3.05.2013

Cirurgia plástica: Veja quais cuidados devem ser seguidos no pós-operatório

Rio -  Após se submeter a uma cirurgia plástica, o paciente precisa ter uma série de cuidados para obter um bom resultado. De acordo com o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti é de extrema importância que o paciente siga alguns cuidados para ter uma boa recuperação, por exemplo, não se automedicar, respeitar os dias e horários dos curativos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, consultar um nutricionista a fim de ter uma dieta balanceada, usar a cinta, sutiã ou outro material para o pós operatório, praticar exercícios físicos apenas após a liberação médica e, em caso de dúvidas, consultar seu médico.
Foto: Reprodução Internet
Alguns cuidados são essenciais para que se obtenha resultado após a cirurgia | Foto: Reprodução Internet
A drenagem linfática pode ser uma ótima aliada ao pós-operatório. “A drenagem reduz o acúmulo de líquidos nos tecidos e, conseqüentemente, o edema, proporcionando alívio para o paciente”, explica Ricardo Cavalcanti. O paciente só pode voltar a praticar exercícios físicos após 30 a 45 dias da cirurgia e também não pode haver exposição ao sol antes dos 60 dias operado.

Um bom resultado não depende apenas do cirurgião. É necessário que o paciente colabore e siga corretamente as orientações médicas. Deve-se aumentar a ingestão de líquidos como água, chás e sucos e evitar alimentos com potencial de alergia, como por exemplo, o trigo, milho, soja, amendoim, castanhas e frutos do mar. Além disso, é necessário que o paciente retorne ao consultório cerca de 5 dias após a cirurgia.

*Além de cirurgião plástico, Ricardo Cavalcanti é membro das Sociedades Brasileira e Norte-Americana de Cirurgia Plástica

SAIBA AINDA:  

E depois da plástica?


E depois da plástica
O culto ao corpo e à beleza construída tem levado muitas brasileiras à mesa de cirurgia. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), são realizadas 400 mil plásticas por ano no Brasil.
Publicidade

Essa banalização, entretanto, é um perigo, pois aparenta que as operações estéticas sejam um procedimento simples e isentas de qualquer risco. E para a pessoa obter um resultado satisfatório é necessário cuidado, principalmente depois da cirurgia.
A maioria dos prazos de acompanhamento médico pós-cirúrgico varia muito de acordo com o paciente, mas é necessário saber quanto tempo é preciso visitar o médico periodicamente. Acompanhar o pós-operatório é imprescindível para o sucesso da cirurgia.

"Para tornar a recuperação de uma intervenção mais breve e com resultados satisfatórios, a melhor solução é obedecer a recomenda- ção feita pelo profissional", afirma cirurgião Edmar Fontoura.
Caso a pessoa não siga corretamente as orientações, o resultado pode ser prejudicado. É o caso de Carina Almeida, 29 anos, que fez lipoaspiração de abdômen. "Na cirurgia ocorreu tudo bem. Mas logo depois, eu não dei muita importância para as recomendações do médico e não usei a cinta indicada. Conclusão: ficaram algumas dobras na região operada", conta Carina.
Depois de uma cirurgia plástica, o desejo que norteia qualquer pessoa é sem dúvida conhecer o mais rápido possível o novo visual. "Entretanto não podemos deixar de lembrar que toda e qualquer cirurgia, seja uma plástica ou não, exige um período de recuperação que é regido por cuidados simples e eficientes, que devem ser seguidos rigorosamente. Quanto mais esses cuidados forem seguidos, mais rápido será o período de recuperação. Assim, além de todos as regras estabelecidas, todo tipo de procedimento cirúrgico, exige um tempo de recuperação e de retorno ao consultório médico", diz o especialista.
Para lhe orientar, o Cyber Diet te dá 20 dicas para tornar a recuperação mais satisfatória e agradável para a paciente:
1. Informe-se com o médico sobre as restrições e limitações que envolvem cada etapa da operação a ser realizada. Assim, você assimilará melhor o período pós-operatório e não ficará ansioso.
2. O calor pode aumentar o inchaço e afetar o pós-operatório. É fácil resolver: providencie um aparelho de ar-condicionado ou mesmo um ventilador, fique longe das saunas seca e à vapor e deixe o ambiente de repouso ventilado, para seu maior conforto.
3. Diminua a ingestão de sal, que favorece a retenção de líquidos, e perceberá como os inchaços desaparecem mais depressa.
4. Quando indicado pelo médico, o uso de vitaminas e suplementos alimentares favorece a multiplicação das células e ajuda o organismo a se recuperar mais depressa.
5. Nas primeiras duas semanas após uma operação para colocação de próteses no bumbum, mantenha o uso da cinta cobrindo toda a região glútea. A cinta comprime a área operada e impede o inchaço, além de evitar o surgimento de hematomas e favorecer o processo de cicatrização.
6. Nos primeiros dias após um lifting facial, não mexa exageradamente a musculatura da face. Da mesma forma, não é recomendável comer alimentos sólidos que exijam muita mastigação, porque este é um exercício que força toda a área operada.
7. Para diminuir o inchaço do rosto, dez dias após a cirurgia é recomendável realizar sessões de drenagem linfática, na própria clínica onde foi feita a operação. Essa medida ajuda a pele a retornar mais rapidamente ao seu estado natural.
8. Para quem reduziu o tamanho das mamas faça cinco minutos de massagem por dia em cada seio com o auxílio de cremes compostos à base de rosa mosqueta, por exemplo. Além disso, uma lâmina de silicone usada entre o seio e o sutiã evita que a cicatriz fique alta e também a auxilia a desaparecer mais rapidamente.
9. Para quem colocou silicone nos seios, use um sutiã liso durante os primeiros cinco dias, pois ajuda a deixar os seios menos sensíveis, inclusive durante o sono.
10. Após uma lipoaspiração, evite permanecer sentado o tempo inteiro e não use calcinhas com as laterais muito finas. Essas duas atitudes evitam a formação de dobras como sulcos na região operada.
11. Para prolongar os resultados da plástica, é importante conservar a pele do rosto bem tratada, com hidratantes que mantém seu viço e elasticidade. Vale lembrar que é proibido freqüentar a praia ou piscina por pelo menos duas semanas. Nesta fase, a exposição direta ao sol pode trazer conseqüências irreversíveis na região operada.
12. Dormir com travesseiro alto durante as primeiras semanas após uma rinoplastia (operação de nariz) alivia o desconforto e ajuda a reduzir o inchaço do nariz.
13. Após uma otoplastia - para eliminar orelhas de abano - adote uma faixa de contenção durante um mês. E, por favor, fuja dos óculos com hastes apertadas.
14. A faixa de contenção também é uma alternativa para quem retirou a papada: a pele volta mais depressa ao lugar.
15. Analgésicos e antiinflamatórios podem ser receitados pelo médico em certos casos para minimizar algum tipo de desconforto. Obedeça a dosagem prescrita pelo profissional e os horários de ingestão recomendados, para que o tratamento possa ser abreviado e não seja necessária uma prorrogação.
16. Comunique imediatamente ao cirurgião qualquer tipo de sintoma que possa parecer estranho ou não tenha sido descrito pelo especialista durante as consultas preliminares. Não esconda dele dados importantes - como a ingestão de algum medicamento alternativo, de bebidas alcoólicas ou mesmo de outras substâncias.
17. Compareça a todas as consultas de acompanhamento determinadas pelo cirurgião e, também, às sessões de drenagem linfática com massagista especializada. Seguir o tratamento à risca é meio caminho para a recuperação.
18. Compressas simples de gaze, com cubinhos de gelo feitos com soro fisiológico, durante as primeiras 48 horas após a realização de uma blefaroplastia (cirurgia de pálpebras), são especialmente benéficas para diminuir o edema provocado pela operação. Máscaras prontas, daquelas que devem ficar guardadas na geladeira, fazem o mesmo efeito, além de gerar uma ótima sensação de alívio e bem-estar.
19. Em abdominoplastia é proibido esticar o abdômen. Ao deitar, prefira fazê-lo de barriga para cima e sempre flexionando o joelho. Dormir de lado e de bruços, nem pensar. Mas o banho fica liberado 48 horas após a operação. Esses cuidados ajudam o paciente a conquistar um novo contorno corporal, sem nenhuma protuberância desagradável.
20. Disciplina é tudo. Organize-se antes da operação para não ficar estressada ou preocupada com detalhes domésticos ou assuntos de trabalho num período em que você e seu corpo devem ser a prioridade. Lembre-se: depois da alta, você tem a vida toda pela frente para aproveitar o seu novo visual.
Por:
Luana Godoy
Agência MBPress

Nenhum comentário: