4.06.2013

Alongamento prejudica rendimento em exercícios físicos, concluem estudos

Prática pode inclusive aumentar risco de lesões, segundo pesquisa

Ideal é aquecimento que imite os movimentos do exercício

O Globo 

Manequim imita uma posição de alongamento. Prática pode reduzir desempenho muscular, afirmam estudos
Foto: Daniela Dacorso
Manequim imita uma posição de alongamento. Prática pode reduzir desempenho muscular, afirmam estudos Daniela Dacorso
RIO- Alongamento antes da prática de exercícios pode deixar o corpo mais flexível, mas piora o rendimento na atividade física e aumenta o risco de lesões, de acordo com pesquisas divulgadas recentemente. Atletas de competição que fazem alongamento estático, em que a pessoa estica as articulações por longos períodos numa mesma posição, têm a força muscular reduzida por quase 5,5%, calculou um estudo da Universidade de Zagreb, na Croácia. Se o tempo de uma mesma posição de alongamento for maior que 90 segundos, a potência é reduzida ainda mais.
Já outro estudo, publicado este mês em “Journal of Strengh and Conditioning Research“ conclui que homens jovens que se alongam antes de levantar peso têm desempenho 8,3% menor que o normal.
Em relação ao estudo croata, foram analisados 104 resultados de pesquisas sobre o tema. Se o alongamento for de menos de 45 segundos, os efeitos negativos são reduzidos mas, mesmo assim, o aproveitamento muscular será menor.
Outros tipos de exercícios também foram afetados. A habilidade de correr rapidamente e pular também reduzidas em 3% depois do alongamento.
A resposta, dizem os cientistas, é fazer um aquecimento imitando os movimentos que irá usar no exercício. O alongamento, explica o estudo, pode “afrouxar” a resistência de músculos e tendões, o que aumenta o risco de lesões. Ao contrário do que se pode imaginar, o alongamento reduz a elasticidade dos tendões, condição importante para lidar com a carga de energia desprendida durante um exercício.

Nenhum comentário: