3.24.2013

Receitas médicas ilegíveis

Abaixo-assinado Contra as receitas médicas ilegíveis

Para:Congresso Nacional do Brasil

Tragédia anunciada.
No Brasil, vivemos em um ambiente de risco ao bem-estar, a saúde e a vida dos cidadãos em função de uma atitude que, apesar de ferir o código de ética da classe médica, é rotina na dispensação de medicamentos. Referimo-nos a prática danosa de muitos médicos em, ainda nos dias de hoje, preencher receituários médicos com letras ilegíveis tornando a leitura das prescrições um exercício perigoso que pode provocar a dispensação de um medicamento com concentração errada, ou mesmo dispensação de medicamento totalmente diferente do receitado. Casos sobram na rotina das farmácias e dos hospitais onde clientes, consumidores, balconistas e farmacêuticos não conseguem interpretar os sinais e rabiscos tidos como letras.
Por um lado, a própria classe médica entende que receitas desse tipo não são condizentes com a correta prática médica. Por outro lado, a própria legislação assegura a não dispensação de qualquer medicamento quando em receita ilegível. Então, como ainda convivemos neste cenário de alto risco?
Fato é que, quando a interpretação se torna impossível, pelo menos, os riscos diminuem; o medicamento não é entregue.
Problemas há quando tais sinais e rabiscos levam os profissionais a uma interpretação errada. Um erro que pode causar dano ao usuário do medicamento, podendo conduzi-lo, inclusive ao óbito.
Este abaixo assinado tem por objetivo sensibilizar os médicos e as autoridades deste país a tomarem medidas realmente efetivas que, de uma vez por todas, acabem com esta prática danosa de prescrever com letras ilegíveis as receitas médicas.
Caso você tenha a disposição de se engajar conosco nesta cruzada pela defesa da saúde dos usuários de medicamentos do Brasil, participe de nosso abaixo-assinado.

Os signatários

O Abaixo-assinado Contra as receitas médicas ilegíveis, para Congresso Nacional do Brasil foi criada e escrita pela comunidade Blog Profissão Farmacêutica.
Este abaixo-assinado encontra-se alojado na internet no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para abaixo-assinados (petições públicas) online.
Caso tenha alguma questão para o autor do abaixo-assinado poderá enviar através desta página de contato

Nenhum comentário: