3.23.2013

O que as mulheres querem dos homens

 

Elas chegaram ao comando da família, das empresas, do país. Aos homens, cabe inventar para si mesmos uma nova identidade, que permita acompanhá-las

MODERNO Homem com bebê no colo. Eles acompanharam as mudanças femininas e estão mais presentes na vida familiar (Foto: Christian Parente/ÉPOCA; Produção: Cuca Elias)
>MODERNO
Quando a escritora americana Betty Friedan escreveu a obra que inspirou a mulher que conhecemos hoje – independente, forte, ambiciosa –, queria dar voz a um sentimento que percebera entre os milhões de donas de casa que suspiravam de tédio nos lares americanos. Era uma infelicidade que beirava o desespero, resultado de personalidades que não cabiam apenas na função de doméstica e mãe. À ideologia que justificava o limitado papel social da mulher, Betty deu o nome de mística feminina, expressão que virou título de sua obra. Publicado em 1963, o livro The feminine mystique desencadeou a forma moderna do feminismo. Exatos 60 anos depois, todas as mulheres têm hoje um pouco de Betty Friedan. Carregam a ousadia – agora nada ousada, mas um direito – de viver seu potencial.
>> Que homem passa no teste? 
>> Onde eles e elas se encontram
Os homens foram os primeiros a sentir os reflexos dessa mudança. Não é possível ser um bom companheiro de jornada sem envolver-se com as novas circunstâncias que acompanham a vida da mulher – e sem deixar-se transformar por elas. Os homens aceitaram o desafio e estão em plena reinvenção. Mas estão confusos, perdidos, sem saber que papel lhes cabe agora. Esse diagnóstico é repetido pelos especialistas brasileiros e estrangeiros ouvidos por ÉPOCA.
>> O que querem as mulheres?
A tentativa de conquistar o novo coração feminino pode ser frustrante – para eles e para elas. As mulheres, sob o efeito de certo deslumbramento com a autonomia e o poder conquistados, impuseram uma longa lista de pré-requisitos ao parceiro ideal. Mostram-se atraídas por homens que conservam algo de dominador, característica sugerida pelo sucesso na carreira e pela ambição. Ao mesmo tempo, querem um companheiro sensível, capaz de deixar transparecer suas emoções. Para os homens, restou o desafio de calibrar esses dois aspectos. Para as mulheres, o jeito é readequar as expectativas a homens reais, não ideais.
>> E.L. James diz que sua trilogia erótica ajuda as jovens a escolher melhor os parceiros   
Em casa, eles nunca foram tão íntimos das tarefas domésticas. Assumiram com satisfação responsabilidades maiores na criação dos filhos. As estatísticas sugerem, porém, que a realidade ainda não é tão diferente do que foi. Grande parte das atribuições domésticas continua a cargo delas, porque a maioria dos homens ainda acha que sua única função é prover. Essa postura transparece na velha filosofia de empresas, que não adotam rotinas flexíveis, que permitam aos funcionários participar da vida da família. As pesquisas mostram que cada vez mais homens se ressentem do conflito trabalho versus vida pessoal.
>> Como Rômulo Sousa ganha dinheiro ensinando homens tímidos a se aproximar das mulheres

A jornada dupla feminina acontece mesmo em famílias em que a mulher é responsável pela principal fonte de renda. Influenciadas por antigos estereótipos de maternidade, muitas assumem mais responsabilidades domésticas que a jornada de trabalho permite. Querem compensar o “desconforto” causado no parceiro pela troca de papéis. Ganhar mais que eles ainda é tabu – para eles e para elas.
>> A guerra dos sexos acabou? 

A reportagem especial na edição de ÉPOCA que chega às bancas neste sábado é um levantamento do que as novas mulheres buscam no homem e dos obstáculos que eles enfrentam em sua reinvenção. Um pequeno guia que visa à compreensão mútua e às relações harmoniosas entre homens e mulheres, num espírito que o poeta Vinícius de Moraes entenderia: que nos perdoem os preguiçosos e os machistas, mas a cooperação em casa é fundamental.

Nenhum comentário: