3.14.2013

Lipoaspiração não garante perda de peso

Lipoaspiração,mais conhecida como lipo, não é um procedimento de perda de peso, mas de contorno corporal. Muitas pessoas que se submetem a essa intervenção acreditam que terão seus problemas com a balança resolvidos, mas estão enganadas. Pesquisadores da University of Colorado School of Medicine, nos Estados Unidos afirmam que a lipo não evita que a pessoa engorde novamente, mas geralmente a gordura volta em outras partes do corpo.
Segundo os pesquisadores, depois um ano os pacientes analisados apresentaram retorno da gordura em outras partes do corpo, em especial no superior abdome, em volta dos ombros e tríceps do braço. Robert H. Eckel, um dos autores da pesquisa, afirma que essa descoberta é muito importante para comunidade científica. "O fato de que a gordura é devolvida é de grande interesse para nós, como cientistas. Ele suporta a idéia de que os níveis de gordura corporal são muito bem regulados por mecanismos que ainda temos para descobrir", diz.
Para os cientistas, a retirada repentina de gordura desregula o corpo, o que afeta o cérebro. “Achamos que o cérebro, de alguma forma, sabe o quanto de gordura tem no corpo e responde de forma a regular o peso. É por isso que a prevenção da obesidade é tão importante”, afirma Eckel.
Os pesquisadores ressaltam que não estão querendo dizer às pessoas para desistir da cirurgia. Pelo contrário, eles apenas lembram que ela não é uma cirurgia de redução de peso, mas destacam os benefícios da mesma. "Apesar de a gordura poder voltar, seu benefício de forma estética é mantido e as pessoas que se submetem a ela têm sido muito felizes com os resultados de sua cirurgia", completa Robert Eckel.
Fonte: UPI,

Nenhum comentário: