4.16.2013

Bioenergias


1 - O que é campo
O conceito de campo objetiva medir grandezas não-mecânicas e foi utilizado por Faraday e por Maxwell.  Presente na descrição de fluidos elaborada por Euler e Lagrange como uma aproximação, adquire consistência nas descobertas experimentais de Faraday, formalizadas e completadas por Maxwell, um novo status, passando a corresponder a um elemento da realidade. A mais sensacional consequência dessa linha de pensamento foi à descoberta por Maxwell da natureza da luz.
Campo é a região do ponto (unidimensional), do plano (bidimensional), do espaço (tridimensional), do espaço-tempo (multidimensional), onde podem atuar forças físicas ou metafísicas (PSI, bioenergias, etc.), onde podemos medir (ou não), intuir, ponderar, mensurar ou empirir as mesmas por meio de grandezas físicas conhecidas ou desconhecidas, ou mesmo por neologismos conscienciais, utilizando hipóteses, teorias, evidências através de novas analogias e metáforas.
Os fenômenos, quanto a seus componentes microscópicos básicos e suas interações mútuas, enfim, toda variedade de forças (campos) do universo pode ser compreendida em termos de apenas quatro interações (ações entre os campos) fundamentais: a gravitacional, a nuclear fraca, a eletromagnética e a nuclear forte.
Ensina Einstein (lição corroborada cientificamente pela Física Quântica):
[...] consideramos a matéria como sendo constituída pelas regiões do espaço nas quais o campo é extremamente intenso", interpretando, em relação à relatividade, que "neste novo tipo de física não há lugar para campo e matéria, pois o campo é a única realidade". 
a. Campo eletromagnético
Em qualquer condutor que seja atravessado por uma corrente elétrica, cria-se em torno de si campo resultante chamado campo elétrico. De toda bobina (fios enrolados em forma de espiras) percorrido por uma corrente elétrica emana um campo eletromagnético. Esse campo é capaz de alterar o sentido de uma bússola, conforme as circunstâncias. Não atrai objetos de metal, mas os afeta eletricamente.
A interação eletromagnética é responsável pelas propriedades gerais dos átomos e das moléculas, dos sistemas em que átomos e moléculas aparecem agregados em líquidos e sólidos, e pelas propriedades químicas das substâncias. Na experiência cotidiana, a interação eletromagnética aparece como o atrito, a normal, a viscosidade e as forças elásticas.
b. Campo gravitacional
É uma propriedade material ou característica inercial. Qualquer objeto exerce uma força gravitacional em torno de si, mas é uma força mínima para ser percebida em pequena escala. Ela é perceptível em grande escala, por exemplo, a planetária, pois os planetas, por serem grandes em relação ao corpo humano, são percebidos por nós. Qualquer objeto atirado para cima, voltará ao Planeta, a não ser que possua uma velocidade muito grande (velocidade teórica de escape: 11,23 km/s ou maior). A interação gravitacional é responsável pelas estruturas muito grandes, como as galáxias, sistemas planetários e estelares. Na experiência cotidiana a interação gravitacional aparece como o peso dos corpos.
c. Campo nuclear (fraco e forte)
A interação nuclear fraca ou simplesmente interação fraca é responsável pela transformação espontânea de prótons em nêutrons (desintegração positiva) e de nêutrons em prótons (desintegração negativa). A interação nuclear forte ou simplesmente interação nuclear, é responsável por quase todas as propriedades dos núcleos atômicos, mas não produz efeitos diretamente observáveis na experiência cotidiana.
d. Campo bioenergético
Fizemos um rodeio para chegar até aqui. É fato que antes do advento do microscópio, crer em micro-organismos era misticismo; antes da descoberta das ondas eletromagnéticas era misticismo "crer num receptor de rádio”. Quando falamos em campo, citamos algo invisível para os olhos, mas seus efeitos são mensuráveis, portanto, detectáveis e assim “cremos” neles. Todos os campos-forças que citamos nos itens anteriores são invisíveis aos olhos, mas já constatados pela ciência convencional.
O campo bioenergético é mais fino ou sutil e vibra em frequência mais elevada e difícil para ser detectada por aparelhos. No entanto, é fácil ser detectado por nós, pelos animais e pelas plantas. Todo ser vivo possui à sua volta um campo bioenergético chamado aura. Até os vegetais a possuem.
Quando falamos em aura, chacras, bioenergias ou energias bioconscienciais, inevitavelmente estamos falando de campo, geralmente uma área ou volume de percepção indeterminada, onde atuam um conjunto de energias imponderáveis pela ciência acadêmica, mas perceptíveis pela intuição e clarividência do pesquisador sensitivo lúcido.

2. O que é energia
Embora o sentido e conceito de energia já tenha sido bem abordado no item anterior, vamos iniciar o conceito do ponto introdutório.
Energia é força, vitalidade, é a capacidade de gerar alguma ação ou trabalho.  No universo existem basicamente dois tipos de energias: energia imanente (EI) e energia consciencial (EC). A energia imanente é a mesma coisa que a energia cósmica, é a mais pura e é encontrada no vácuo sideral, mas ela permeia o tempo e o espaço e todos nós estamos contidos nela. A energia consciencial (EC) é fruto da energia imanente (EI) que captamos do cosmos através dos chacras e a formatamos com as características pessoais através de nossos pensamentos e sentimentos.
Enquanto a energia imanente é impessoal e totalmente neutra (nem boa, nem má), a energia consciencial é pessoal e guarda características próprias. Se uma pessoa boa exterioriza energias conscienciais, estas também serão boas, enquanto a simétrica também é verdadeira. A qualidade das bioenergias de uma pessoa independe da linha de pensamento que ela frequenta, mas depende de seus sentimentos (foro íntimo).
Quando a energia imanente atinge a atmosfera do Planeta, ela já carrega as características do ar, ou seja, se torna uma energia aérea. Quando atinge a terra, se torna energia telúrica e assim por diante.
Outros termos para Energia Imanente:
Prana – Índia (sopro vital)
Chi – China (força vital)
Ki – Japão (força vital)
Fluido vital – Europa (eflúvio)
Orgoni – EUA
Rá – Egito antigo
Na natureza tudo é energia, fato desvendado por Einstein na famosa equação que correlaciona matéria e energia: E=mc2 (mostra a relação entre energia (E) (em qualquer forma) e a massa (m) de um corpo). Embora nossa argumentação possa ser chamada de “rasteira” usando a ciência para tentar endossar o espiritualismo, a equação deve ser válida para outros estados mais sutis de energia - hipótese.
A matéria é energia condensada; a energia é matéria em estado radiante. Logo, “tudo” é energia em graus variados de densidade. Desde o sutil até o mais denso, tudo é energético e natural. No universo existem apenas duas substâncias: a Consciência (a causa ou princípio) e a energia (o efeito ou consequência). A energia é derivada da Consciência. A Consciência não é energia e é incognoscível.

3. O que são bioenergias
Este termo está sendo utilizado também na ciência cartesiana para designar a produção de meios para energias renováveis: energia solar, eólica, combustível derivado da cana-de-açúcar (biocombustível), etc., mas sua utilização mais antiga e tradicional (bioenergias, ou mesmo bio-energias) é comum nos meios não materialistas e nos estudos da consciência em geral e é a ela que iremos nos referir. Portanto, urge a necessidade de atualizarmos o termo bioenergias para energias bioconscienciais.
Bioenergias, ou melhor, ENERGIAS BIOCONSCIENCIAIS são as energias transformadas pelas formas de vida animal. Captamos energias provenientes do ar, da terra, da água e dos alimentos. Uma vez absorvida, ela adquire as características do “recipiente” que a contém, ou seja, as características de quem a captou. Após captarmos energias provenientes do cosmos, do ar, da terra e dos alimentos, a exteriorizamos naturalmente, seja conversando, pensando, amando. Estas são energias bioconscienciais.
As bioconscienciais vêm da nossa consciência, características pessoais (virtudes e defeitos) e vontade. Quando alguém vai a algum lugar receber uma bênção, um passe, uma simpatia, um descarrego, uma cura espiritual, ser “benzido” ou bento, um tratamento de Reiki, uma Cura Prânica, um Johrei, uma pajelança ou qualquer outra coisa, está recebendo energia de alguém que está doando.
Quando você vai ao acupunturista (aquele que trata com agulhas, esferas ou laser), ao técnico de digitopressura ele está tratando seu corpo energético, chamado duplo etérico, holochacra, energossoma ou corpo fluídico.
Quando você faz Yoga, Tai Chi, Meditação, técnicas respiratórias (pranayamas) você está otimizando sua capacidade de absorção bioenergética.
Alguns médiuns com esta energia conseguem operar prodígios de cura (presentes em muitas religiões e também fora delas). Todos têm uma energia com diversas características, basicamente quantidade e qualidade.
Temos um veículo bioenergético que recebe vários nomes conforme a linha que o estuda: duplo etérico (Teosofia), corpo vital (Rosacruz), pranamayakosha (Vedanta), energossoma (Conscienciologia), corpo bioplásmico ou corpo bioplasmático (Parapsicologia russa) ou simplesmente corpo energético (pesquisadores ocidentais).
Quanto mais pessimista ou de menor autoestima, pior o campo bioconsciencial da pessoa portadora. Quanto mais otimista, melhor o campo bioconsciencial. Convém chamar a atenção para um fato importante: as bioenergias de cada ser independem da religião, loja ou instituição que ela frequenta, inclusive do vocabulário específico da sua linha consciencial (religião, filosofia espiritual, neociência ou para ciência de pesquisas extrafísicas). Alguém de uma linha considerada “atrasada” pode possuir bioenergias muito melhores que alguém de outra linha considerada “avançada”. Ninguém muda o campo bioenergético só porque troca a terminologia ou o grupo que frequenta.
É preciso alterar e elevar o padrão de sentimentos e pensamentos. O resto é ornamentação, transformações cosméticas e não necessariamente cosmoéticas.
A energia imanente em si não é boa nem ruim. A aplicação da mesma é que pode ser boa ou ruim. Energizar é o mesmo que fluidificar ou pranificar.
Quanto à bioenergia nós podemos manipulá-las de três formas:
  • Circulação energética (no interior)
  • Absorção energética (de fora para dentro)
  • Exteriorização energética (de dentro para fora)
A característica principal das bioenergias é sua fluidez. A água é um fluído, assim como também o são os gases.
A Ação dos Espíritos Sobre os Fluidos – Por Edvaldo Kulcheski:
“É com o pensamento e a vontade que os espíritos agem sobre os fluidos (e não manipulando, como o fazemos com os elementos materiais). Na ‘grande oficina ou laboratório da vida espiritual’, os Espíritos:
Imprimem direção aos fluidos (aglomeram, combinam, dispersam);
Mudam suas propriedades (como os químicos fazem com nossa matéria);
Formam conjuntos com determinada aparência, forma, cor.
A ação dos espíritos sobre os fluidos pode ser inconsciente por que basta pensar e sentir algo para causar efeitos sobre eles. Dessa mesma forma ocorre conosco no mundo físico, porque mesmo estando encarnados continuamos impregnando, e na grande maioria de forma inconsciente, os fluidos com as energias que criamos através dos pensamentos e dos sentimentos. Mas também pode o espírito agir conscientemente sobre os fluidos, sabendo o que realiza e como o fenômeno se processa.”

4. Experiências comprovam as bioenergias
É fato constatado em laboratório o efeito benéfico das bioenergias em diversas circunstâncias. Nas curas obtidas através de grupos de orações por religiosos e espiritualistas cheios de fé, imbuída de sentimentos e pensamentos saudáveis. Notam-se à saciedade efeitos em plantas, e na água. Há infinidade de possibilidades experimentais.
Portanto, a cura proveniente das orações já não é mais milagre (no sentido de consistir em fenômeno sobrenatural e incompreensível pela lógica racional), mas fato constatado pela Ciência, embora esta não saiba como. Tudo é natural, tudo faz parte da natureza, e o que não é explicado hoje, amanhã será dissecado pela Ciência à exaustão.
Pesquisa de cientista japonês sugere que cristais indicam qualidade da água:
 “O cientista japonês Masaru Emoto visitou a região da Bacia da Prata ente 5 e 11 de abril. Ele colheu amostras do rio Tietê e seus afluentes para usá-las em sua pesquisa sobre ocorrências de cristais na água. O estudo concluiu que a estrutura cristalina da água pode refletir os efeitos e atitudes da humanidade. O cientista também realizou conferências nas cidades visitadas, São Paulo, Carapicuíba, Itu, Piracicaba e Araraquara. O convite a Emoto foi feito pelo Movimento Grito das Águas, Fórum Social das Águas e pelo vereador do PT de Araraquara, Carlos Nascimento.” 
“Durante a visita à Bacia da Prata, o cientista foi acompanhado pelo coordenador do Movimento Grito das Águas, Leonardo Moretti. Os ativistas do movimento coletaram água para análise do grau de contaminação. Moretti lançou nas cidades por onde passaram o livro "Grito das Águas". Ele foi um dos coordenadores do Fórum Social das Águas 2003, em Cotia (SP), entre 16 e 23 de março deste ano e atua também como secretário geral da Internacional Global Water Coalition, iGWC, com sede na França.”
 “Nas conferências realizadas na região, o cientista japonês defendeu a teoria de que os cristais indicam a qualidade da água, ou seja, a beleza estática dos cristais reflete a qualidade da água. Ele expôs outra experiência que vem provocando uma revolução no meio científico: a obtenção de melhoria na qualidade da água submetendo amostras à música e às palavras.” 
“O cientista levará às autoridades japonesas o dossiê entregue por ambientalistas sobre as fraudes ambientais nas obras de despoluição e rebaixamento da calha do rio Tietê, financiadas pela agência de cooperação do governo japonês (JBIC) e pelo BID.”
“Durante a passagem do coordenador do Movimento Grito das Águas, Leonardo Morelli, e do cientista japonês, Masaru Emoto, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), marcou a realização do Fórum Social das Águas do Guarani em outubro deste ano. Entre os principais objetivos do encontro estão a discussão de medidas de proteção ao Aquífero Guarani, que tem uma de suas áreas de recarga situada na cidade.”
 “Mais informações sobre o cientista japonês Masaru Emoto e fotos dos cristais de água no site www.hado.net - (dez/2007).”

5.  Qual a relação do amor com as energias bioconscienciais
As energias bioconscienciais não possuem necessariamente o amor, mas todo amor carrega energias bioconscienciais, e quanto mais elevado, mais sutil será. É por isso que existem tantos técnicos cheios de conhecimento, tantos intelectuais espiritualistas, mas frios (e até sarcásticos) no trato com o semelhante e incompetentes para tratar, cuidar e assistir as pessoas (sejam aqueles e estes encarnados ou desencarnados).
Estes técnicos efetuam sua autodefesa bioenergética na marra e até dominam bem as bioenergias, mas pela incompetência na fraternidade, não servem para tarefas assistenciais nos umbrais junto com os amparadores, mantendo-se em seu egoísmo umbilical e nem para a Assistência Energética a distância diária, também chamado Passe no Escuro. Além do mais as pessoas excessivamente intelectuais possuem de forma generalizada a característica de serem muito teóricas e pouco práticas.


[1]Michael Faraday (Newington, Surrey, 22 de setembro de 1791 — Hampton Court, 25 de agosto de 1867) foi um químico, físico e filósofo. Foi um grande estudioso do eletromagnetismo destacando-se neste campo e ficando conhecido mundialmente.
[2]James Clerk Maxwell (13 de Junho de 1831, Edimburgo, Escócia - 5 de Novembro de 1879, Cambridge, Inglaterra) foi um físico britânico que demonstrou em 1864 que as forças elétricas e magnéticas têm sua natureza dependente do referencial: uma força elétrica em determinado referencial pode tornar-se magnética se analisada de outro, e vice-versa.
[3]Leonhard Paul Euler (Basiléia, 15 de Abril de 1707 - São Petersburgo, 18 de Setembro de 1783) foi um matemático e físico suíço.
[4]Joseph Louis Lagrange (25 de janeiro de 1736 em Turim, Itália - 10 de abril de 1813 em Paris, França) foi um matemático italiano.
[5]Neste ponto exato o termo correto é mesmo o MULTIDIMENSIONAL. Neste caso não cabe o termo MULTIDENSIONAL, pois o termo aqui é da física clássica e cartesiana.
[6]Daí a expressão “o materialismo está acabando por falta de matéria”, usado com ironia, mas embasado cientificamente.
[7]Por mais que isto irrite grupos que sintam a necessidade em se auto denominarem superiores e mais evoluídos, é fato irrefutável.
[8]CD Curso Mediunidade sem Preconceito de Edvaldo Kulcheski com autorização do autor.
[9]Vide livro Evidências da Sobrevivência, Carlos A. F. Guimarães, Ed. Madras Espírita.
[10]Folha de São Paulo, Caderno Equilíbrio - 03 de maio de 2007 - Por Mariana Bergel <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq0305200705.htm>;.  Não importa qual é a crença nem se ela envolve um deus. O fato é que práticas como oração e meditação vêm se tornando, cada vez mais, alvo de estudo de pesquisadores da área da saúde, que investigam, em vários países, os efeitos da fé sobre o organismo humano. [...]
[11]Embora as pesquisas do Sr. Emoto não sejam ainda consideradas científicas, pois falta o rigoroso controle acadêmico, etc, tomamos este fato como apenas uma evidência.

Nenhum comentário: