3.25.2013

Missa do Papa na Jornada da Juventude no Rio será em Guaratiba

Bento XVI celebrará cerimônia para jovens peregrinos na Zona Oeste.
Segundo prefeito Eduardo Paes, local foi escolhido por ter melhor logística.

Renata Soares Do G1 Rio
39 comentários
Organização da Jornada Mundial da Juventude realizou coletiva na manhã desta quarta-feira (28) (Foto: Renata Soares/G1)Organização da JMJ 2013 realizou coletiva na
manhã desta quarta (28) (Foto: Renata Soares/G1)
A missa do papa Bento XVI na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai reunir milhões de jovens católicos do mundo inteiro no Rio, em julho de 2013, será em Guaratiba, Zona Oeste da cidade. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pelo prefeito Eduardo Paes.
"O Vaticano já aceitou o lugar. Dom Orani já tinha apresentado a proposta e o Papa gostou", garantiu Paes, sobre o local para o principal evento da JMJ 2013, nesta manhã, no Centro.
De acordo com Paes, a cerimônia para os jovens peregrinos será realizada pelo papa Bento XVI em duas propriedades na região de Guaratiba, pouco depois da estação Mato Alto do BRT Transoeste. As duas propriedades juntas, ainda segundo Paes, têm 3,5 milhões de metros quadrados e capacidade para abrigar até 4 milhões de pessoas.

O local da missa do Papa estava indefinido após o governo federal vetar, em outubro, a Base Aérea de Santa Cruz, também na Zona Oeste, que já tinha sido anunciada como parte do roteiro.
"Nós já vínhamos negociando isso há cerca de 30 dias e lá vai ser melhor pelo ponto de vista logistico, de mobilidade e de tantas pessoas que vão para aquele local. Então nos já estamos trabalhando em cima dos planos de mobilidade e segurança e algumas intervenções serão necessárias", afirmou o prefeito, que não descarta a interdição de um trecho da Transoeste para a realização do evento.
Além da missa do Papa, em 28 de julho, o local em Guaratiba vai receber também a vigília da JMJ 2013, no dia 27. A organização trabalhará com a estrutura de lotes e ruas que contarão com banheiros, postos médicos, alimentação, torre de segurança, telões, além de bebedouros e tendas de adoração.
Segundo encontro preparatório
Duzentos e dez delegados de 76 países estão no Rio para o segundo encontro preparatório da Jornada Mundial da Juventude. A abertura do evento foi uma missa na igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, celebrada pelo arcebispo do Rio Dom Orani João Tempesta. Na celebração foi lida uma carta dos pais de uma das intercessoras da jornada, a beata Chiara Luce, uma jovem italiana, que morreu aos 18 anos e foi beatificada em setembro de 2010.

Até esta quarta os delegados discutem a programação e a organização da JMJ. Dom Orani clamou mais uma vez pela ajuda dos voluntários. O cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Conselho dos Leigos, afirma que ainda mais importante do que a organização da jornada é a preparação do espírito, corações abertos para Jesus.
A cidade também vai receber uma grande exposição de arte sacra. São 50 obras dos séculos XV ao XIX, de artistas como Michelangelo e Leonardo da Vinci.
Marcelo Bedeschi, que esteve com o Papa João Paulo II na preparação de todas as Jornadas Mundiais da Juventude, explica que a exposição é uma forma de chamar atenção de mais jovens para a igreja. Para especialistas, esta é a mais importante exposição de arte sacra do mundo.

Nenhum comentário: