personalidades importantes na ajuda aos nossos irmãos Moçambicanos : Lula e Camilo

 

Fábrica de Medicamentos de Moçambique

E-mail Imprimir PDF

Nesta terça-feira (20/11), o ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, participou, em Maputo, da cerimônia de entrega da primeira remessa do antirretroviral Nevirapina 200mg ao Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU). O evento ocorreu na Sociedade Moçambicana de Medicamentos S.A (SMM), fábrica cuja instalação e funcionamento contaram com a ajuda de Farmanguinhos, a partir de um acordo de cooperação entre Brasil e Moçambique. Na ocasião, foi divulgada uma lista de 13 dos 21 medicamentos que a unidade disponibilizará, até 2015, ao sistema de saúde moçambicano. Lula entregou, ainda, os diplomas de conclusão de curso a cinco técnicos moçambicanos que participaram de capacitação em Farmanguinhos.

Iniciada no governo Lula, em 2003, a cooperação entre Brasil e Moçambique tem como principal objetivo a criação de uma indústria farmacêutica pública sustentável. “A cooperação para a fábrica deve incluir as ações que garantam a sustentabilidade do negócio, de modo a diferenciá-la de outros modelos de cooperação”, afirmou o ex-chefe de estado brasileiro. Nesse sentido, a SMM é a primeira instituição pública no setor farmacêutico do continente africano.



Voltada para a produção de seis antirretrovirais e outros medicamentos, a SMM iniciou as operações em 21 de julho de 2012, a fim de atender toda a demanda daquele país e, dessa forma, colaborar para reduzir, progressivamente, a dependência externa de medicamentos. Na ocasião, foram rotulados 3.255 frascos de Nevirapina 200 mg, o que equivale a 195.300 unidades farmacêuticas (pílulas). Os comprimidos já estão disponíveis para distribuição pelo MISAU e serão entregues à Central de Medicamentos e Artigos Médicos (CMAM) durante a cerimônia.

Quando estiver a pleno vapor, a SMM vai atender, entre outras especificidades terapêuticas, o tratamento de hipertensão, diabetes e anemia - enfermidades com dimensões preocupantes no contexto de saúde pública de Moçambique. A lista de 13 medicamentos que a SMM disponibilizará ao sistema de saúde será composta por ácido fólico 5mg (antianêmico), amoxicilina 500mg (antibiótico), captopril 25mg (anti-hipertensivo), cetoconazol 20mg (antimicótico), diazepam 10mg (ansiolítico), fluconazol 100mg (antimicótico), glibenclamida 5mg (antidiabético), haloperidol 5mg (neuroléptico), hidroclorotiazida 25mg (diurético), metildopa 500mg (anti-hipertensivo), metronidazol 250mg (antiinfeccioso), propranolol 40mg (anti-hipertensivo) e sulfato ferroso 40mg (antianêmico).


Capacitação e certificação – Ao longo da cooperação, 56 funcionários moçambicanos foram treinados por Farmanguinhos, tanto em Maputo, quanto no Centro Tecnológico de Medicamentos (CTM), em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Cinco deles receberão do próprio Lula os certificados de conclusão do curso de Tecnologias de Produção, realizado em outubro, em Farmanguinhos. Ao todo, 14 técnicos moçambicanos vieram a Farmanguinhos participar de capacitações. No momento, uma equipe de três pessoas estão no CTM participando do módulo de Controle de Qualidade. A previsão é que, até o término da cooperação, em 2014, chegue a 90 o número de funcionários capacitados pelos profissionais da unidade farmacêutica da Fiocruz.

A próxima fase da cooperação é preparar a fábrica para candidatar a unidade localizada no bairro de Matula à Certificação Internacional em Boas Práticas de Fabricação. De acordo com o governo moçambicano, a instalação da SMM deve impulsionar a qualidade de outras indústrias no país, tais como a alimentar e a química. 

A  elevada taxa de prevalência de HIV/Aids entre a população moçambicana foi o principal motivador para a cooperação entre os dois países. O papel do Brasil é levar para Moçambique a experiência do Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecida por sua política de combate ao HIV/Aids e fortalecimento da produção de medicamentos genéricos.

Nenhum comentário: