2.20.2013

10 DICAS PARA UM BARBEAR PERFEITO

10 dicas para um barbear perfeito

Não basta simplesmente passar a lâmina para retirar os pelos. Alguns cuidados são fundamentais para evitar irritações e lesões na pele.

Qual é a mulher que não gosta de beijar e fazer carinho num rosto lisinho? Por isso, homens que andam com a barba bem feita são tão apreciados. Geralmente, para os homens que não gostam de usar barba, retirar os pelos a cada dois dias, no mínimo, é mais que um ritual, é uma obrigação. Sem falar daqueles que precisam fazer a barba todos os dias por causa do trabalho, como os militares. O problema é que a maioria deles não sabe como retirar os pelos corretamente e acabam deixando a pele irritada ou sofrendo com os pelos encravados.

Se você é homem e sofre com este problema vai adorar as dicas abaixo. Se você não é, mas conhece ou convive com um, não vai perder a oportunidade de dar uma ajudinha e contribuir para mais um rosto lisinho no planeta.

1 – Antes de começar o barbear é imprescindível preparar bem o rosto. Limpe e hidrate com espumas que amaciam os pelos e permitem um deslizar suave e perfeito da lâmina.

2 – Se você tem pelos encravados, o ideal é fazer a barba logo após o banho com água morna. Caso prefira, também pode optar por colocar uma toalha quente no rosto e ficar com ela pelo menos um minuto. Mas tome cuidado com a temperatura da água, para não causar queimaduras.

3 – Quando estiver aplicando a espuma, faça movimentos contínuos, como os de uma leve massagem, por pelo menos um minuto. Isso vai suavizar a pele e amaciar e erguer os pelos, permitindo um barbear mais rente e com menos irritações.

4 – Para quem tem a pele do rosto muito sensível, o melhor é trocar de lâmina toda vez que for fazer a barba e depois usar um gel para acalmar a pele.

5 – Observe o sentido que seus pelos crescem. Comece pelas costeletas, depois vá para o rosto, o pescoço e as áreas ao redor da boca. Deixe o queixo por último, porque os pelos desta região demoram mais para amolecer.

6 – Para evitar cortes ou feridas na pele do rosto, durante o barbear, estique a pele com uma das mãos. Assim o barbeador, que estará na outra mão, deslizará com mais facilidade.

7 – Controle a mão e faça sempre movimentos curtos pressionando o menos possível a lâmina sobre a pele. Desta forma, os movimentos serão mais precisos e causarão bem menos irritações na pele.

8 – Depois de cada passagem de lâmina na pele é sempre bom retirar o acúmulo de pelos e de espuma. Isso facilita um barbear mais rente e evita falhas nos pelos do rosto.

9 – Após fazer a barba, lave o rosto e veja se alguns pontos ainda precisam ser “retocados” com a lâmina. Caso seja necessário, limite-se a passar a lâmina apenas no local para não causar irritações na pele. Não se esqueça de passar mais um pouco de espuma para barbear estas áreas novamente.

10 – Para finalizar, passe uma loção pós-barba sem álcool e hidratante. Os produtos à base de gel também são ótimos para acalmar a pele depois do barbear e ainda proporcionam um alívio refrescante.

Um comentário:

Rafael Oxn. disse...

Para quem pele sensível nada melhor que o bom e velho bepantol solução!

(o Calmanc da Roc tbm ajuda)