3.17.2013

Pele madura precisa de maquiagem específica para não ressaltar rugas

Stylist ensina como preparar corretamente a pele e valorizar a beleza

por Marianna Feiteiro
Pele madura precisa de maquiagem específica para não ressaltar rugas title=
A maquiagem para mulheres mais velhas tem de ser feita muito cuidadosamente, em especial na área dos olhos. Isso porque o uso exagerado de produtos pode acabar evidenciando as linhas de expressão ao invés de camuflá-las.
Segundo o stylist Ricardo Moreno, da RM Trends, a pele deve estar sempre muito bem preparada. “O primeiro passo é escolher produtos com princípios ativos de tratamento que hidratem e protejam a pele. Não abra mão de protetores solares e cremes faciais”, indica.
A rotina básica de maquiagem deve começar com o uso do primer, que fecha os poros e impede que a pele fique com aspecto craquelado. Em seguida, deve ser aplicada a base acompanhada do corretivo, se necessário, da máscara para cílios e de um blush suave e leve, além, é claro, do batom. “As bases e corretivos líquidos dão mais viço à pele, por isso são mais indicados. Os compactos ou em pó costumam acumular nas linhas de expressão e não deixam o visual claro e limpo”, explica o maquiador. A dica é usar uma base fina cor da pele, de preferência oil free, aplicada com um pincel de microfibra para garantir homogeneidade.
A sombra clara é recomendada para levantar o olhar, já que não pesa, e deve ser complementada com uma máscara de boa qualidade. Para quem tem os olhos caídos, o lápis na linha d’água ou o rímel na parte inferior dos olhos é proibitivo, pois acentuam ainda mais essa característica. A indicação é esfumar o lápis ou sombra na parte de fora dos olhos, rente aos cílios, e dar preferência aos tons de bege e marrom.
Na boca, evite os batons muito cremosos, que marcam os sulcos dos lábios. Prefira os produtos sem brilho e de tons rosados ou terrosos, que são as pedidas da estação. “Os lábios maduros, assim como a pele, precisam de resgate de viço, por isso é importante hidratar sempre”, recomenda Ricardo.
Na hora de remover a maquiagem, passe o demaquilante no rosto e olhos, lave o rosto com sabão líquido e, por fim, tonifique e hidrate a pele de acordo com o tipo.

  • Créditos: Shutterstock

    Designer de sobrancelhas ensina truques para disfarçar falhas

    As sobrancelhas fazem toda a diferença no rosto e são capazes de harmonizar ou simplesmente acabar com o visual. Por isso, quem sofre com falhas costuma ter problemas para conseguir sobrancelhas bonitas. Mas não é muito complicado conquistá-las. Leia também: Óculos ideal não pode formar “segunda sobrancelha”; veja como escolher Base, pó e blush com [...]
  • franja-formato-ideal

    Escolha o tipo certo de franja de acordo com seu formato de rosto

    Cortar a franja é uma ótima opção para quem quer dar uma melhorada no visual sem passar por uma transformação drástica. Ela pode emoldurar o rosto, esconder partes indesejadas, disfarçar ou salientar o formato do rosto, dar mais movimento e leveza ao cabelo e até interferir na expressão. Por outro lado, uma franja não adequada [...]

Leia também:
Cuidados simples ajudam a retardar o envelhecimento da pele
Coaching de beleza ensina como rejuvenescer 10 anos em três meses
Ginástica facial ajuda a manter tonicidade dos músculos

Nenhum comentário: