2.18.2013

Crise não abala a relação amorosa

Histórias de casais europeus que não deixam a relação cair pela crise

  • Na Espanha, um filho gerado na crise, enquanto na Itália, a vida segue em outro país
  • Entre casais gregos, planejar futuro vira missão
  • Em Portugal, a esperança é o Brasil
Valéria Maniero


O casal Nagore Mata e Juan Casalduero passeia, de mãos dadas, em Madri: desemprego e um filho a caminho
Foto: Fernando Sánchez / O Globo

O casal Nagore Mata e Juan Casalduero passeia, de mãos dadas, em Madri: desemprego e um filho a caminho
RIO — Era um vez uma crise que atingiu alguns países da Europa e derrubou PIBs e esperanças. Uma crise que destruiu postos de trabalho e fez disparar taxas de desemprego, tornando mais incerto o futuro dos mais jovens. Uma crise que marcará para sempre a história de Grécia, Portugal, Espanha e Itália. Os dois primeiros, aliás, tiveram que pedir ajuda financeira para tentar driblá-la. O terceiro não consegue dar emprego a mais da metade dos que têm menos de 25 anos. E o quarto, há muito tempo, tem uma dívida elevada. É uma crise sobretudo econômica, mas que acabou provocando ecos na política, impulsionando trocas de governo e de partidos no poder. E expôs a fragilidade das contas públicas de países que tinham se endividado demais e, depois, para melhorá-las, “pisaram no freio”, cortando gastos, elevando impostos e eliminando benefícios sociais. Também foi uma crise que colocou em xeque a credibilidade do próprio euro.
Mas teria sido ela capaz de afetar o amor? Quando a economia vai mal, a vida a dois pode continuar bem? Gregos, portugueses, espanhóis e italianos relatam como andam os relacionamentos em época de redução de salários, demissões, queda do poder aquisitivo e aumento das incertezas. Como enfrentam a crise, depois que a sensação de segurança e a estabilidade, virtudes que pareciam direito adquirido daqueles países — como se eles nunca fossem perdê-las e nós, aqui, jamais alcançá-las —, um dia, foram embora. Qual foi, então, a reação do amor?
Os italianos Giada De Angelis e Antonio Dell’Isola, por exemplo, falam sobre a solução que encontraram para terem uma vida melhor. Nagore Mata e Juan Casalduero, de Madri, receberam boas e más notícias nos últimos anos, e uma delas mudará para sempre a vida do casal da Espanha, país que tem a segunda maior taxa de desemprego de jovens da Europa. Só perde para a Grécia, onde vivem Emanouil Pantalos e a mulher Maria do Carmo Ferreira Pantalu, vítimas do agravamento da situação do mercado de trabalho. Richard Augusto Leitão Ferreira e Ana Olívia Figueiredo do Souto Cardoso, de Portugal, por enquanto vivem em países diferentes, mas logo estarão juntos — no Brasil, visto como uma terra de mais oportunidades.

Nenhum comentário: