1.08.2013

- Excessos ao sol

Excessos ao sol
Exageros durante a exposição solar pode causar danos irreparáveis à pele.

O verão é a época ideal para ficar o maior tempo possível ao ar livre. Por conta disso, milhares de pessoas ficam mais expostas aos raios solares. Porém, muitos se esquecem de aplicar um protetor solar e não se escondem no período das 10 às 15 horas, precauções que ajudam a evitar queimação na pele, ardência, envelhecimento precoce e, até mesmo, o câncer de pele.

A Dra. Alessandra Nogueira, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretora da Clínica Aesthera Dermatologia, esclarece algumas dúvidas sobre as principais consequências da exposição excessiva:

O que se pode fazer depois que a pele se queimou demais?
Resfriar a pele no local queimado, de preferência com banhos de água fria, e hidratar com cremes para pele sensível, sem uréia. Se necessário e, de preferência sob orientação médica, usar um creme à base de corticóide no local da queimadura.

Quais os cuidados para que a pele não descame?
A descamação acontece em resposta à queimadura solar que, na sua forma mais leve, se manifesta por meio da vermelhidão. Para evitá-la, o uso do filtro solar é indispensável e a exposição solar deve ser feita sempre dentro dos horários nos quais a radiação UVB é menos intensa: das 8h às 10h ou  das 15h às 18h.

E se, mesmo assim, a pele descamar, o que deve ser feito?
Hidratar a pele com cremes para pele sensível, sem uréia. Além de evitar 'arrancar' a pele que está solta, pois isso pode levar ao aparecimento de manchas.

Dizem que quem tem pele oleosa não precisa se preocupar em hidratar a pele. É verdade ou uma pessoa com este tipo de pele deve aplicar menos creme?
A pele oleosa também tem potencial de ressecar e, por isso, pode e deve ser hidratada. O segredo é utilizar hidratantes que possuam veículos adequados para esse tipo de pele, como loções sem óleo ou géis creme. Deve-se evitar na pele oleosa, hidratantes com veículo muito gorduroso, porque pode gerar oclusão dos poros e causar espinhas.

Muitas pessoas ainda insistem em conseguir um bronzeado sem uma proteção adequada. Qual é o jeito mais saudável de se expor ao sol e conseguir um bronzeado?
Evitar tomar sol das 10h às 15h, pois nesse período o risco de queimadura solar é maior, usar filtro solar sempre que se expor ao sol e repetir sua aplicação a cada 2 horas. O ideal é iniciar a exposição ao sol em períodos mais curtos, ir aumentando lentamente esse tempo de exposição ao longo dos dias, principalmente se a pele for muito branca. É importante lembrar que o sol é inimigo de uma pele jovem e saudável, pois ele é o grande responsável pelas manchas e rugas que surgem por volta dos 30 anos. O sol tem um efeito nocivo, cumulativo na pele e que só se evidencia tardiamente.

Fonte Saber Mulher
.

Nenhum comentário: