4.22.2013

Canadá desbarata complô terrorista contra trem de passageiros


TORONTO - Dois homens foram presos como parte de uma investigação contra um complô terrorista no Canadá. De acordo com a polícia, os suspeitos planejavam atacar um trem de passageiros e tinham ligação com a rede terrorista al-Qaeda. A investigação contou com o apoio do FBI e do Departamento de Segurança Interna dos EUA, mas não tem relação com o atentado à Maratona de Boston.
A Real Polícia Montada disse que os suspeitos tinham meios para realizar os ataques, que deveriam ocorrer na área da grande Toronto. Os presos, identificados como Chiheb Esseghaier, de 30 anos, e Raed Jaser, de 35, serão acusados de conspiração para realizar um ataque terrorista e conspiração para assassinar pessoas em benefício ou associação com um grupo terrorista. Eles não são cidadãos canadenses e deverão ser levados à presença de um juiz nesta terça-feira.
- Os dois seguiram passos e realizaram atividades para iniciar um ataque terrorista - disse a superintedente da polícia, Jennifer Strachan, explicando que a ação estava na fase de planejamento e não era iminente.
Os agentes afirmaram que a população não corre riscos. A polícia não deu detalhes da investigação e citou apenas que a linha ferroviária que vinha sendo vigiada pelos suspeitos estava na região da grande Toronto. Fontes americanas, no entanto, acreditam que o alvo fosse a linha de trem que liga Toronto a Nova York.
Antes mesmo do anúncio, canais de TV e sites começaram a informar sobre a prisão dos suspeitos.
Uma reunião com vários líderes islâmicos foi convocada antes da entrevista coletiva. Em ocasiões passadas, a polícia se encontrou com líderes comunitários antes de anunciar prisões relacionadas a terrorismo. Os dois detidos estavam sob vigilância há mais de um ano em uebec e no sul de Ontário, informou a CBC News.
 O Globo

Nenhum comentário: