2.16.2013

LAVE O CABELO DO JEITO CERTO


Xampu não é tudo igual, lavar em excesso pode deixar os fios ainda mais oleosos e até a água pode alterar o "humor" do seu cabelo. É o que dizem cabeleireiros e dermatologistas sobre a forma certa de limpar os fios.
O xampu precisa ser escolhido com cuidado. Para o cabeleireiro Robson Trindade, do salão Red Door, o uso de produtos orgânicos (sem sal, nem detergentes), que não fazem nenhum tipo de espuma, deixa as mulheres com cara de "capa de revista".

Leticia Moreira/Folhapress
Como escolher o xampu certo?
Como escolher o xampu certo?
"Os xampus considerados totalmente orgânicos (sem sal nem detergente em suas fórmulas, além de não conter outras substâncias como parabeno e silicone) podem deixar os cabelos com aspecto menos ressecado, pois usam agentes menos abrasivos. Eles são indicados para pessoas com cabelos muito ressecados e frágeis", diz a dermatologista Isabela Tavares, do Vita Check-Up Center.
A médica, porém, ressalta que o sal, usado para aumentar a viscosidade e a quantidade de espuma no xampu, não chega a prejudicar os fios.
"Esse negócio do sal é meio relativo", afirma Wesley Nóbrega, do Studio W Higienópolis. Para ele, a boa qualidade de um xampu é mais importante do que ter ou não sal. Além disso, deve ser escolhido de acordo com o tipo do cabelo (oleoso, seco ou com química) e do couro cabeludo (com caspa ou seborreia, por exemplo).
QUANTO MENOS, MELHOR
O dermatologista Marcelo Bellini diz que o problema não é o sal, mas sim a quantidade de xampu usada. "As pessoas usam muito, e ele deve ser usado somente uma vez por dia e em pouca quantidade". Ao dizer uma vez por dia, o dermatologista engloba tanto as pessoas que lavam o cabelo duas vezes em horários diversos, quanto as que aplicam o xampu duas vezes na mesma lavada.
Para ele, é melhor lavar os fios todos os dias da maneira correta, do que esperar dois ou três dias e passar o xampu várias vezes. E vale lembrar que excesso de espuma não significa cabelo mais ou menos limpo.
O dermatologista Davi Lacerda explica que para saber a frequência ideal de lavagem dos fios é importante conhecer o tipo de cabelo. Os lisos toleram melhor a lavagem diária, já os crespos ou cacheados podem quebrar com mais facilidade se lavados todos os dias. Para os crespos ele recomenda lavar apenas duas vezes por semana.
OLEOSOS
Além do ressecamento, usar xampu em excesso e esfregar o couro cabeludo com muita força pode aumentar a oleosidade natural dos fios --problema para quem já tem cabelos oleosos.
"Se você remover excessivamente a gordura do cabelo, o organismo vai tentar produzir mais sebo", explica Lacerda.

O dermatologista ensina como saber se um xampu faz bem ou não para o seu cabelo. Nas três primeiras lavagens já dá para notar a maciez (ou não) dos fios. Depois de dois ou três meses, se o cabelo está muito fragilizado e com pontas quebradiças (sendo que não foi feito nenhum processo químico nesse período), talvez seja melhor trocar de marca.
CREME
Nobrega, do W, diz que nos cabelos secos o condicionador pode ser passado no comprimento e nas pontas dos fios, já os mais oleosos pedem hidratação somente nas pontas. "O segredo é o enxágue para tirar todo o produto". Passar os dedos nos fios ajuda a retirar o produto.
Para o cabeleireiro, usar máscara de tratamento no lugar do condicionador, não é uma boa ideia. "Máscara só a cada 10 ou 15 dias. O uso contínuo causa o acúmulo desnecessário de produto nos fios e pode prejudicar na eficácia do produto".
O último truque para deixar os cabelos bonitos ainda no chuveiro é controlar a temperatura da água, que não pode estar acima de 30°C. Como saber: se o espelho do banheiro embaçar só um pouco e sair rapidamente, a temperatura está certa. Se, ao sair do banho, os espelhos estiverem completamente embaçados com o vapor suspenso no ar, é melhor abrir um pouco mais a torneira. Assim como o xampu com muito detergente, a água muito quente retira toda a gordura natural dos fios, deixando os cabelos mais ressecados.
Dicas simples que vão deixar os seus cabelos mais limpos sem danificá-los.

Já faz parte da nossa rotina. A gente entra no banho e lava os cabelos com xampu e, às vezes, condicionador. Mas, será que isso basta ou existem alguns segredos que podem fazer a diferença neste procedimento?

Confira algumas dicas que vão te fazer acreditar que lavar os cabelos demanda muito mais cuidado do que você imagina!

• Se possível, lave os fios em dias alternados. Caso a poluição e a oleosidade sejam excessivas, vale lavar diariamente.

• Aplique uma pequena dose de xampu. O ideal é que não ultrapasse o tamanho de uma ou duas moedas.

• Tome banho a uma temperatura em torno de 20 ºC. A água muito quente aumenta a oleosidade dos fios.

• O xampu deve ser usado uma única vez. Repetir a aplicação desidrata as madeixas.

• Massageie os cabelos suavemente com as pontas dos dedos, em movimentos verticais. Movimentos circulares estimulam a produção de gordura pelas glândulas sebáceas.

• Finalize com o condicionador. Aplique o produto com as mãos espalmadas, friccionando o produto entre elas.

• Jamais torça os fios e nem os desembarace embaixo do chuveiro. Isso pode arrancá-los.

Nenhum comentário: