2.19.2013

Tratamento para artrose

Pacientes com artrose já podem utilizar o colágeno em pó que pode ser muito útil para aliviar as dores e controlar a doença.
 Produto dentro do arsenal que temos para melhorar a saúde de pacientes com desgastes de cartilagem.
O  colágeno hidrolisado em pó é um medicamento  que melhora a saúde das células de colágeno da matriz celular, o que é importante para controlar os desgastes de cartilagem em decorrência da artrose. Com o seu uso contínuo, o colágeno hidrolisado se deposita no tecido articular promovendo a síntese de proteoglicanos e de colágeno endógeno.
Mundialmente o medicamento é utilizado para o tratamento da artrose, doença degenerativa progressiva que desgasta principalmente as articulações dos joelhos, quadril e dedos da mão e do pé - pode afetar também a coluna, e é uma das grandes causas de dor crônica mundialmente. O sache de 10 gramas contem  uma combinação de peptideos bioativos de colagênio (conhecido também como colágeno hidrolisado). Esta substância ajuda na regeneração do tecido de cartilagem, restaurando a flexibilidade das articulações. A eficácia está documentada em alguns trabalhos científicos, mas ainda carecemos de mais estudos de longo prazo no mundo e aqui no Brasil.

Existe algum efeito colateral do medicamento?
Não existem muitas descrições sobre eventos adversos, mesmo porque o medicamento é praticamente um suplemento, composto por aminoácidos que o corpo normalmente já produz. Até o momento somente alguns eventos adversos leves (como intolerância e desconforto gástrico) foram descritos, mas o número é ínfimo em virtude da composição natural do produto
A dose recomendada é de um sache de 10 gramas ao dia, dissolvido em água, ou até mesmo em sucos. Normalmente se utiliza o medicamento por 3 meses e avalia-se o resultado após esse tempo.
 
Referências biliográficas:
  1. McAlindon TE et al. Change in knee osteoarthritis cartilage deteced by delayed gadolinium enhanced magnetic imaging following treatment with collagen hidrolysate: a pilot randomized controlled trial Osteoarthrartis Cartilage 2011 apr; 19(4):399-405
  2. Curr Med Res Opin. 2008 May;24(5):1485-96. Epub 2008 Apr 15.

Nenhum comentário: