1.06.2013

FALTA DE FÔLEGO: NÃO DEIXE O PROBLEMA TE ATRAPALHAR

Falta de fôlego: não deixe o problema te atrapalhar
Saiba o que fazer para manter seu fôlego em dia.

Você bem que tenta, mas anda faltando fôlego para praticar atividade física? Isto não é um bom sinal. Até porque, exercitar-se é fator primordial para alcançar uma boa qualidade de vida e o corpo dos sonhos. Mas, afinal, como podemos aumentar nossa capacidade respiratória? Quais as influências e os hábitos que comprometem nossa saúde? Quais os cuidados que devemos tomar para garantir o bom funcionamento dos pulmões?
Para quem não sabe, o fôlego está relacionado diretamente à sensação de falta de ar relatada pelas pessoas especialmente ao realizar atividades físicas. Aquelas que possuem um bom condicionamento físico, que praticam exercícios regularmente e possuem boa massa muscular terão mais fôlego para as atividades. Consequentemente, as pessoas que têm alguma doença pulmonar ou cardíaca, alterações musculares ou são sedentárias terão menos fôlego.
Existem, no entanto, alguns fatores que influenciam nossa capacidade respiratória e podem prejudicar o fôlego. “O tabagismo e a poluição, por exemplo, funcionam como agentes agressores do pulmão. Estas substâncias, quando aspiradas, provocam inflamações”, explica Dr. Oliver Augusto Nascimento, diretor de Assuntos Científicos da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
A boa notícia é que existem meios para aumentar a capacidade pulmonar. A prática regular de atividade física, por exemplo, é benéfica para a saúde respiratória, mas deve ser realizada de maneira correta para não trazer danos. Acompanhamento médico, temperatura e umidade do ar adequadas e o respeito aos limites do corpo são algumas dicas.
Quanto à onda de dieta que costuma tomar conta das pessoas devido à aproximação do verão, o especialista é taxativo: “Muitas pessoas, com a chegada do final de ano, apresentam o que pode ser chamado de síndrome do regime. Querem fazer tudo de uma vez e se esquecem de fazer as avaliações necessárias, colocando a saúde em risco”.
Além das atividades físicas, as doenças respiratórias também têm relação direta com o fôlego. Doenças como a asma e a DPOC são apontadas como as principais, mas a hipertensão pulmonar também pode causar problemas. Todas elas precisam ser tratadas e receber acompanhamento de um médico pneumologista.
Os maus hábitos também contribuem, e muito, para agravar e até desencadear problemas na saúde respiratória. O principal ainda é o cigarro, mas existem outros hábitos que podem prejudicar o pulmão.
A saúde pulmonar depende de alguns cuidados muito importantes. Em caso de sintomas respiratórios como tosse, catarro ou falta de ar, um médico deve ser procurado para fazer o diagnóstico e dar início ao tratamento, se necessário. O diagnóstico precoce diminui a progressão de doenças e melhora a qualidade de vida e o fôlego do paciente.

Nenhum comentário: