1.12.2013

CIRURGIA OCULAR A LASER

Tudo o que você precisa saber sobre cirurgia ocular a laser
Especialista tira todas as suas dúvidas.


A tecnologia na área médica é algo que surpreende a cada dia. E quando se trata de cirurgia na vista, este setor vem inovando e trazendo resultados mais do que satisfatórios. A cirurgia a laser para correção de miopia, astigmatismo e hipermetropia é tão segura que já está quase alcançando o método tradicional aqui no Brasil.

O laser empregado é o Excimer. Trata-se de um feixe de luz ultravioleta invisível e sem calor que, através de um controle digital, retira camadas de tecidos com precisão microscópica, devolvendo a visão normal ao paciente.

De acordo com o cirurgião-oftalmologista Renato Neves, presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, “para a correção de miopia o laser é aplicado na área central da córnea; na hipermetropia, realiza-se a retirada de tecido na periferia da córnea; e no astigmatismo o tratamento é realizado em áreas selecionadas, aplanando ou encurvando a região central”.

Contudo, por mais popular que esse procedimento tenha se tornado, ainda persistem dúvidas entre os pacientes ou prováveis candidatos à cirurgia. A seguir, o especialista comenta as cinco dúvidas mais comuns sobre cirurgia ocular a laser:

1. Como é o procedimento e o pós-operatório?

Na sala de cirurgia, o paciente é acomodado em uma cadeira especial, em posição horizontal. Suas pálpebras são limpas com substância esterilizante e em seguida são aplicados colírios anestésicos. O olho a ser operado é aberto com um equipamento próprio para mantê-lo imobilizado durante o procedimento – que é rápido e eficiente. O pós-operatório consiste no uso de colírios lubrificantes, antibióticos e esteroides que previnem infecção e auxiliam na cicatrização.

2. Quando volto às atividades normais?

No dia seguinte à cirurgia já é possível trabalhar, assistir televisão e usar o computador. Atividades físicas sem contato podem ser retomadas na sequência, mas mar, piscina e sauna devem ser evitados por um mês. Para voltar a dirigir vai depender do quanto o paciente se sente seguro para isso, já que luzes noturnas podem confundir a visão durante um tempo por causa do brilho intenso que se forma ao seu redor.

3. Vou ter de usar lentes de contato após a cirurgia?

Nas cirurgias de antigamente, a córnea era tão alterada que se tornava impossível usar qualquer tipo de lente, mesmo as cosméticas e coloridas. Com a cirurgia a laser isso mudou, sendo possível usar lentes com ou sem grau. Porém, poucas vezes é necessário fazer uso de lentes, por conta da alta precisão que os lasers apresentam.

4. O resultado é duradouro?

Estudos mostram uma estabilidade da visão nos cinco anos subsequentes à cirurgia. Pessoas com mais de 60 ou 70 anos também costumam apresentar resultados estáveis e sem complicações. Além da estabilidade na correção, a nova geração de lasers não representa contraindicação à cirurgia de catarata.

5. E se a miopia voltar depois de um tempo?

Normalmente, a correção é total e estável. Pode ser necessária uma correção para perto em pacientes com 40 ou 45 anos que tenham sido operados e estejam apresentando dificuldades de foco na leitura. Embora pouco comum, caso isso ocorra, um retratamento pode ser realizado.

Sua Dieta
 

Nenhum comentário: