12.15.2012

Como é que se faz pra admirar essa pessoa que você vê no espelho?

Auto-estima
O que é auto-estima
Como é que se faz pra admirar essa pessoa que você vê no espelho? A sua auto estima afeta diretamente tudo o que voce faz, afeta o seu trabalho, sua vida social, seus estudos.
Com uma boa auto-estima você mudará a forma como lida com seus colegas de trabalho, por exemplo, pois será mais confiante, saberá se colocar, não terá medo de fazer um pedido quando precisar. Se não tiver auto-estima e precisar de um colega para te cobrir no trabalho quando estiver cheio de serviço, seu tom de voz vai ser titubeante, e será possível que seu colega não te atenda justamente por você não conseguir se colocar de forma convincente quanto a sua necessidade.
Conseqüências da auto estima rebaixada
Sem auto-estima voce terá postura de corpo e de voz de uma pessoa sem valor. A consequência a médio e longo prazo é a instalação de um processo depressivo .
Em casa será a mesma coisa, o relacionamento com seu marido (namorado) sem auto estima não permitirá que você mostre o quanto é importante, por exemplo, fazer aquele programa que voce está querendo, ou deixar de fazer aquele programa ele está querendo mas que você não está quer. Quem não tem auto-estima se deixa levar pela vontade dos outros, porque não se gosta e mostra para os outros uma imagem de quem não merece ser gostado nem respeitado.
As suas reações no dia a dia são determinadas para sua auto-estima, se alguém lhe passou a frente na fila e voce não tem auto-estima, voce não conseguirá se posicionar e reclamar.
Se voce não tem auto estima não vai se sentir à vontade na academia quando for uma das poucas que está gordinha, claro que está gordinha, pois as outras pessoas estão lá há mais tempo, mas voce não se dá o direito nem de começar o seu exercício.
Se não tem auto estima não vai conseguir procurar um emprego, pois sua postura nas entrevistas será a de uma pessoa que não acredita que merece o tal emprego, e isso voce faz sem perceber, só se alguém te filmar e mostrar seu comportamento você verá uma pessoa com a postura corporal, facial, e tom de voz de quem não serve para aquele emprego. Como você quer que alguém lhe dê um emprego que nem voce acredita que merece?
Se não tem auto-estima voce vai pra aula (se você for estudante), mas não participa, não faz perguntas, morre de vergonha de ser voce mesmo.
Vai pra festa e não dança, "imagina... quem vai querer ver alguém como voce dançando”. Isso é que se passa na sua cabeça.
Ou seja, a auto estima determina o seu fracasso ou sucesso como pessoa.
Avaliar sua auto estima é a dica pra você se conhecer, e conhecer o seu relacionamento com as outras pessoas também.
Auto estima x Transtornos emocionais
Encontramos questões referentes à auto-estima em toda dificuldade emocional. Se você pensar em cada transtorno emocional, depressão, ansiedade , síndrome do pânico , você verá em cada um destes transtornos a auto estima rebaixada. A falta de auto estima está evolvida em todas as dificuldades emocionais.
O depressivo não gosta de si mesmo, da sua vida, não considera que há nada de tão bom em si mesmo que lhe dê alegria de viver, ou seja, a auto estima está rebaixada.
Abuso de álcool , suicídio , violência, em cada um desses quadros tem auto-estima negativa envolvida.
Uma boa auto estima é extremamente importante pra voce ter uma vida satisfatória, legal, gostosa de ser vivida.
O que é auto-estima?
É o julgamento que voce faz de voce mesmo. É autoconfiança, auto-respeito e auto aceitação.
É a auto estima que determina se voce é capaz de dominar os problemas do dia a dia e sua capacidade de se respeitar e fazer valer os seus direitos e suas necessidades .
Auto estima é se sentir confiantemente adequado. É se sentir competente e merecedor .
Não ter auto-estima é se sentir inadequado, se sentir errado diante das pessoas e da vida. É Achar que não é capaz, não é competente, é se sentir errado como ser humano.
Auto estima é privilégio de poucos?
Todo mundo merece ter uma boa auto-estima, ser autoconfiante e ter auto-respeito. Por quê? Porque somos seres pensantes, e a própria capacidade de pensar é prova de que somos competentes, e só o fato de estarmos vivos é prova suficiente de que temos o direito de lutar pela felicidade.
O ideal seria que todos tivéssemos excelente auto-estima. Mas não é a realidade. Muitos se sentem inadequados, sentem medos , insegurança , culpa , um sentimento de não ser “suficiente”.
Muita gente nunca chega a ter uma visão positiva de si mesmo, pois fizeram julgamentos extremistas sobre si, foram severos demais consigo mesmos. Tem gente que consegue ser seu próprio carrasco, nem precisa de outras pessoas pra falarem mal dele, ele mesmo faz isso.
Não conheço ninguém que não seja capaz de desenvolver sua auto-estima, desenvolver a convicção de que é merecedor de viver com felicidade , e aí ter mais autoconfiança , mas inda assim não utiliza esta capacidade, e passa a vida com sentimentos de inferioridade.
Auto estima pra quê?
Quanto maior a auto-estima maior será a capacidade em lidar como os problemas da vida. Quem nunca teve que lidar um rompimento de relacionamentos , com a solidão , com desemprego, com marido agressivo, com filhos que dão trabalho? A pessoa com sua auto-estima em alta conseguirá lidar com isso tudo de forma mais tranqüila.
Quanto mais flexível a pessoa for, mais resistente será à pressão, ao desespero, à derrota. Quanto mais a pessoa se valorizar mais conseguirá superar os problemas da vida.
Quanto maior a auto-estima, mais criativo, e quanto mais criativo mais chance de sucesso. Porque criatividade não serve só pra pintar quadros, serve pra pensar em alternativas pra vida.
Quanto mais você se aprovar mais gente na sua vida vai gostar de voce e mais relações saudáveis terá. Já viram aquela pessoa que todo mundo gosta, parece que atrai gente legal, que a apóia. Ela atrai gente legal porque está legal consigo mesma, porque tem vitalidade, é comunicativa.
Por outro lado, já notaram aquela pessoa que não trata ninguém com respeito, vá lá ver e voce encontra auto-estima negativa nesta pessoa.
Quem não gosta de si não sabe lidar com as outras pessoas.
Autoconfiança
Auto estima é o que voce pensa sobre voce mesmo, não o que o outro pensa sobre voce.
Por isso auto estima é autoconfiança, é ser você a sua referencia, e não viver sob a referência do outro, do que o outro aprova ou não. Para quem tem boa auto-estima a aprovação do outro é conseqüência.
Pra voce que percebe que precisa melhorar sua auto-estima, pense em fazer sua terapia . Fazer psicoterapia com um psicólogo é igual a fazer regime, ás vezes a pessoa consegue fazer sozinha, mas outras precisam de um profissional, ou como fazer ginástica, voce pode ter alguém que te mostre a forma correta de fazer de fazer os exercícios.
A auto estima nasce com a pessoa?
Não, ela começa a ser construída na infância. Como? Quanto mais voce foi respeitado, amado, valorizado, encorajado a confiar em voce, melhor foi construída sua auto-estima.
Você deve estar pensando: "Ahhh entendi porque não tenho auto-estima, a culpa foi dos meus pais que só me cobraram, me julgaram, não acreditaram em mim, e por isso eu sou o que sou, é por isso que tudo dá errado na minha vida, eu não tenho auto-estima porque meus pais não me ajudaram a ter uma".
Voce pode estar certo em uma parte , só não está certo se pensar que está condenado a viver assim para o resto da  vida. Agora voce é adulto, e agora é com voce. Voce pode mudar todo esse quadro de sentimentos de auto-rebaixamento se voce trabalhar consciente e intencionalmente pra isso.
Quando criança sua auto estima podia ser alimentada ou destruída pelos adultos. Mas voce está se construindo a cada dia, e agora a definição está em sua mão. Se ninguém pode respirar por voce, também não pode pensar por voce. Sua cabeça depende dos pensamentos que voce tem hoje, mesmo que idéias de auto-desvalorização tenham entrado em sua mente voce pode retirar isso. Se não está conseguindo sozinho, procure uma ajuda.Para isso existe o psicólogo , pra ser a sua força extra nessa jornada.
Uma vez alguém disse "se voce já leu dois livros de auto-ajuda e continua igual, então está na hora de procurar um psicólogo".
Auto estima interna
Uma coisa é certa, a auto estima deve ser construída dentro de voce. Ela não vem de fora. Voce pode ter pessoas que te amam, mas se voce não se amar não vai nem perceber que existe o amor dessas pessoas. Pode ser admirada pelos seus colegas, mas se voce não se admirar as palavras parecerão vazias, ocas. Voce pode ter uma imagem externa de muita segurança, todo mundo te acha o máximo, mas voce mesmo se achará uma fraude.
Já percebeu que os aplausos dos outros não vão te ajudar na melhoria da auto-estima? Voce ouvirá esses aplausos e pensará “eu engano bem, convenci todo mundo que eu sou bom”. Só não convenceu a voce mesmo.
Procurar auto-estima fora de si mesmo será um trabalho perdido. Estudar para ter um título, um cargo importante, fazer cirurgia plástica, casar, ter um filho, tudo isso vai te alegar por um tempo se voce não fizer por você, se dentro de voce não tiver uma valoração sua. Voce perde tempo e dinheiro procurando autoconfiança em tudo quanto é lugar, menos dentro de voce.
É bobagem considerar que vai melhorar a auto estima ao causar boa impressão para os outros, por exemplo casando porque a sociedade cobra casamento, correndo atrás de promoção, comprando um carro maior, fazer tudo isso para causar boa impressão para os outros. Isso só significa que voce se deixa levar pelo julgamento dos outros.
Se auto estima é confiança em si mesmo, então ninguém vai gerar essa confiança a não ser você mesmo.
Falsa auto estima
Quer ver se a auto-estima de alguém é impostora? Sabe aquela pessoa que parece estar com a auto-estima lá em cima? Quer saber se isso é auto-estima mesmo? Veja se ela se compara ou compete com os outros. Se ela diz coisas assim “estou feliz porque fui promovido, e consegui antes do meu irmão”. Esta fala denuncia que ele está competindo com outro, isso não é auto-estima verdadeira, é fachada.
Ou, em outro exemplo, a garota que se diz muito feliz com a plástica que fez no nariz, diz que melhorou muito a sua auto-estima, porque agora “ficou mais bonita que as outras garotas do colégio”. Veja que ela está se comparando , isso não é auto-estima, é angustia. Ela está correndo, fugindo do desespero de se sentir pra trás. Não está procurando a felicidade, está fugindo da angustia, e a fuga é sempre desesperadora.
Quem diminui os outros apra se sentir maior não está desfrutando de boa auto-estima.
Tem gente que chama isso de excesso de auto-estima. Eu chamo de excesso auto-engano. Porque a pessoa não está tranqüila com sua conquista, não está simplesmente desfrutando da harmonia do momento, está sofrendo pra ser notado.
Infância
Falamos agora a pouco da influencia da infância na construção, ou destruição de nossa auto-estima. Muitas vezes a gente continua respondendo, agora mesmo sendo adulto, como se fosse aquela garotinha, ou garotinho inseguro, sem direito a nada, de falar, de fazer, de sair e brincar com outras crianças.
Mas tem o que fazer. O que devemos fazer agora é aprender a reestruturar essa criança que todo mundo tem dentro de si. Todo mundo carrega sua infância. Se voce rejeitar essa criança, por medo ou por vergonha, voce vai manter essa criança mal resolvida aprisionada dentro de voce e ela vai te atormentar para o resto da vida.
A criança que sofreu indignações, humilhações merece ser redimida. A criança que cresceu percebendo o mundo como um lugar perigoso, era perigoso se expressar, não tinha vez em casa, estavam sempre gritando com ela, ou a deixando de lado fazendo de conta que ela não estava ali, ou debochando dela, essa criança cresceu e virou um adulto que nem sabe como ou porque, mas está lidando com o mundo que tem agora como se fosse aquele mundo da infância, e isso não é justo pra ele, porque as conseqüências são muito negativas, pra ele em primeiro lugar.
Dicas pra obter mais auto-estima:
A primeira grande dica pra vencer a falta de auto estima é ter consciência . Consciência de quem voce é de verdade, do que voce foi um dia, e do que você é hoje. Voce precisa saber o que fazer saber que comportamentos devem mudar, e se perguntar: suas atitudes são resultado de sua intenção, ou voce continua só reagindo, reagindo ao que tem internamente em sua mente e nem sabe direito o que é... porque não tem consciência de si mesmo.
Ter consciência significa usar adequadamente sua capacidade de pensar, é isso que nos torna humanos, nossa capacidade de raciocinar, de nos conhecermos e agirmos conforme decidimos .
Usar a nossa consciência é sair do automático e passar a escolher. Temos o poder de escolha, podemos ser mais ou menos consciente, depende da nossa escolha.
Tem gente que tenta existir sem pensar , sem se auto avaliar, sem medir conseqüências.
Só existe, levanta da cama de manhã e vai pra vida como se fosse um robô, sem se perceber, sem se sentir.
Auto estima é resultado do que percebemos em nós mesmos, e a cada dia fazemos decisões de conduta, mil escolhas até de nível de consciência, escolhemos entre pensar e não pensar. E com o tempo voce vai estabelecendo que tipo de pessoa voce é. Dependendo da escolha que voce faz, voce estabelece sua integridade como ser humano.
Viver conscientemente significa que voce sabe exatamente as conseqüências de cada ato seu, as boas e as ruins, pra voce e para os outros.
É assumir a responsabilidade pela percepção de cada ato seu.
Ser consciente é estar de corpo e alma em cada coisa que voce faz, se voce tem um trabalho e se interessa nesse serviço, se interessa em ver sua empresa crescer, sente curiosidade em aprender... isso demonstra que voce está consciente do que faz e com certeza sua auto estima é boa. Mas... se voce vai para o trabalho só olhando no relógio contado os minutos pra voltar pra casa, voce não está consciente do seu trabalho, e com certeza a auto estima é muito ruim. A sua auto estima é conseqüência do quanto voce é consciente.
Como identificar a pessoa sem auto estima?
E se voce quer identificar uma pessoa sem auto estima pegue uma que vive dizendo que tem muito azar na vida, já ouviram alguém dizendo que nunca consegue um bom emprego? Olhe se essa pessoa é do tipo que nem entra no escritório e já faz as contas pra ver a hora de sair.
Ou, outro exemplo, é a pessoa que diz que nunca consegue um namorado decente. Vai olhar de perto e veja que essas mulheres sempre tiveram dicas de que cada homem com quem se envolveram não era a pessoa certa, mas ela se deixa enganar e quando vai ver está em outra enrascada. Ou seja, não vive conscientemente e claro não tem auto-estima.
E as pessoas que vivem levando o cano de todo mundo? Se não é na escola, é no trabalho, em todo lugar ela encontra alguém que lhe dá uma rasteira. Essa é aquela que não se dá o trabalho de olhar de frente pra cada uma das pessoas com quem ela convive, essas pessoas vivem levando o cano do mundo, e o pior, ainda se assustam quando levam uma rasteira porque não tem auto-estima.
Na realidade no mundo tem gente legal e gente que não é legal, porque será que algumas pessoas só se envolvem com as que não são legais? Ela não tem auto-estima e conseqüentemente não tem consciência do que está acontecendo a seu redor, e pronto, dali a pouco já estão admiradas porque levaram mais uma rasteira.
Perceberam que viver conscientemente é o que lhe proporciona auto-estima. Pode ser mais cansativo pensar, mas vale à pena. Ser mais racional, raciocinar, observar a vida e aprender com ela. Não ser consciente é fugir da realidade, e a conseqüência é colocar sua auto-estima lá embaixo.
Auto estima x Depressão
Muita gente marca consulta por causa de uma queixa que desaba a vida de qualquer um, a falta de vontade, o desanimo na vida.
Desanimo é medo de enfrentar e assumir os riscos adequados, é fugir para o confortável. Porque tudo na vida envolve algum risco, e quando voce fica assustado demais com a vida, tudo parece muito difícil, dá medo, e claro que a sensação vai ser a de desanimo.
Perceberam que ser consciente é ser independente intelectualmente , é pensar por voce mesmo, e quem pensa por si mesmo, que não se preocupa com o julgamento dos outros, não se preocupa porque está consciente do que faz e pensa, essa pessoa gosta de si mesma, tem auto-estima.
A gente pode, e deve, aprender uns com os outros, mas o importante é o entendimento e não só a repetição do que o outro faz ou pensa.
Quem tem auto-estima, é por conseqüência independente. Já perceberam que as pessoas que mais sofrem com baixa auto estima são as que mais se preocupam como que os outros pensam, quando estão sozinhas são de um jeito, podemos dizer normal, mas na frente dos outros elas travam totalmente, isso é a prova de que se incomodam demais com que pensam dela ou como a julgam. O medo do julgamento do outro é a base da falta de auto-estima.
Outra dica pra você construir sua auto-estima: Auto aceitação.
Quando falta a auto estima falta também a auto aceitação. Se aceitar não significa gostar de tudo o que há em voce, significa ser consciente do que é. Tem gente que, acha que se aceitar tudo em si mesmo, não vai querer mudar. Mas não é assim que funciona. Claro que se aceitando como é, voce pode querer mudar as coisas que não estão funcionado bem. Na realidade voce só muda se conseguir aceitar como é agora, se conseguir ver-se claramente, senão voce nem sabe o que deve ser mudado porque não consegue nem se enxergar.
Quer fazer um teste simples? Olhe-se no espelho de corpo inteiro e fique assim por um tempinho, é possível que voce se sinta desconfortável ao olhar para certas partes, o seu impulso vai ser tirar o olhar, isso é fugir, é repudiar a si mesmo, é não se aceitar, e como alguém poderia mudar essa parte se nem consegue tomar consciência dela? Ou seja, não aceita essa parte.
Aceitar é vivenciar sem negação, você pode querer mudar essa parte, mas só se aceitar que essa parte existe.
Voce não se sente motivado a mudar uma coisa que nega sua existência.
E isso vale pra tudo, não só para aceitar seu corpo.
Por exemplo, voce vai ter que fazer uma exposição do seu trabalho na sala de reunião da empresa, um grupo de pessoas vai estar lá pra te ouvir. E você começa a suar, sente medo e esse medo te faz ficar com vontade de fugir, quer mudar a data, quer colocar alguém no seu lugar, qualquer coisa pra não ter que falar na frente das pessoas. Se voce ficar dizendo pra si mesmo “não fique com medo” não vai adiantar nada, por quê? Porque voce está negando sua emoção, está negando o medo.
Aceite esse medo, aceite que ele existe, e converse com ele. O que ele te diz, o que esse medo diz que pode acontecer? Voce pode se tornar consciente de onde vem esse medo quando ele começou, e vai acabar se conscientizando de que esse medo não tem fundamento, aí sim voce vai vencê-lo.
Mas se voce não aceita-lo, fingir que o medo não existe não vai te levar a lugar nenhum. Quando voce reconhece o medo sua cabeça pára de fazer dele uma catástrofe e o medo deixa de ser seu dono.
Voce fica livre pra ver as pessoa e as situações como elas são. A autoconfiança e o auto-respeito aumentam.
Auto aceitação implica em aceitar seus sentimentos, inclusive os negativos, olhe eles de frente, o que sua insegurança, seu medo, sua raiva estão lhe dizendo, observe e converse com eles, aceite que eles existem e assim voce vai perceber que é mais fácil superar.
Quer ver um exemplo? Tem gente que não tem o pai, a mãe que gostaria de ter, e passa a vida tentando mudar o que não depende dele, é claro que é uma vida infeliz. É uma vida sem aceitação e sem auto-estima.
Quer uma mão na busca da sua auto-estima?

 

 























A sua auto estima afeta diretamente tudo o que voce faz, afeta o seu trabalho, sua vida social, seus estudos.
Com uma boa auto-estima você mudará a forma como lida com seus colegas de trabalho, por exemplo, pois será mais confiante, saberá se colocar, não terá medo de fazer um pedido quando precisar. Se não tiver auto-estima e precisar de um colega para te cobrir no trabalho quando estiver cheio de serviço, seu tom de voz vai ser titubeante, e será possível que seu colega não te atenda justamente por você não conseguir se colocar de forma convincente quanto a sua necessidade.
Conseqüências da auto estima rebaixada
Sem auto-estima voce terá postura de corpo e de voz de uma pessoa sem valor. A consequência a médio e longo prazo é a instalação de um processo depressivo .
Em casa será a mesma coisa, o relacionamento com seu marido (namorado) sem auto estima não permitirá que você mostre o quanto é importante, por exemplo, fazer aquele programa que voce está querendo, ou deixar de fazer aquele programa ele está querendo mas que você não está quer. Quem não tem auto-estima se deixa levar pela vontade dos outros, porque não se gosta e mostra para os outros uma imagem de quem não merece ser gostado nem respeitado.
As suas reações no dia a dia são determinadas para sua auto-estima, se alguém lhe passou a frente na fila e voce não tem auto-estima, voce não conseguirá se posicionar e reclamar.
Se voce não tem auto estima não vai se sentir à vontade na academia quando for uma das poucas que está gordinha, claro que está gordinha, pois as outras pessoas estão lá há mais tempo, mas voce não se dá o direito nem de começar o seu exercício.
Se não tem auto estima não vai conseguir procurar um emprego, pois sua postura nas entrevistas será a de uma pessoa que não acredita que merece o tal emprego, e isso voce faz sem perceber, só se alguém te filmar e mostrar seu comportamento você verá uma pessoa com a postura corporal, facial, e tom de voz de quem não serve para aquele emprego. Como você quer que alguém lhe dê um emprego que nem voce acredita que merece?
Se não tem auto-estima voce vai pra aula (se você for estudante), mas não participa, não faz perguntas, morre de vergonha de ser voce mesmo.
Vai pra festa e não dança, "imagina... quem vai querer ver alguém como voce dançando”. Isso é que se passa na sua cabeça.
Ou seja, a auto estima determina o seu fracasso ou sucesso como pessoa.
Avaliar sua auto estima é a dica pra você se conhecer, e conhecer o seu relacionamento com as outras pessoas também.

Auto estima x Transtornos emocionais

Encontramos questões referentes à auto-estima em toda dificuldade emocional. Se você pensar em cada transtorno emocional, depressão, ansiedade , síndrome do pânico , você verá em cada um destes transtornos a auto estima rebaixada. A falta de auto estima está evolvida em todas as dificuldades emocionais.
O depressivo não gosta de si mesmo, da sua vida, não considera que há nada de tão bom em si mesmo que lhe dê alegria de viver, ou seja, a auto estima está rebaixada.
Abuso de álcool , suicídio , violência, em cada um desses quadros tem auto-estima negativa envolvida.
Uma boa auto estima é extremamente importante pra voce ter uma vida satisfatória, legal, gostosa de ser vivida.

O que é auto-estima?

É o julgamento que voce faz de voce mesmo. É autoconfiança, auto-respeito e auto aceitação.
É a auto estima que determina se voce é capaz de dominar os problemas do dia a dia e sua capacidade de se respeitar e fazer valer os seus direitos e suas necessidades .
Auto estima é se sentir confiantemente adequado. É se sentir competente e merecedor .
Não ter auto-estima é se sentir inadequado, se sentir errado diante das pessoas e da vida. É Achar que não é capaz, não é competente, é se sentir errado como ser humano.
Auto estima é privilégio de poucos?
Todo mundo merece ter uma boa auto-estima, ser autoconfiante e ter auto-respeito. Por quê? Porque somos seres pensantes, e a própria capacidade de pensar é prova de que somos competentes, e só o fato de estarmos vivos é prova suficiente de que temos o direito de lutar pela felicidade.
O ideal seria que todos tivéssemos excelente auto-estima. Mas não é a realidade. Muitos se sentem inadequados, sentem medos , insegurança , culpa , um sentimento de não ser “suficiente”.
Muita gente nunca chega a ter uma visão positiva de si mesmo, pois fizeram julgamentos extremistas sobre si, foram severos demais consigo mesmos. Tem gente que consegue ser seu próprio carrasco, nem precisa de outras pessoas pra falarem mal dele, ele mesmo faz isso.
Não conheço ninguém que não seja capaz de desenvolver sua auto-estima, desenvolver a convicção de que é merecedor de viver com felicidade , e aí ter mais autoconfiança , mas inda assim não utiliza esta capacidade, e passa a vida com sentimentos de inferioridade.

Auto estima pra quê?

Quanto maior a auto-estima maior será a capacidade em lidar como os problemas da vida. Quem nunca teve que lidar um rompimento de relacionamentos , com a solidão , com desemprego, com marido agressivo, com filhos que dão trabalho? A pessoa com sua auto-estima em alta conseguirá lidar com isso tudo de forma mais tranqüila.
Quanto mais flexível a pessoa for, mais resistente será à pressão, ao desespero, à derrota. Quanto mais a pessoa se valorizar mais conseguirá superar os problemas da vida.
Quanto maior a auto-estima, mais criativo, e quanto mais criativo mais chance de sucesso. Porque criatividade não serve só pra pintar quadros, serve pra pensar em alternativas pra vida.
Quanto mais você se aprovar mais gente na sua vida vai gostar de voce e mais relações saudáveis terá. Já viram aquela pessoa que todo mundo gosta, parece que atrai gente legal, que a apóia. Ela atrai gente legal porque está legal consigo mesma, porque tem vitalidade, é comunicativa.
Por outro lado, já notaram aquela pessoa que não trata ninguém com respeito, vá lá ver e voce encontra auto-estima negativa nesta pessoa.
Quem não gosta de si não sabe lidar com as outras pessoas.

Autoconfiança

Auto estima é o que voce pensa sobre voce mesmo, não o que o outro pensa sobre voce.
Por isso auto estima é autoconfiança, é ser você a sua referencia, e não viver sob a referência do outro, do que o outro aprova ou não. Para quem tem boa auto-estima a aprovação do outro é conseqüência.
Pra voce que percebe que precisa melhorar sua auto-estima, pense em fazer sua terapia . Fazer psicoterapia com um psicólogo é igual a fazer regime, ás vezes a pessoa consegue fazer sozinha, mas outras precisam de um profissional, ou como fazer ginástica, voce pode ter alguém que te mostre a forma correta de fazer de fazer os exercícios.

A auto estima nasce com a pessoa?

Não, ela começa a ser construída na infância. Como? Quanto mais voce foi respeitado, amado, valorizado, encorajado a confiar em voce, melhor foi construída sua auto-estima.
Você deve estar pensando: "Ahhh entendi porque não tenho auto-estima, a culpa foi dos meus pais que só me cobraram, me julgaram, não acreditaram em mim, e por isso eu sou o que sou, é por isso que tudo dá errado na minha vida, eu não tenho auto-estima porque meus pais não me ajudaram a ter uma".
Voce pode estar certo em uma parte , só não está certo se pensar que está condenado a viver assim para o resto da  vida. Agora voce é adulto, e agora é com voce. Voce pode mudar todo esse quadro de sentimentos de auto-rebaixamento se voce trabalhar consciente e intencionalmente pra isso.
Quando criança sua auto estima podia ser alimentada ou destruída pelos adultos. Mas voce está se construindo a cada dia, e agora a definição está em sua mão. Se ninguém pode respirar por voce, também não pode pensar por voce. Sua cabeça depende dos pensamentos que voce tem hoje, mesmo que idéias de auto-desvalorização tenham entrado em sua mente voce pode retirar isso. Se não está conseguindo sozinho, procure uma ajuda.Para isso existe o psicólogo , pra ser a sua força extra nessa jornada.
Uma vez alguém disse "se voce já leu dois livros de auto-ajuda e continua igual, então está na hora de procurar um psicólogo".
]

Auto estima interna

Uma coisa é certa, a auto estima deve ser construída dentro de voce. Ela não vem de fora. Voce pode ter pessoas que te amam, mas se voce não se amar não vai nem perceber que existe o amor dessas pessoas. Pode ser admirada pelos seus colegas, mas se voce não se admirar as palavras parecerão vazias, ocas. Voce pode ter uma imagem externa de muita segurança, todo mundo te acha o máximo, mas voce mesmo se achará uma fraude.
Já percebeu que os aplausos dos outros não vão te ajudar na melhoria da auto-estima? Voce ouvirá esses aplausos e pensará “eu engano bem, convenci todo mundo que eu sou bom”. Só não convenceu a voce mesmo.
Procurar auto-estima fora de si mesmo será um trabalho perdido. Estudar para ter um título, um cargo importante, fazer cirurgia plástica, casar, ter um filho, tudo isso vai te alegar por um tempo se voce não fizer por você, se dentro de voce não tiver uma valoração sua. Voce perde tempo e dinheiro procurando autoconfiança em tudo quanto é lugar, menos dentro de voce.
É bobagem considerar que vai melhorar a auto estima ao causar boa impressão para os outros, por exemplo casando porque a sociedade cobra casamento, correndo atrás de promoção, comprando um carro maior, fazer tudo isso para causar boa impressão para os outros. Isso só significa que voce se deixa levar pelo julgamento dos outros.
Se auto estima é confiança em si mesmo, então ninguém vai gerar essa confiança a não ser você mesmo.

Falsa auto estima

Quer ver se a auto-estima de alguém é impostora? Sabe aquela pessoa que parece estar com a auto-estima lá em cima? Quer saber se isso é auto-estima mesmo? Veja se ela se compara ou compete com os outros. Se ela diz coisas assim “estou feliz porque fui promovido, e consegui antes do meu irmão”. Esta fala denuncia que ele está competindo com outro, isso não é auto-estima verdadeira, é fachada.
Ou, em outro exemplo, a garota que se diz muito feliz com a plástica que fez no nariz, diz que melhorou muito a sua auto-estima, porque agora “ficou mais bonita que as outras garotas do colégio”. Veja que ela está se comparando , isso não é auto-estima, é angustia. Ela está correndo, fugindo do desespero de se sentir pra trás. Não está procurando a felicidade, está fugindo da angustia, e a fuga é sempre desesperadora.
Quem diminui os outros apra se sentir maior não está desfrutando de boa auto-estima.
Tem gente que chama isso de excesso de auto-estima. Eu chamo de excesso auto-engano. Porque a pessoa não está tranqüila com sua conquista, não está simplesmente desfrutando da harmonia do momento, está sofrendo pra ser notado.
Infância
Falamos agora a pouco da influencia da infância na construção, ou destruição de nossa auto-estima. Muitas vezes a gente continua respondendo, agora mesmo sendo adulto, como se fosse aquela garotinha, ou garotinho inseguro, sem direito a nada, de falar, de fazer, de sair e brincar com outras crianças.
Mas tem o que fazer. O que devemos fazer agora é aprender a reestruturar essa criança que todo mundo tem dentro de si. Todo mundo carrega sua infância. Se voce rejeitar essa criança, por medo ou por vergonha, voce vai manter essa criança mal resolvida aprisionada dentro de voce e ela vai te atormentar para o resto da vida.
A criança que sofreu indignações, humilhações merece ser redimida. A criança que cresceu percebendo o mundo como um lugar perigoso, era perigoso se expressar, não tinha vez em casa, estavam sempre gritando com ela, ou a deixando de lado fazendo de conta que ela não estava ali, ou debochando dela, essa criança cresceu e virou um adulto que nem sabe como ou porque, mas está lidando com o mundo que tem agora como se fosse aquele mundo da infância, e isso não é justo pra ele, porque as conseqüências são muito negativas, pra ele em primeiro lugar.

Dicas pra obter mais auto-estima:

A primeira grande dica pra vencer a falta de auto estima é ter consciência . Consciência de quem voce é de verdade, do que voce foi um dia, e do que você é hoje. Voce precisa saber o que fazer saber que comportamentos devem mudar, e se perguntar: suas atitudes são resultado de sua intenção, ou voce continua só reagindo, reagindo ao que tem internamente em sua mente e nem sabe direito o que é... porque não tem consciência de si mesmo.
Ter consciência significa usar adequadamente sua capacidade de pensar, é isso que nos torna humanos, nossa capacidade de raciocinar, de nos conhecermos e agirmos conforme decidimos .
Usar a nossa consciência é sair do automático e passar a escolher. Temos o poder de escolha, podemos ser mais ou menos consciente, depende da nossa escolha.
Tem gente que tenta existir sem pensar , sem se auto avaliar, sem medir conseqüências.
Só existe, levanta da cama de manhã e vai pra vida como se fosse um robô, sem se perceber, sem se sentir.
Auto estima é resultado do que percebemos em nós mesmos, e a cada dia fazemos decisões de conduta, mil escolhas até de nível de consciência, escolhemos entre pensar e não pensar. E com o tempo voce vai estabelecendo que tipo de pessoa voce é. Dependendo da escolha que voce faz, voce estabelece sua integridade como ser humano.
Viver conscientemente significa que voce sabe exatamente as conseqüências de cada ato seu, as boas e as ruins, pra voce e para os outros.
É assumir a responsabilidade pela percepção de cada ato seu.
Ser consciente é estar de corpo e alma em cada coisa que voce faz, se voce tem um trabalho e se interessa nesse serviço, se interessa em ver sua empresa crescer, sente curiosidade em aprender... isso demonstra que voce está consciente do que faz e com certeza sua auto estima é boa. Mas... se voce vai para o trabalho só olhando no relógio contado os minutos pra voltar pra casa, voce não está consciente do seu trabalho, e com certeza a auto estima é muito ruim. A sua auto estima é conseqüência do quanto voce é consciente.
Como identificar a pessoa sem auto estima?
E se voce quer identificar uma pessoa sem auto estima pegue uma que vive dizendo que tem muito azar na vida, já ouviram alguém dizendo que nunca consegue um bom emprego? Olhe se essa pessoa é do tipo que nem entra no escritório e já faz as contas pra ver a hora de sair.
Ou, outro exemplo, é a pessoa que diz que nunca consegue um namorado decente. Vai olhar de perto e veja que essas mulheres sempre tiveram dicas de que cada homem com quem se envolveram não era a pessoa certa, mas ela se deixa enganar e quando vai ver está em outra enrascada. Ou seja, não vive conscientemente e claro não tem auto-estima.
E as pessoas que vivem levando o cano de todo mundo? Se não é na escola, é no trabalho, em todo lugar ela encontra alguém que lhe dá uma rasteira. Essa é aquela que não se dá o trabalho de olhar de frente pra cada uma das pessoas com quem ela convive, essas pessoas vivem levando o cano do mundo, e o pior, ainda se assustam quando levam uma rasteira porque não tem auto-estima.
Na realidade no mundo tem gente legal e gente que não é legal, porque será que algumas pessoas só se envolvem com as que não são legais? Ela não tem auto-estima e conseqüentemente não tem consciência do que está acontecendo a seu redor, e pronto, dali a pouco já estão admiradas porque levaram mais uma rasteira.
Perceberam que viver conscientemente é o que lhe proporciona auto-estima. Pode ser mais cansativo pensar, mas vale à pena. Ser mais racional, raciocinar, observar a vida e aprender com ela. Não ser consciente é fugir da realidade, e a conseqüência é colocar sua auto-estima lá embaixo.

Auto estima x Depressão

Muita gente marca consulta por causa de uma queixa que desaba a vida de qualquer um, a falta de vontade, o desanimo na vida.
Desanimo é medo de enfrentar e assumir os riscos adequados, é fugir para o confortável. Porque tudo na vida envolve algum risco, e quando voce fica assustado demais com a vida, tudo parece muito difícil, dá medo, e claro que a sensação vai ser a de desanimo.
Perceberam que ser consciente é ser independente intelectualmente , é pensar por voce mesmo, e quem pensa por si mesmo, que não se preocupa com o julgamento dos outros, não se preocupa porque está consciente do que faz e pensa, essa pessoa gosta de si mesma, tem auto-estima.
A gente pode, e deve, aprender uns com os outros, mas o importante é o entendimento e não só a repetição do que o outro faz ou pensa.
Quem tem auto-estima, é por conseqüência independente. Já perceberam que as pessoas que mais sofrem com baixa auto estima são as que mais se preocupam como que os outros pensam, quando estão sozinhas são de um jeito, podemos dizer normal, mas na frente dos outros elas travam totalmente, isso é a prova de que se incomodam demais com que pensam dela ou como a julgam. O medo do julgamento do outro é a base da falta de auto-estima.
Outra dica pra você construir sua auto-estima:

Auto aceitação

Quando falta a auto estima falta também a auto aceitação. Se aceitar não significa gostar de tudo o que há em voce, significa ser consciente do que é. Tem gente que, acha que se aceitar tudo em si mesmo, não vai querer mudar. Mas não é assim que funciona. Claro que se aceitando como é, voce pode querer mudar as coisas que não estão funcionado bem. Na realidade voce só muda se conseguir aceitar como é agora, se conseguir ver-se claramente, senão voce nem sabe o que deve ser mudado porque não consegue nem se enxergar.
Quer fazer um teste simples? Olhe-se no espelho de corpo inteiro e fique assim por um tempinho, é possível que voce se sinta desconfortável ao olhar para certas partes, o seu impulso vai ser tirar o olhar, isso é fugir, é repudiar a si mesmo, é não se aceitar, e como alguém poderia mudar essa parte se nem consegue tomar consciência dela? Ou seja, não aceita essa parte.
Aceitar é vivenciar sem negação, você pode querer mudar essa parte, mas só se aceitar que essa parte existe.
Voce não se sente motivado a mudar uma coisa que nega sua existência.
E isso vale pra tudo, não só para aceitar seu corpo.
Por exemplo, voce vai ter que fazer uma exposição do seu trabalho na sala de reunião da empresa, um grupo de pessoas vai estar lá pra te ouvir. E você começa a suar, sente medo e esse medo te faz ficar com vontade de fugir, quer mudar a data, quer colocar alguém no seu lugar, qualquer coisa pra não ter que falar na frente das pessoas. Se voce ficar dizendo pra si mesmo “não fique com medo” não vai adiantar nada, por quê? Porque voce está negando sua emoção, está negando o medo.
Aceite esse medo, aceite que ele existe, e converse com ele. O que ele te diz, o que esse medo diz que pode acontecer? Voce pode se tornar consciente de onde vem esse medo quando ele começou, e vai acabar se conscientizando de que esse medo não tem fundamento, aí sim voce vai vencê-lo.
Mas se voce não aceita-lo, fingir que o medo não existe não vai te levar a lugar nenhum. Quando voce reconhece o medo sua cabeça pára de fazer dele uma catástrofe e o medo deixa de ser seu dono.
Voce fica livre pra ver as pessoa e as situações como elas são. A autoconfiança e o auto-respeito aumentam.
Auto aceitação implica em aceitar seus sentimentos, inclusive os negativos, olhe eles de frente, o que sua insegurança, seu medo, sua raiva estão lhe dizendo, observe e converse com eles, aceite que eles existem e assim voce vai perceber que é mais fácil superar.
Quer ver um exemplo? Tem gente que não tem o pai, a mãe que gostaria de ter, e passa a vida tentando mudar o que não depende dele, é claro que é uma vida infeliz. É uma vida sem aceitação e sem auto-estima.
Quer uma mão na busca da sua auto-estima? Conte com nossa equipe de psicólogos.

Empresa faz recall de tubos de exame de sangue vendidos no Brasil

Investigação apontou que contaminação pode afetar resultados

Rio -  A indústria cirúrgica BD (Becton Dickinson), fabricante de tubos de coleta de sangue, anunciou um recall de um lote de tubos do tipo vacutainer, comercializados no Brasil desde 9 de outubro deste ano. Uma investigação interna apontou possível contaminação com um anticoagulante nos tubos de lote 2180434, o que pode afetar a precisão dos resultados de testes de coagulação do sangue.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Ao todo, foram vendidos 643.500 tubos de coleta desse lote em 17 estados, incluindo o Rio. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi notificada sobre o recall voluntário e afirmou que está acompanhando o caso. Ainda não há relatos de problemas no país. A Becton Dickinson não será punida por ter tomado a iniciativa de recolher o produto defeituoso.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa deve fornecer ou trocar os produtos defeituosos de forma gratuita. Mais informações pelo telefone: 0800-055-5654, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail 'consultoria_vacutainer@bd.com'.

Investigação apontou que contaminação pode afetar resultados

Rio -  A indústria cirúrgica BD (Becton Dickinson), fabricante de tubos de coleta de sangue, anunciou um recall de um lote de tubos do tipo vacutainer, comercializados no Brasil desde 9 de outubro deste ano. Uma investigação interna apontou possível contaminação com um anticoagulante nos tubos de lote 2180434, o que pode afetar a precisão dos resultados de testes de coagulação do sangue.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Ao todo, foram vendidos 643.500 tubos de coleta desse lote em 17 estados, incluindo o Rio. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi notificada sobre o recall voluntário e afirmou que está acompanhando o caso. Ainda não há relatos de problemas no país. A Becton Dickinson não será punida por ter tomado a iniciativa de recolher o produto defeituoso.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa deve fornecer ou trocar os produtos defeituosos de forma gratuita. Mais informações pelo telefone: 0800-055-5654, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail 'consultoria_vacutainer@bd.com'.

Molhar o corpo e vestir roupas justas aumenta a transpiração

Musculação, ginástica localizada, corrida ou futebol. Seja qual for o exercício físico, ele sempre marca presença: o suor. Mas ao contrário do que muitos pensam, a transpiração é aliada da atividade física. "Composto por águas e sais minerais, o suor ajuda a manter estável a temperatura do corpo, impedindo a chamada intermação, conjunto de sintomas que ocorre quando o corpo atinge a temperatura de 40 graus Celsius", explica o educador físico Nikolas Chaves, de Belo Horizonte. "Esse quadro, mais grave, é o último de uma série de sintomas que incluem cãibras, exaustão e desidratação". Para evitar esse desfecho, tenha consciência ao treinar. Conversamos com os especialistas, que nos contaram quais são os cuidados para diminuir os efeitos negativos de treinar no calor. Eles são bem simples! Aproveite!
Não basta suar, é preciso evaporar. Isso mesmo, a transformação da água em vapor é muito importante para que ocorra o resfriamento do corpo. "A produção de suor por si só não diminui a temperatura do corpo", explica Nikolas Chaves. Enxugar a pele antes que o suor vire vapor, impede que esse processo chegue ao seu fim e dificulta a regulação da temperatura. Mas vale a ressalva: se o corpo estiver muito molhado, a evaporação também ficará prejudicada. Não exceda os limites.                      
 

Ampla maioria dos brasileiros continua a aprovar e a apoiar o governo Dilma


  15-Dez-2012
ImageA alta avaliação do governo Dilma Rousseff merece todos os aplausos deste blog. Pesquisa divulgada ontem pelo CNI/IBOPE aponta que 62% dos entrevistados avaliam como ótima e boa a condução do governo, 78% apoiam a forma como a presidenta vem conduzindo o país e 73% afirmam confiar nela. Índices excelentes de aprovação, apesar da campanha sistemática de certa mídia contra o governo e suas medidas.

Vejam, os dados se mantiveram praticamente inalterados desde a última sondagem realizada em setembro pp.. Está mantido, por exemplo, o recorde de 62% de aprovação ao governo  – o mais alto índice obtido pela gestão Dilma desde que ela assumiu, em janeiro do ano passado. Permanecem iguais, também, os índices de 29% que consideram sua gestão regular; e de 7%, ruim ou péssima.

Também é importante avaliarmos que 73% dos brasileiros afirmam confiar na presidenta Dilma, enquanto apenas 22% dizem o contrário. E, apesar da crise financeira mundial e do baixo crescimento do país em 2012, a população brasileira está otimista: 62% acreditam que os dois últimos anos deste governo serão ótimos ou bom; 25% veem um futuro regular e 7% acham que será ruim ou péssimo.

Comparadas as administrações Lula e Dilma, 59% dos entrevistados afirmam que ambas são iguais; 19% consideram a de Dilma melhor e 21%, pior. Mas, independente destas comparações, o modo de governar da presidenta Dilma agrada 78% dos entrevistados (apenas 17% o desaprovam).

Combate à fome: principal conquista


Índices excelentes para um governo que começou em janeiro do ano passado e tem muito ainda pela frente. Dentre as conquistas do governo Dilma, 62% dos entrevistados destacaram as políticas de combate à fome e à pobreza como um dos pontos mais positivos. A principal crítica recai na área da saúde, desaprovada por 74% dos entrevistados e aprovada por 25%. Os impostos também foram criticados por 65% dos entrevistados e 30% aprovaram. E 68% se dizem não satisfeitos com a segurança pública (apenas 30% a aprovam).

O gerente executivo da pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, alerta que esses três itens foram bastante discutidos nas recentes eleições municipais de outubro. Não podemos nos esquecer, também, da série de medidas que o governo vem tomando na área da saúde, segurança e a desoneração de impostos (de R$ 45 bi).

Na saúde, só para citar algumas, tivemos medidas de redução da taxa de ocupação e do tempo de espera por atendimento na rede pública, de diagnósticos e tratamentos mais ágeis nos casos de câncer, redução da mortalidade materna e dos óbitos da dengue, de combate ao crack, entre tantas outras. Tampouco não podemos desconsiderar o esforço realizado para aprovarmos a reforma do ICMS, para resolver a questão do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e a desoneração dos impostos que chegam, repito, a R$ 45 bi.

Segurança pública


E o que dizer de todo o apoio que o governo federal vem dando ao Rio e, agora, a São Paulo na questão da segurança pública? As medidas adotadas com relação às fronteiras do país e ao combate à lavagem de dinheiro? E tudo isso apesar do papel subsidiário do governo federal na questão da segurança pública, de responsabilidade constitucional dos Estados.

Outro aspecto importante da pesquisa é a percepção da população em torno das notícias sobre o governo. Em setembro, 29% dos entrevistados acreditavam que as notícias da imprensa eram mais favoráveis ao governo; agora, apenas 24% tem essa opinião. Dentre os fatos mais lembrados do noticiário estão o julgamento da AP 470 (por 23%), a redução do custo de energia elétrica (14%) e a Operação Porto Seguro (10%).

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Criatividade do comissário de bordo


                           

Comissario de Bordo nos Estados Unidos.wmvComissario de Bordo nos Estados Unidos.wmv
2899K   Baixar  

Seleção de noticias G1

Você viu? Atirador mata 26 em escola nos EUA e outras notícias

Lista inclui as notícias entre 10 e 14 de dezembro.

Do G1, em São Paulo
Confira algumas das reportagens mais acessadas pelos leitores do G1 nesta semana de 10 a 14 de dezembro:
10/12
Elize acionou PM e relatou 'ameaça' de Matsunaga 25 dias antes do crime
Suspeito de assassinar família vai a velório antes de confessar crime
Atriz de 170 quilos encontra nos palcos a força para emagrecer
Morte da cantora mexicana Jenni Rivera em acidente é confirmada
Locutora que deu 'trote' na família real não para de pensar em enfermeira
Receita libera consultas ao sétimo e último lote do IR 2012
11/12
'Pênis' de neve aparece em rua na Alemanha
Gêmeos morrem afogados na piscina de casa em Taboão da Serra
Em depoimento à PGR, Valério envolve Lula no mensalão, diz jornal
Aposentado flagra casal fazendo sexo em parque de Curitiba
Intercambista mineira de 17 anos morre no Canadá
Cariocas aproveitam praia durante a noite em dia de calor no Rio
Areias cheias na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro , à noite. (Foto: Lívia Torres / G1) 
Areias cheias na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro , à noite. (Foto: Lívia Torres / G1)
12/12
Professora é demitida no México por exibir a alunos filme sobre ativista gay
Papa Bento XVI publica seu primeiro tuíte
Autópsia aponta que mineira morreu por embolia pulmonar no Canadá
Polícia apura denúncia de que Roger Abdelmassih foi visto em SP
Grupo acusa Luís Salém de injúria e registra queixa em delegacia no Rio
Mala pega fogo dentro de avião no aeroporto de Vitória, diz polícia
Papa Bento XVI publica seu primeiro tuíte (Foto: Reprodução)Papa Bento XVI publica seu primeiro tuíte. (Foto: Reprodução)
13/12
Justin Bieber. (Foto: Christopher Polk / AFP Photo)Justin Bieber. (Foto: Christopher Polk / AFP Photo)
Casal recém-casado é preso após brigar por controle remoto da TV
Aposentado negociava tela e violinos por mais de US$ 100 milhões no Rio
Veja indicados ao Globo de Ouro; 'Lincoln' tem sete indicações
Polonês se queima ao 'atender' ferro de passar em vez de telefone
Google presta homenagem a Luiz Gonzaga
Homens planejavam capturar, castrar e matar Justin Bieber, diz jornal
14/12Atirador mata 26 e morre em escola infantil em Connecticut, nos EUA
Mãe é flagrada dando mamadeira com vinho para bebê de nove meses
Criança é baleada acidentalmente por pai que é da PM na Paraíba, diz polícia
Em crise, Portugal tem ilha à venda e dono quer imóvel no Brasil em troca
Eike passa a ser 3º mais rico do Brasil em ranking da Bloomberg
Queda de elevador em universidade deixa sete feridos em Niterói

Sucos e alimentos que aliviam a má digestão

  • Prepare-se para as festas de final de ano, que têm cardápios ricos em carboidratos e gorduras


Suco de abacaxi com hortelão ajuda a eliminar as toxinas do organismo
Foto: Divulgação

Suco de abacaxi com hortelão ajuda a eliminar as toxinas do organismo Divulgação
Amigo secreto, Natal e Ano Novo têm cardápios tradicionalmente cheios de carboidratos e gorduras, que podem levar a problemas digestivos. Além da alimentação, outro fator que gera alterações no organismo são as bebidas alcoólicas.
— O fígado, principalmente, precisa restabelecer o equilíbrio — explica o nutricionista e fisiologista Ricardo Zanuto.
Segundo Zanuto, há uma série de alimentos que podem ser ingeridos para aliviar aquela sensação de estufamento e azia. Conheça dez deles e aproveite as festas:

Arroz integral: é rico em fibras insolúveis, atua como laxante natural, auxiliando no funcionamento do intestino. A recomendação é ingerir de 20 a 35 gramas por dia.

Couve: rica em fibras, tanto as solúveis quanto as insolúveis, é um potente aliado no processo digestivo e nas funções gastrointestinais. Contém flavonoides e carotenoides, que são importantes antioxidantes e que auxiliam nas funções normais das células do corpo. Além disso, possui sulforafano, isotiocianato e indóis, que são substâncias anticancerígenas e que atuam no fígado. Em 100 gramas de couve-flor, há 2,4 gramas de fibras; e a cada 100 gramas de couve manteiga, há 3,1 gramas de fibras.

Gengibre: pode ser utilizado em problemas do trato digestivo, como náuseas e dores abdominais, além de melhorar o funcionamento do intestino e acelerar o esvaziamento gástrico. A recomendação varia entre 2 a 4 gramas ao dia.

Brócolis: é outra excelente opção de vegetal, que pode ser preparado junto com o arroz, nas saladas ou em preparações com carnes, além de ser uma ótima fonte de fibras. Para cada 100 gramas, são 2,9 gramas de fibras. Apresenta substâncias, como isotiocianatos, flavonoides, carotenoides e sulforafano, que atuam no organismo como antioxidantes e na eliminação de substâncias tóxicas.
Cenoura: é uma ótima fonte de fibra. Auxilia, assim, nas funções gastrointestinais e no sistema imunológico por meio da vitamina C.
Ameixa: ideal para incluir em sobremesas por ter grande quantidade de fibras. É muito utilizada como laxante natural. As ameixas possuem, dentre outras substâncias, os fenóis (ácido neoclorogênico e ácido clorogênico), que são importantes antioxidantes, auxiliando no funcionamento das células do corpo.

Abacaxi e mamão: são duas frutas conhecidas por suas propriedades digestivas, além de terem grandes quantidades de fibras solúveis. Contêm promelina e papaína, respectivamente, que são potentes enzimas digestivas que auxiliam na digestão de alimentos com alto teor de proteínas, como as carnes. Consumir uma fatia de abacaxi ou um quarto de mamão papaia já é o suficiente para auxiliar na digestão dos alimentos ricos em proteínas.

Chá verde: tem efeito antioxidante e capacidade antimutagênica, que garante proteção ao fígado. A recomendação é de até 500ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado para gestantes e lactantes, pessoas com gastrite, úlceras gastrointestinais, com doenças cardiovasculares, doenças renais, hipertireoidismo, ansiedade, insônia e taquicardia.

Chá vermelho: acelera o metabolismo hepático (fígado), favorecendo a redução do colesterol e facilitando a digestão. A recomendação de ingestão é de até 500 ml por dia (4-5 xícaras). É contraindicado durante a gestação e lactação, para pacientes hipertensos, com úlcera gástrica e diabetes.
 Aposte em sucos que misturam vegetais, frutas e verduras para auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. Frutas, como abacaxi, limão, laranja, mamão e a melancia, podem ser consumidas com vegetais, como cenoura, agrião e hortelã.
Abaixo estão alguns exemplos de preparações de sucos.

Suco de abacaxi com hortelã
2 rodelas de abacaxi
1 colher de sopa de hortelã
300 ml de água
Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado.

Suco de cenoura com limão
2 cenouras sem casca bem cortadas
100 ml de suco de limão
Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado.

Suco de laranja/limão com agrião
Suco de 1 limão
100 ml de suco de laranja
2 folhas de agrião com talos
Bata tudo em um liquidificador e beba de preferencia gelado

Cortar alimentos gordurosos pode levar a consumo ainda maior

Cientistas demonstram como abandono de produtos não saudáveis gera reação semelhante ao afastamento das drogas


Corte de produtos gordurosos pode levar ao estresse, à ansiedade e a sintomas de abstinência
Foto: Fabiano Rocha/23-03-2012
Corte de produtos gordurosos pode levar ao estresse, à ansiedade e a sintomas de abstinência 
RIO - Cortar alimentos gordurosos e não saudáveis pode ter o efeito contrário. Estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, mostra que a dieta deixa as pessoas mais vulneráveis a voltarem a um ciclo de alimentação ainda mais compulsivo.
O corte de produtos gordurosos provoca alterações químicas no cérebro semelhantes à retirada das drogas de viciados. As mudanças estão associadas à depressão. A dieta, segundo os pesquisadores, pode levar ao estresse, à ansiedade e a sintomas de abstinência, que causam recaídas e podem gerar um consumo ainda mais desenfreado.
Para o teste, cientistas separaram dois grupos de camundongos. Um foi alimentado com produtos gordurosos e outro passou por uma dieta mais leve. A experiência durou seis semanas e no período foram avaliados o comportamento e o organismo dos animais.
— Trabalhando com ratos, cujos cérebros são, em muitos aspectos, comparáveis ​​ao nosso, descobrimos que a neuroquímica dos animais que se alimentaram de uma dieta rica em gordura e açúcar era diferente dos que tinham sido alimentados com uma dieta saudável — conta Fulton Stephanie, ums das autoras do estudo.
Os observadores observaram o comportamento da dopamina, um neurotransmissor do cérebro. É uma química presente tanto em ratos quanto em humanos, que gera boas sensações no animal e os incentiva a aprender certos tipos de comportamentos. Os genes envolvidos na produção deste elemento são controlados por uma molécula chamada CREB.
— O CREB é muito mais ativo em cérebros de ratos com alto teor de gordura da dieta. Estes animais também apresentam níveis mais elevados de corticosterona, um hormônio que está associado ao stress. Isso explica tanto a depressão quanto o ciclo de comportamento negativo — alega Fulton.
O globo

Alcoolismo é o principal fator de risco para a saúde dos brasileiros


  • Pressão alta e obesidade vêm logo atrás, mostra estudo

A estimativa do estudo é que o alcoolismo afete cerca de 5,64 milhões de pessoas
Foto: Divulgação
A estimativa do estudo é que o alcoolismo afete cerca de 5,64 milhões de pessoas Divulgação
RIO - O alcoolismo é o principal fator de risco de saúde no Brasil. A informação é da Carga Global de Doenças 2010, documento organizado pelo Instituto de Métrica e Avaliação de Saúde (IHME) da Universidade de Washington e com parceria de dezenas de universidades ao redor do mundo. O resultado do esforço global, que será divulgado hoje na revista científica The Lancet, lista 67 problemas que mais afetam a população em todo o mundo. No planeta, o maior mal é a pressão arterial alta, que em 2010, ano referência da pesquisa, matou 9 milhões de pessoas e afeta 173 milhões de indivíduos.
Cada região, porém, tem uma lista particular. O Brasil foi colocado em uma área denominada “América Latina Tropical”, que inclui também o Paraguai. A estimativa do estudo é que o alcoolismo afete cerca de 5,64 milhões de pessoas nestes países. Em 2010, foram aproximadamente 151 mil mortes pelo problema. O segundo fator de risco é a pressão alta, responsável por mais mortes (cerca de 274 mil), mas que afeta em torno de 5,3 milhões de indivíduos. Em terceiro lugar, a obesidade, com 4 milhões de pacientes e 141 mil falecimentos naquele ano.
Chama a atenção, no estudo, a diminuição da importância de riscos relacionados à subnutrição. A mortalidade infantil pelo problema caiu 60% entre 1970 e 2010. Passou de 16,4 milhões por ano para 6,8 milhões.
— Há 20 anos, as pessoas não tinham o suficiente para comer. Hoje, há muita comida e alimentos pouco saudáveis, mesmo em países em desenvolvimento — declara Majid Ezzati, um dos autores do estudo pela Escola de Saúde Pública do Imperial College de Londres, na Inglaterra.
Para o psiquiatra Nelson Caldas, da Divisão de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o estudo mostra que houve uma preocupação em relação ao aumento da expectativa de vida, mas não com a conscientização de hábitos saudáveis.
— O alcoolismo pode levar a inúmeros problemas como, inclusive, obesidade e pressão alta, que estão no topo da lista — comenta o psiquiatra Nelson Caldas, da Divisão de Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). — É o caso de pensar se as campanhas de alerta sobre o problema têm sido realmente eficazes.

ACERTE NAS MASSAS: RECEITAS

MACARRÃO COM BERINJELA

Macarrão com berinjela

Uma receita prática e deliciosa para agradar à família!


4 porções
245 Kcal



Ingredientes

250g de macarrão cozido
1 berinjela
4 tomates, sem pele, sem sementes
1 cebola picada
1 dente de alho picado
80 ml de azeite
Manjerona
Manjericão
Orégano
Azeitona verde picada
Sal


Modo de preparo
Corte a berinjela em cubinhos (não precisa tirar a casca) e deixe de molho por uns 30 minutos em água com sal e o suco de 1 limão. Esquente o azeite em uma panela e coloque a cebola e alho para refogar. Em seguida, adicione a berinjela e abaixe o fogo. Quando a berinjela estiver toda murcha, é sinal que está terminando de refogar. Nesse momento entre com o tomate picado e o restante dos ingredientes. Corrija o sal e deixe apurar por uns 20 minutos com a panela semi-tampada. Coloque o molho sobre o macarrão e sirva com um pouco de parmesão ralado light.

ESPAGUETE AO LIMÃO


Espaguete ao limão
Limão macarrão. Uma mistura que dá samba!

4 porções
220 Kcal

Ingredientes
4 dentes de alho picados
4 colheres de sopa de azeite de oliva
4 colheres de sopa de vinho branco seco
4 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de raspas de casca de limão
1 colher de sopa de alcaparras picadas
4 colheres de sopa de suco de limão
1 pimenta dedo-de-moça picada
400g de macarrão espaguete cozido al dente

Modo de preparo
Em uma frigideira doure os alhos picados em 1 colher de sopa de azeite. Adicione o vinho branco e deixe evaporar. Retire do fogo e transfira para uma tigela. Acrescente salsa, as raspas de limão e as alcaparras. Misture bem. Junte o azeite restante, o suco de limão e a pimenta. Misture ao macarrão cozido e riva.
 

MACARRÃO INTEGRAL COM SALMÃO


Macarrão integral com salmão
Massa sempre agrada à família. Dica para uma refeição inesquecível.


5 porções
383 Kcal



Ingredientes
500g de macarrão integral
2 colheres de sopa rasas de margarina
1 cebola grande ralada
500g de salmão fresco em cubos
½ maço de brócolis cozido
500ml de leite desnatado
4 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
1 pote de iogurte natural (200g)
Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo
Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem e reserve. Derreta metade da margarina e refogue metade da cebola. Junte o salmão e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o brócolis, refogue por 2 minutos e reserve. No liquidificador, bata o leite, a farinha, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Em uma panela, derreta a margarina restante, refogue a cebola restante e junte o leite com os temperos, mexendo até engrossar. Desligue e acrescente o iogurte, o salmão e o brócolis. Misture no macarrão, polvilhe com parmesão e sirva.

MACARRÃO AO MOLHO DE QUEIJOS E BRÓCOLIS


Macarrão ao molho de queijos e brócolis
Macarrão, queijo e brócolis combina e cai muito bem!



8 porções
199 Kcal
Ingredientes
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
2 xícaras de chá de brócolis cozidos
200g de ricota
2 xícaras de chá de leite desnatado
1 colher de sopa de farinha de trigo
4 colheres de sopa de queijo parmesão light ralado
½ xícara de chá de mussarela light ralada
4 xícaras de chá de macarrão cozido al dente
Nozes para salpicar
Modo de preparo
Aqueça o azeite e refogue o alho. Junte o brócolis, refogue mais um pouco e reserve. Bata a ricota, o leite e a farinha no liquidificador. Despeje em uma panela e leve ao fogo baixo. Junte o parmesão e a mussarela e deixe derreter. Retire do fogo e reserve. Em uma tigela, coloque o macarrão e o brócolis e despeje o molho de queijo. Salpique as nozes e siva.

MACARRÃO COM FRANGO ENSOPADO


Macarrão com frango ensopado
Massa para deixar a refeição mais gostosa


4 porções
285 Kcal
Ingredientes
3 sobrecoxas com osso e pele
1 colher (café) de sal
2 dentes de alho amassados
Pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de cebola ralada
4 tomates sem pele e sem sementes picados
2 abobrinhas cortadas em cubos
4 xícaras (chá) de macarrão tipo penne integral cozido al dente
Manjericão fresco a gosto
Modo de preparo
Tempere o frango com o sal, o alho e a pimenta. Aqueça o azeite em uma panela grande antiaderente e grelhe as sobrecoxas. Junte a cebola, refogue um pouco e acrescente os tomates e as abobrinhas. Deixe apurar em fogo baixo, colocando um pouco de água se necessário. Junte o macarrão e desligue o fogo. Decore com o manjericão e sirva.


RAVIÓLI AO MOLHO DE ERVAS


Ravióli ao molho de ervas
Uma mistura especial de ervas

4 porçoes
259 Kcal
Ingredientes
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de estragão fresco
1 colher de sopa de manjericão fresco picado
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
1 ½ colher de sopa de farinha de trigo
½ xícara de chá de leite desnatado
1 pote de iogurte
2 colheres de sopa de vinho branco seco
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta-do-reino
480g de massa fresca recheada com alho-poró
2 colheres de sopa de queijo ralado light
Modo de preparo
Bata no processador a salsa, o estragão, o manjericão, o azeite, o alho, a farinha de trigo dissolvida no leite, o iogurte, o vinho, o sal e a pimenta-do-reino. Leve ao fogo até engrossar ligeiramente e desligue. Prepare a massa fresca, misture o molho de ervas e salpique o parmesão light. Misture bem e sirva.
 

CAMARÃO COM QUEIJO CREMOSO


Camarão com queijo cremoso
Camarão dos deuses!!


4 porções
197 Kcal
Ingredientes
500g de camarão
2 colheres de sopa de suco de limão
1 dente de alho picado
Sal a gosto
1 colher de sopa de margarina
1 cebola média picada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 xícara de chá de palmitos cortados em rodelas
2 colheres de sopa de coentro picado
1 colher de sopa de farinha de trigo
¼ de xícara de chá de água
1 embalagem de cream cheese light
3 colheres de sopa de parmesão light ralado
Modo de preparo
Tempere os camarões com o suco de limão, alho e sal. Deixe no tempero por 20 minutos. Aqueça a margarina, refogue a cebola, junte os camarões e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o tomate, o extrato de tomate, as rodelas de palmito, o coentro e a farinha de trigo dissolvida na água. Misture bem e deixe engrossar.
Cubra o fundo e as laterais de um refratário médio com o cream cheese. Coloque o creme de camarão, salpique o parmesão e leve ao forno preaquecido por 10 minutos. Sirva a seguir.


MACARRÃO DE ARROZ PICANTE


Macarrão de Arroz Picante
Surpreenda a família com esta receita deliciosa!


6 porçoes
152 Kcal

Ingredientes
200g de macarrão de arroz
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena cortada em tiras
1 pimentão verde cortado em tiras finas
1 pimentão vermelho cortado em riras finas
1 ovo batido
1 colher (café) de curry em pó
200g de camarões miúdos limpos e descascados
1 e ½ xícara (chá) de caldo de legumes caseiro
1 colher (café) de sal
Cebolinha para salpicar


Modo de preparo
Em um frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola e os pimentões. Reserve. Na mesma panela, coloque o macarrão, o ovo e o curry, sem parar de saltear. Adicione, aos poucos, o caldo de legumes. Quando o macarrão começar a cozinhar, junte os camarões e termine o cozimento. Junte a cebola e os pimentões reservados, mexa bem. Salpique a salsinha e sirva em seguida.


PANQUECA DE QUEIJO MINAS


Panqueca de queijo minas
Ingredientes simples e que cabem no seu bolso. Prepare uma panqueca light!


5 porções
273 Kcal
Ingredientes
3 ovos
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Sal a gosto
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva
Recheio
400 g de queijo minas fresco light
1/2 lata de molho de tomate
Modo de preparo
Bata os ovos, com o leite, a farinha de trigo e o sal no liquidificador. Esquente o azeite de oliva em uma frigideira rasa. Adicione uma porção da massa (aproximadamente 5 colheres de sopa) para fritar. Com uma escumadeira, vire a massa, para que doure dos dois lados. Reserve as panquecas. Corte o queijo em fatias grossas. Recheie cada panqueca com uma colher de sopa de molho de tomate e uma fatia de queijo, e enrole-as. Coloque-as em um refratário e cubra com o molho de tomate. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos, para derreter o queijo. Sirva em seguida.


MACARRÃO COM SHIMEJI E BROTO


Macarrão com shimeji e broto
Para inovar no cardápio!



6 porções
270 Kcal

Ingredientes
400 g de espaguete cozido al dente
200 g de cogumelo shimeji picados
1 colher de sopa de margarina
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de shoyu
200 g de broto de feijão
50 g de queijo parmesão ralado


Modo de preparo
Cozinhe o macarrão al dente e reserve. Lave os cogumelos em água corrente. Reserve. Derreta a margarina e refogue os cogumelos, a salsinha picada, o broto de feijão e o shoyu por uns 15 minutos. Pegue um refratário, coloque o macarrão e o refogado por cima. Polvilhe o queijo ralado e sirva.


MACARRÃO DE FORNO


Macarrão de forno
Uma receita vegetariana repleta de saúde!



5 porções
332 Kcal

Ingredientes
300 g de macarrão parafuso cozido al dente
3 tomates cortados em pedaços
1 xícara (chá) de água
1 cenoura picada em cubos
1 talo de salsão picado
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 galho de alecrim fresco
2 colheres (sopa) de margarina light
Sal e pimenta-do-reino a gosto
200 g de queijo cottage
1 colher (sopa) de queijo ralado


Modo de preparo
Leve uma panela no fogo e acrescente a água, tomate, cenoura, salsão, cebola, o alho e o alecrim. Cozinhe tudo até ficar macio.
A seguir, bata no liquidificador e coe na peneira. Retorne esse caldo no fogo e adicione a margarina, sal e a pimenta. Em um refratário coloque o macarrão cozido al dente, regue o caldo de legumes, o queijo cottage e o queijo ralado. Leve para gratinar por 15 minutos.