4.02.2013

MITOS SOBRE A PELE

3 mitos sobre a pele

Tudo o que você precisava saber para manter sua pele linda, jovem e saudável.

 A nossa pele é como se fosse a vitrine do nosso corpo. Quando ela está bem tratada, todos reparam. Mas, quando o contrário acontece, não existe maquiagem que dê jeito. Mas, será que a aparência da nossa pele se resume somente a estar bonita ou feia ou há muitos segredos sobre ela que ainda não desvendamos?

Mitos sobre a pele:

Hidratação da pele
Ao contrário do que costumamos fazer, a hidratação do rosto deve ser contínua e não apenas em ocasiões esporádicas, quando sentimos que a pele está ressecada. A pele deve ser hidratada sempre e isso serve para todos os tipos de pele, desde que seja escolhido o creme ideal para o seu próprio rosto.

Banhos quentes e demorados
Mesmo nos dias mais frios, tomar banhos quentes e demorados não são hábitos recomendáveis. Esta prática resseca a pele e a impede de fazer uma renovação celular com a mesma frequência que faria se tivesse tomando banho com água em temperatura ambiente.

Dormir maquiada
Todo mundo já está cansado de saber que dormir de maquiagem prejudica muito a saúde da pele, mas ainda assim há quem não se lembre ou não tenha paciência para lavar o rosto depois da balada.  Esta prática deixa a pele congestionada e irritada. É bom lembrar que a renovação celular acontece enquanto estamos dormindo, portanto, se estivermos com a pele coberta por maquiagem ou carregada de óleo e poeira, ela fica super prejudicada.

Saiba ainda:
Dermatologistas das estrelas desvendam mitos sobre a pele
Antes de sair por aí fazendo loucuras para ficar com a pele jovem e bonita por mais tempo, é importante saber diferenciar o que é lenda e o que deve ser realmente levados a sério na hora de cuidar da pele
Quando os cuidados com a pele começam cedo, os problemas tendem a surgir mais tarde. No entanto, antes de fazer loucuras em nome da beleza da cútis, é importante saber diferenciar a ficção da realidade na hora de apostar em produtos e rituais aparentemente milagrosos.

Para ajudá-la a confrontar os mitos e verdades relacionados à cútis, fomos esclarecer com os dermatologistas de estrelas, como Ana Hickmann, Regina Duarte e Hebe Camargo, o que é lenda e o que deve ser realmente levado a sério na hora de cuidar da pele. Confira:

Lavar o rosto muitas vezes ao dia para combater oleosidade
MITO. Se você recorre com frequência à água e ao sabonete para conter o aspecto brilhante da pele oleosa, mude seus hábitos o quanto antes, pois lavar o rosto mais de duas vezes ao dia pode aumentar ainda mais oleosidade da cútis. "Quando o manto lipídico é frequentemente removido, a produção de sebo se torna maior, desencadeando um efeito rebote", explica Jardis Volpe, dermatologista, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e queridinho das atrizes Regina Duarte e Maria Fernanda Cândido e da apresentadora Adriane Galisteu.


Comidas gordurosas aumentam a predisposição à acne
VERDADE. O consumo exagerado de gordura pode piorar o quadro de espinhas no rosto de quem convive com o problema. “Ela aumenta o Ômega-6, que gera inflamação no organismo e também na pele”, diz Jardis.


Os cravos aparecem quando não limpamos bem a pele
MITO. Os indesejáveis cravos que aparecem em maior quantidade na chamada zona T do rosto (testa, nariz e queixo) não são causados pela sujeira, mas sim pelo excesso de sebo da pele. Por isso, quando há um acúmulo de sebo dentro de um poro, ele entra em contato com o ar e escurece, formando o famoso ponto preto. “Por essa razão, os cravos indicam uma pele com propensão à acne, e não suja", resume.  


A partir do Fator de Proteção Solar 30, todos os protetores são iguais
VERDADE. Protetores solares com Fator de Proteção Solar acima de 30 apresentam praticamente o mesmo grau de proteção solar. As fórmulas com fatores como 50 ou 90 fazem a diferença apenas em pessoas com doenças de pele ou alta sensibilidade ao sol.

Banhos muito quentes fazem mal à pele
MITO. Apesar de ressecarem a pele, os banhos muito quentes - ao contrário do que muitas pessoas imaginam - podem sim fazer bem a cútis. Devido à alta temperatura da água, eles relaxam, ativam a circulação, devolvem temporariamente o viço da cútis, dão um bonito rubor às faces e ainda afinam a pele grossa dos pés, joelhos e cotovelos. "Por tudo isso, eu não proíbo ninguém de tomar banhos quentes, mas recomendo uma hidratação profunda com hidratantes à base de Ureia e Silicone", ressalta Lígia Kogos, dermatologista de estrelas como Wanessa Camargo, Ana Hickmann, Hebe Camargo, João Doria Jr. e Kaká.


Usar maquiagem todos os dias estraga a pele
MITO. A maquiagem só estraga as células quando não é adequada para o tipo de pele e nem removida por completo, com produtos específicos.


Bronzeamento artificial causa os mesmos danos que a luz solar em excesso
VERDADE. Apesar de proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o bronzeamento artificial ainda é procurado com frequência por muitas mulheres, mas a verdade é que ele pode causar mais danos à pele do que a exposição excessiva à luz solar, como o envelhecimento precoce, manchas brancas e escuras, perda de elasticidade, rugas, ressecamento, formação de pequenos vasos, lesões pré-cancerosas e câncer de pele. “As máquinas de bronzeamento emitem raios ultravioleta do tipo A (UV-A) em quantidades bem maiores que as emitidas pelos raios solares. Além disso, o bronzeamento artificial aumenta o risco de incidência de câncer em regiões que, normalmente, são pouco expostas ao sol, como as pernas", alerta Lígia.


Loções tônicas são um desperdício de tempo e dinheiro
MITO. Uma rotina de cuidados com a pele deveria começar incialmente com uma loção tônica, pois o produto é capaz de remover completamente os resíduos presentes na pele, além de equilibrar o pH da cútis. Se você achar que o tônico irrita a sua pele, provavelmente é porque ele contém álcool. Sendo assim, opte por um produto sem a substância.


Esfoliação limpa profundamente a pele
MITO. Esfoliar não significa limpar a pele, pois os cremes esfoliantes não promovem a limpeza profunda dos poros. Por isso, o processo de remoção de impurezas continua sendo importante, sobretudo em tratamentos faciais. "A limpeza completa dos poros só pode ser feita com produtos que contenham ácido salicílico na composição que também evitam o acúmulo de sebo", indica Jardis.


Hélice Comunicação
Terra

Nenhum comentário: