2.18.2013

Saúde pública dos EUA e a quantidade de adoçantes nos refrigerantes

Autoridades de saúde pública pedem que FDA regule a quantidade de adoçantes em refrigerantes

  • Centros de estudo pedem medidas em função do aumento de consumo das bebidas, maior fonte de açúcar da dieta americana


Refrigerantes agora estão na mira das autoridades de saúde pública nos Estados Unidos
Foto: Spencer Platt / AFP

Refrigerantes agora estão na mira das autoridades de saúde pública nos Estados Unidos Spencer Platt / AFP
NOVA YORK - Um grupo de autoridades de saúde pública da maioria das cidades dos Estados Unidos está pedindo que a FDA, agência americana que regulamenta alimentos e medicamentos, passe a limitar a quantidade de adoçantes em refrigerantes e outras bebidas, argumentando que o consenso científico é que o nível de açúcares acrescentados nestes produtos não é seguro.
O grupo, coordenado pelo Centro de Ciência para Interesse Público e que incluiu departamentos de saúde pública de Boston a Los Angeles, disse que a FDA pediu em 1982 e em 1988 para que a segurança dos adoçantes fosse reavaliada se o consumo crescesse ou se novos dados científicos indicassem que ingredientes como xarope de milho com frutose e sacarose viessem a se tornar uma ameaça à saúde pública.
Em uma conferência na quarta-feira, o diretor executivo do centro, Michael F. Jacobson, disse que as duas condições foram encontradas e que a FDA seria obrigada a agir, já que estas bebidas são a maior fonte de açúcar na dieta americana.
- Para assegurar que açúcar não é toxina, eu uso uma colher de chá todos os dias e tenho certeza que não é um veneno. O consumo além do recomendado que está em curso nos Estados Unidos é o que nos preocupa - disse Jacobson.
O centro está pedindo que a agência voluntariamente imponha limites para os adoçantes em alimentos como cereais, snacks, e que faça uma campanha educacional para ajudar os consumidores a reduzir as substâncias na dieta.
.

Nenhum comentário: