4.05.2013

Cabelos danificados: veja as dicas

  • Dez dicas de especialistas para recuperar a maciez das madeixas em casa ou no salão de beleza Dez dicas de especialistas para recuperar a maciez das madeixas em casa ou no salão de beleza
Tudo em excesso faz mal, inclusive em se tratando de cabelo. Tinturas, alisamentos e escovas, quando feitos rotineiramente, danificam as madeixas. Como resultado, os fios perdem brilho, maciez e passam a apresentar um aspecto poroso."Esses hábitos fazem os fios perderem parte de sua proteção. Com as fibras de proteínas expostas, qualquer agressor externo faz estragos maiores e o intensifica a desidratação",
Para avaliar se seu cabelo está danificado, basta esticar um fio e analisar se há elasticidade. "Se quebrar facilmente, é porque o cabelo não está íntegro",. Se o seu teste deu positivo, não se desespere.  Revitalize os cabelos  e voltar a exibir um visual impecável. Veja as dicas:
 
1) O xampu certo
A variedade de marcas e tipos de xampus disponíveis nas prateleiras das lojas especializadas é imensa e é necessário escolher com critério. "Não basta usar um produto específico para cabelos danificados". Ele explica que a escolha deve ser feita de acordo com os fatores que causaram os danos. "Cabelos danificados por coloração ou por alisamento requerem xampus especiais para tratar cada um dos problemas",.Já se o cabelo estiver só um pouco ressecado, o uso de um xampu hidratante é o suficiente.
 
2) Cuidados na lavagem
Cabelos sensibilizados devem ser limpos com um intervalo de pelo menos dois dias e sempre com água morna. Banhos muito quentes retiram a camada de gordura que protege os fios. "Considerando que todo cabelo tem algum dano, por menor que seja, a lavagem deve ser gentil e delicada, com movimentos de vaivém usando apenas as pontas dos dedos". Na hora do banho, misture num recipiente a quantidade de xampu a ser aplicada com a mesma proporção de água. Isso evita que o cosmético se acumule em determinadas áreas e garante uma limpeza mais eficiente. 
 
3) Detox capilar
Hoje em dia, os salões não iniciam tratamentos nutritivos e reparadores sem antes desintoxicar o couro cabeludo. Há, no mercado profissional, kits de produtos específicos, que removem as impurezas. Eles devem ser aplicados antes mesmo do xampu. Esfoliantes de couro cabeludo agem da mesma maneira e também podem ser usados esporadicamente, para potencializar o efeito dos demais cosméticos. 
 
4) Ingredientes poderosos
Óleos essenciais, aminoácidos, vitaminas e silicones são ingredientes que devem estar na fórmula de um produto destinado à reparação dos fios. Ao escolher uma linha de tratamento, compre o kit completo: xampu, condicionador e máscara hidratante. "Os produtos de linha profissional são mais eficientes. Eles geralmente contêm maior quantidade do princípio ativo do que os convencionais".
 
5) Hidratação potencializada
Para turbinar o resultado da hidratação, adicione óleo de tratamento à máscara escolhida. A dica é aquecer uma colher de chá do óleo por dez segundos no microondas antes de misturar. Se o cabelo estiver muito danificado, este ritual pode ser feito uma vez por semana. Se a raiz for muito oleosa, entretanto, o intervalo mínimo deve ser de 15 dias. 
 
6) Escovas e pentes
Fios danificados embaraçam mais e, por isso mesmo, é preciso cuidado ao escolher o acessório para pentear os cabelos. "Pentes de osso ou de madeira são os mais indicados e devem ter dentes com espaçamento de, no mínimo, quatro milímetros". Escovas largas, do tipo raquete, também estão liberadas, desde que tenham cerdas moles e proteção nas pontas, para diminuir o atrito na escovação. "O ideal é começar a escovação pelas pontas e ir subindo aos poucos".
 
7) Chapas e secadores
Não é novidade que estes dois aparelhos são prejudiciais à saúde do cabelo e devem ser evitados ao máximo, principalmente durante o processo de reparação capilar. "As chapinhas são as mais agressivas, especialmente as de alumínio, que aquecem mais que as de cerâmica". Quando for imprescindível alisar os fios, prefira o secador, e só use após a aplicação de protetor térmico, a uma distância de 30 centímetros das mechas. 
 
8) Corte que funciona
Quando os danos concentram-se nas pontas, um bom corte pode fazer milagres. "O corte não ajuda o cabelo a crescer mais forte, isso é mito, mas é válido se puder retirar a parte danificada como um todo",  O ideal é cortar a maior quantidade possível das áreas sem chance de reparação. "O mais indicado é o corte desfiado, que ajuda a eliminar a densidade do fio. Repicar não é tão bom porque acaba destacando as pontas danificadas",
 
9) Leave-in sob medida
Além de ricos em vitaminas e queratinas, muitos desses produtos são formulados com filtro solar. "Eles oferecem proteção extra aos danos causados por sol, vento e ar condicionado, sem contar que auxiliam na fixação dos nutrientes do tratamento de reparação",
 
Cabelos finos combinam com a versão em spray, que deve ser borrifada no comprimento e nas pontas. Já nos fios médios, vale usar os condicionadores mais cremosos e aplicar a quantidade equivalente ao tamanho de uma noz. Já os cabelos grossos ficam mais bem cuidados com as versões em óleo e, neste caso, a quantidade deve variar entre o tamanho de uma moeda de R$ 0,50 ou R$ 1, de acordo com o comprimento. 
 
10) Alquimias caseiras
Apesar de os resultados não serem tão duradouros, se comparados com os dos cosméticos industrializados, preparar máscaras de tratamento em casa ainda é uma das maneiras de lutar contra o ressecamento excessivo. Para um efeito revitalizador, faça uma máscara de abacate usando metade da fruta e uma clara de ovo. "Aplique no cabelo limpo e molhado, deixe de 20 a 40 minutos, e enxague bem",

Nenhum comentário: