O verão ainda não acabou, mas já é hora de começar a reparar gradualmente os estragos provocados pelo sol. O rosto e o colo normalmente são as áreas mais expostas e por isso requerem cuidados especiais. A hidratação deve ser feita diariamente e com produtos específicos para essa região, que costuma ser mais sensível.

Mas, se você acha que sua pele está seca, com a aparência opaca ou com rugas e linhas de expressão mais fortes do que deveriam, é hora de um tratamento intensivo, como a aplicação de uma máscara facial. esse é um dos segredos de beleza da modelo e apresentadora Carol Ribeiro, 33. ''Sempre que sinto que a pele está precisando de um cuidado especial, uso o Triple Oxygen, uma máscara que você põe no rosto e, em cinco minutos, a pele fica revigorada", conta.

Já a modelo Carol Trentini opta por uma linha mais natural. ''Faço compressas de chá de camomila quando percebo que a pele está cansada.'' O uso de fórmulas caseiras, no entanto, nem sempre é eficaz e muitas vezes pode provocar resultados desastrosos.

A dermatologista Claudia Sá, do Rio de Janeiro, adverte: ''Produtos feitos em casa – principalmente os que contêm ingredientes de origem vegetal – podem provocar alergias, queimaduras ou manchas quando a pessoa se expõe ao sol após a aplicação. O ideal é usar sempre cosméticos dermatologicamente testados.''

Entre os produtos disponíveis no mercado, já existem os multifuncionais, que, além de hidratar, também limpam, promovem uma esfoliação e até agem contra a acne e os cravos. Alguns deles também possuem na composição agentes antioxidantes, que previnem o envelhecimento. O ideal é usá-los uma vez por semana até que a pele recupere o viço.