1.24.2013

ANTICONCEPCIONAL FAZ BEM OU MAL À SAÚDE?

Anticoncepcional faz bem ou mal à saúde?
Acabe com esta dúvida de uma vez por todas!

Por mais que, hoje em dia, seja bastante comum uma mulher usar anticoncepcional, as polêmicas sobre este medicamento parecem ser inesgotáveis. Afinal, a famosa pílula faz bem ou mal à saúde da mulher?

Para os defensores de seu uso, a resposta é simples: O medicamento permite que a mulher controle a fertilidade, conquiste sua liberdade sexual com segurança e praticidade e alie a contracepção a outros benefícios oferecidos pela pílula – como o alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual, a melhora da oleosidade da pele e a redução do fluxo menstrual.

“A pílula anticoncepcional é também o método contraceptivo mais utilizado no mundo, sendo uma forma reversível de controle de natalidade que preserva a fertilidade da mulher, mesmo após longos períodos de uso”, ressalta Dra. Angela Maggio da Fonseca, professora associada e livre-docente da Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Uma pesquisa realizada com mais de 4 mil brasileiras identificou que as mulheres usam a pílula principalmente por sua segurança e eficácia (61%), mas os benefícios adicionais - como melhora da TPM, cólicas, acne etc – (48%) e regular a menstruação (44%) ocupam posição de destaque.

No entanto, somente o ginecologista poderá indicar para as pacientes o melhor método contraceptivo e, caso seja sugerida a pílula anticoncepcional, o médico prescreverá o tipo mais indicado para cada perfil de mulher. Hoje, existem pílulas que contém um princípio ativo que ajuda no controle da tensão pré-menstrual. Além disso, ajudam a diminuir a retenção de líquido, sintoma comum durante este período.

“A pílula anticoncepcional pode também ser fundamental para tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio que atinge entre 4% a 7% das brasileiras em idade reprodutiva, e é uma das maiores causas de infertilidade. A condição afeta a produção hormonal e provoca aumento dos hormônios masculinos, os androgênios, no organismo da mulher”, destaca a especialista.

Uma queixa muito frequente nos consultórios são as mulheres que apresentam irregularidades no ciclo menstrual, fugindo do padrão normal de intervalos entre uma menstruação e outra.

“Em muitos casos a menstruação irregular ocorre por desequilíbrio hormonal. Por isso, a melhor forma de combater o problema é o uso do anticoncepcional, que ajuda a regularizar a taxa hormonal no corpo feminino. Por isso, é muito importante que as mulheres se informem com seus médicos sobre os métodos contraceptivos mais indicados e tenham a pílula como uma aliada para a sua saúde”, conclui.

Nenhum comentário: