1.08.2013

Atletas de fim de semana


Atletas de fim de semana
Acompanhamento médico, alongamento e fortalecimento muscular são imprescindíveis para evitar problemas na prática esportiva.

Muitas pessoas passam grande parte do dia em escritórios, dirigindo ou desenvolvendo outras atividades de forma sedentária, e o único tempo dedicado aos esportes são os finais de semana. As pessoas que praticam atividades físicas de maneira esporádica, sem acompanhamento de um profissional devem ter cuidado, esse grupo de indivíduos está mais sujeito a sofrer lesões musculares. "Os atletas eventuais fazem exercícios sem o devido preparo. A falta de condicionamento causa desequilíbrios musculares e contusões durante a prática esportiva". 

Quem não pratica atividade física regular e com supervisão profissional deve ficar atento aos sintomas apresentados pelo corpo. São sinais que indicam a necessidade de se exercitar com moderação, sempre respeitando as particularidades físicas de cada pessoa. Dores excessivas em determinados grupos musculares fadiga, apatia, distúrbios alimentares e alterações no sono são os principais indícios de que há algo errado com o treinamento. "Quando o esportista tem algum desses sinais é preciso ter atenção, reduzir o ritmo e procurar a orientação de um profissional".

 A importância de exercícios de alongamento é fundamental. "O alongamento deve ser feito corretamente e sem pressa. Antes e depois de uma atividade física, reduzindo as chances de lesões. A utilização de equipamentos adequados também é fundamental para a prática correta de qualquer esporte".

Uma alimentação balanceada e adequada também é muito importante na prevenção de lesões. Durante a prática esportiva são consumidas as reservas de açúcar (glicogênio) e outros nutrientes. Uma alimentação rica em carboidratos, por exemplo, será responsável pela reposição do glicogênio muscular. Quando não há boa quantidade dessa substância no organismo, o músculo torna-se fraco e cansado, ficando mais propenso a lesões.

Os limites são individuais e variam de acordo com a genética de cada um e com o tipo de atividade física praticada. No entanto, o especialista ressalta que o marcador mais importante para a realização correta de exercícios deve ser sempre o bem-estar do praticante de esportes, que deve sentir prazer e não desconforto e sofrimento quando pratica atividade física.

Fonte Saber Mulher

Atletas de fim de semana correm mais risco de lesões e problemas do coração


Fazer exercícios físicos poucas vezes por semana ao invés de fazer bem, pode ser um problema para a saúde. Segundo médicos, os peladeiros de fim de semana, aqueles cuja única atividade física é o futebol no sábado ou no domingo, correm mais risco de sofrer lesão muscular.
 “Aquelas pessoas que jogam futebol e se encontram com os amigos no final de semana, mas não fazem nada durante a semana, realmente correm muito risco de se machucar, ter tendinite, artrose, uma torção de joelho, por exemplo. Exercício físico uma vez por semana é risco sempre. E mais, não tem benefício.”
 As dores aparecem no dia seguinte da pelada. “Geralmente é no dia seguinte. No mesmo dia não.
Além das contusões musculares, os atletas de fim de semana podem sofrer problemas do coração.  “Elas submetem o organismo a uma carga muito grande de exercício e isso pode expô-los sobre os mais variados problemas cardiológicos, como um infarto, arritmias graves e problemas mesmo que podem levar à morte súbita.”
Os especialistas dizem que o ideal é a pessoa se exercitar todos os dias. Se não for possível, a atividade física deve ser feita no mínimo três vezes por semana, e nesse caso deve ser em dias alternados, ou seja, não adianta malhar três dias seguidos e passar quatro sem fazer nada. Se a pessoa realmente não tem tempo, deve, então, deixar o elevador de lado e subir as escadas do local onde trabalha ou mora, e ainda descer do ônibus algumas paradas antes para dar uma caminhada.
Ministerio da Saúde

.

Nenhum comentário: