4.14.2013

ALIMENTOS FUNCIONAIS CONTRA O CÂNCER DE MAMA

Alimentos funcionais contra o câncer de mama

Veja uma lista que atua na prevenção e na cura deste mal que atinge grande parte das mulheres em todo o mundo.

Uma das grandes preocupações quando se trata da saúde da mulher é em relação ao câncer de mama. Este tipo de câncer consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. Segundo pesquisas, estão predispostas a ter esse tipo da doença mulheres na menopausa, que tiveram menstruação precoce, fazem uso de álcool, engravidaram depois dos 30 anos, sofrem de estresse ou tomam anticoncepcional.

Mas, para o alívio de pessoas que sofrem deste mal ou aquelas que querem se prevenir, uma alimentação balanceada pode ser uma das principais armas contra a doença. A escolha dos alimentos antes, durante ou após o aparecimento destes tumores é de vital importância para o sucesso do tratamento. 

E, neste caso, os alimentos funcionais estão no topo da lista! Confira!

SOJA – possui tocoferóis, fitosteróis e fosfolipídios. Na soja, encontra-se a isoflavona, fitoestrógeno que tem ação estrogênica e antiestrogênica e também atua junto aos hormônios femininos diminuindo a circulação destes e reduzindo seus efeitos deletérios, o que contribui para a prevenção da doença.

LINHAÇA – também chamada de Linum Usoitassimum, é rica em lignana, que possui efeito protetor contra o câncer de mama. Trata-se de um fitosteróide que simula a ação do estrogênio e tem ação negativa em relação ao tecido mamário. Ou seja, a lignana neutraliza o efeito do estrogênio na mama, além de impedir a angiogênese, isto é, o aparecimento de novos vasos sanguíneos, o que evita a proliferação de tumores alimentados por sangue.

PEIXES – Os peixes de água salgada são ricos em ômega 3, substância que protege a mama de tumores. Também atua como anti-inflamatório e evita a degeneração celular. Sabe-se que muitos dos tumores de mama na sua fase inicial são estrogênios dependentes e a inibição de inflamação impede a produção de estrogênio.

CÚRCUMA – o açafrão da índia (CURCUMA LONGA) pode ser encontrado nas cores amarela e vermelha, e é um dos alimentos funcionais mais importantes. O cúrcuma é um fitoquímico que tem potencial anticancerígeno e mata células tumorais. A curcumina do curry indiano pode inibir o aparecimento de vasos sanguíneos que alimentariam o tumor.

Nenhum comentário: