1.30.2013

Digestão dificill


ALIMENTOS QUE ATRAPALHAM A DIGESTÃO

Alimentos que atrapalham a digestão
Confira uma lista que vai te ajudar a espantar qualquer sinal de azia.

Existem alguns alimentos que ajudam bastante na digestão, enquanto outros são os responsáveis por tornar este processo mais lento e causar aquela sensação de inchaço e azia que, um dia ou outro, todo mundo sente. Veja quem são esses vilões:

Frutas cítricas
Frutas como manga, laranja, abacaxi, tangerina e morango, quando consumidas em excesso, podem desencadear dores em quem sofre de gastrite ou úlcera.

Carnes vermelhas
É um dos alimentos de mais difícil digestão. A carne diminui o esvaziamento gástrico. Prefira carnes brancas como peixes e aves.

Tomate
O consumo inadequado de tomate pode causar a azia e má digestão. O ideal é consumi-los três vezes por semana. E quando for ingerir, opte por acompanhá-lo com um azeite extra virgem.

Pimenta e menta
Esses dois alimentos têm a função de relaxar o músculo de transição entre o esôfago e o estômago, chamado esfíncter esofagiano inferior. Esse relaxamento facilita o retorno dos alimentos e do suco gástrico para o esôfago e o aparecimento da doença do refluxo.

Café
A cafeína estimula a acidez estomacal. O consumo exagerado de café impede a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago. Além disso, a bebida pode facilitar a volta da comida para a garganta, provocando sensação de queimação e ânsia.
 

Hábitos e alimentos que dificultam a digestão


Hábitos e alimentos que dificultam a digestão
Muitas vezes é difícil adequar bons hábitos alimentares em uma rotina cheia de compromissos. Um deles é deixar de respeitar os horários das refeições e trocá-las por lanches rápidos.
Publicidade
Também temos o costume de fazer jejuns prolongados ou comer muito rápido, às vezes em pé. "As pessoas também se acostumaram com a ingestão de bebidas gaseificadas em grandes volumes durante as refeições, uma vez que isso facilita a deglutição dos alimentos, sem mastigar. Enfrentam restaurantes que estrategicamente exibem bancadas repletas de frituras irresistíveis ou optam pelo fast food. Porções cada vez maiores dos alimentos industrializados e várias xícaras de cafezinho diariamente”, comenta a nutricionista Amanda Epifânio. Pior ainda é que além de tudo isso, quando se chega em casa, tarde da noite e com fome, muita gente acaba ingerindo uma grande quantidade de alimentos e vai direto para a cama.
Conforme a nutricionista, para ter uma boa digestão é necessário:
1) Evitar jejuns prolongados, comer em intervalos máximos de 4 horas;
2) Evitar refeições volumosas;
3) Mastigar bem os alimentos e treinar comer mais devagar. Uma dica é descansar os talheres à mesa entre uma garfada e outra;
4) Evitar ingerir líquidos juntos às refeições, principalmente os gaseificados. De preferência, ingerir líquidos até uma hora antes da refeição ou duas horas após;
5) Não deitar após as refeições, principalmente líquidas. Dar um tempo de duas horas;
6) Evitar roupas e cintos muito apertados;
7) Buscar sempre alcançar o peso ideal;
8) Não abusar do cafezinho. Tentar consumir, no máximo, quatro xícaras por dia;
9) Evitar frituras e comidas gordurosas;
10) Ficar atento às suas intolerâncias e tentar respeitá-las.
Além dos hábitos errados, a ingestão de certos alimentos também dificulta a digestão. Isso é comum de ocorrer com a melancia, melão, pepino e pimentão. “Nesses casos, a única saída é evitar o consumo dos alimentos para os quais não temos tolerância, pois isso não define nenhuma doença e sim uma intolerância digestiva individual”, recomenda.

É o caso do leite de vaca. Isso ocorre com algumas pessoas com deficiência progressiva de lactase ao longo da vida, a enzima responsável pela digestão do açúcar do leite, a lactose. Acredita-se que 50% dos adultos têm intolerância à lactose, podendo chegar este número a 100%, entre os orientais.


“Para que se consiga alcançar as recomendações de cálcio nas dietas, podemos lançar mão dos leites sem lactose, leites fermentados e até dos iogurtes, pois eles são melhor tolerados devido ao seu menor teor de lactose, em relação aos leites”.
Por Juliana Lopes



Nenhum comentário: