3.31.2013

Natação no mar é uma boa

Natação no mar para manter a boa forma

A natação é um dos esportes mais completos que existe e pode te ajudar a eliminar mais de 500 calorias quando é praticada no mar!

Num país como o Brasil, cujo litoral se estende por quase oito mil quilômetros, não é difícil pensar em desenvolver uma atividade na praia na tentativa de entrar em forma para o verão. Analisar as opções de atividades que podemos fazer e que condiz com o nosso nível de condicionamento físico e ânimo pode ser a oportunidade que faltava para unir o útil ao agradável, não acha? E uma das alternativas para quem vai à praia com mais frequência é sem dúvida a natação no mar. Em 1 hora de atividade, você perde cerca de 550 calorias.

Para praticar esta modalidade, é necessário ter certa experiência. O ideal é nunca fazer isso sozinho, o melhor é contratar um especialista para acompanhá-lo. Hoje, não é difícil encontrar profissionais de Educação Física especializados neste tipo de atividade. Como o risco de acontecer acidentes no mar é muito maior do que quando se está nadando em piscina, a experiência faz a diferença. Para os iniciantes, o ideal é encontrar uma praia mais tranquila, que tenha o mar mais calmo e seguro.

Todo mundo sabe que a natação é um esporte que trabalha o corpo todo, principalmente o sistema cardiorrespiratório. Quando praticada no mar, ela exige muito dos braços, é verdade, mas, além disso, proporciona uma integração com a natureza e aumenta a possibilidade de melhorar o humor, o astral e a alegria.  Há quem diga, inclusive, que a salinidade e a radiação solar têm efeito medicinal.

Veja alguns cuidados necessários para a prática do esporte:

- Manter uma boa alimentação é tão importante quanto hidratar o corpo e fazer uso de um bom protetor solar. É bom evitar o horário em que o Sol esteja muito forte.

- Procure uma praia tranqüila e nade apenas quando o mar apresentar condições favoráveis, como pouca onda e correnteza.

- Avise ao salva-vidas que você irá nadar. Eles podem orientar quanto às condições do mar e a marcação da distância entre postos ou marcos que servirão de referência.

- As nadadeiras estão entre os itens indispensáveis. Usar uma touca de natação com cor forte para que seja visualizado facilmente também é importante.

- Fique atento ao mau tempo.

- Nade sempre paralelamente à areia e nunca em direção ao mar aberto.

- Faça um bom alongamento antes e depois de nadar. Caminhar por uns 20 minutos para aquecer antes de entrar no mar pode evitar as cãibras.

- Entre devagar, molhando as partes do corpo lentamente.

Nenhum comentário: