3.13.2013

Coçar os olhos e ler no escuro ou deitado podem prejudicar a visão

Cerca de 80% das informações que recebemos chegam pelos olhos.
Ideal, é não apagar luz para usar computador ou ver TV.

Do G1, em São Paulo
A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, já que cerca de 80% das informações que recebemos chegam pelos olhos.
Alguns hábitos corriqueiros, como coçar a vista e ler no escuro ou deitado, podem ser prejudiciais à visão.
Ler com o livro muito perto pode forçar o cristalino (espécie de diafragma do olho) e favorecer a miopia. Também pode ser um sinal de que a pessoa já sofre de algum problema de refração. A distância mínima ideal é de 30 cm, segundo o oftalmologista Samir Bechara, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Já ler deitado propicia um achatamento dos olhos, o que é ruim para a saúde deles. E ler no escuro dilata a pupila e causa desconforto. Por isso, o melhor é não apagar a luz para usar o computador ou ver TV. Você corre o risco de se cansar mais e ficar com dor de cabeça.
No caso de ler em um veículo em movimento, como carro, ônibus, trem ou metrô, há um maior esforço dos músculos dos olhos para mantê-los paralelos, o que pode provocar desconforto e favorecer o estrabismo.
Visão (Foto: Arte/G1)


Outra dica que o Bem Estar deu nesta sexta-feira (9) foi usar óculos de proteção ao manusear produtos químicos ou ferramentas. Mesmo para pequenos reparos em casa, como uma martelada na parede ou um furo com furadeira, utilize os óculos.
Os modelos mais baratos custam a partir de R$ 2,30. Use-os também ao mexer com solda (a luz pode queimar os olhos) e maçarico. Os óculos protegem, ainda, em esportes com bola e na natação.
Já no caso de produtos químicos, se alguma substância cair nos olhos, lave-os imediatamente antes de ir ao hospital, pois isso evita lesões graves.
Em relação à crianças, afaste produtos de limpeza do alcance delas e tome cuidado com brincadeiras com estilingue, dardo, flecha e pega-varetas, comuns agora nas férias.
Nunca coce os olhos: lave-os. Ao esfregá-los, você pode ferir a região e até causar uma deformação progressiva na córnea, chamada ceratocone, que desencadeia astigmatismo e deixa os olhos em formato de cone na parte frontal.
O programa falou, ainda, sobre uma campanha da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca) para detecção precoce de retinoblastoma, um tipo de câncer nos olhos. Uma simples foto com flash é capaz de revelar essa doença grave, e a chance de cura chega a 90%. Quando tem a doença, o olho aparece com uma mancha branca, reflexo do tumor.
A médica Ana Escobar também disse que, até os dois meses de idade, o bebê pode ser um pouco estrábico, porque os músculos dos olhos ainda estão um pouco frouxos.
Para evitar problemas de visão em geral, a recomendação é procurar um especialista uma vez por ano ou a cada dois anos. Além disso, não se deve usar, sem orientação médica, colírios que contêm remédio na formulação.
Veja abaixo o resultado da nossa enquete:
Enquete visão (Foto: Reprodução)


 
tópicos:

Nenhum comentário: