4.04.2013

Colágeno

O colágeno é essencial para a estrutura dos nossos músculos, tendões, cartilagens, ligamentos e ossos. A flacidez e rugas na pele são causadas pela perda de colágeno. O colágeno também dá apoio aos movimento naturais do corpo.
Muitas pessoas com artrite ou dores ósseas relacionadas relatam um aumento da função e diminuição da dor quando se usa colágeno como um complemento. Se você está pensando em uma cirurgia ortopédica ou tem dores, considere fortemente em começar um programa de suplemento de colágeno para conseguir melhorar sua funcionalidade, durabilidade e reduzir os níveis da dor.
Muitas pessoas também fazem um uso tópico do colágeno ou via suplementação para melhorar a aparência dos cabelos, unhas e pele. Atualmente muitos batons que aumentam os lábios, produtos para pele e outros suplementos de colágeno aumentam o colágeno com aplicação, isto porque o colágeno dá uma aparência mais jovem.
Se você estiver considerando começar um programa de suplementos de colágeno, há algumas coisas que você deve considerar em primeiro lugar.
  1. Determine sua necessidade. Se você estiver tomando colágeno para mudanças na artrite, dor óssea ou para reparar uma lesão, você deve considerar combinações da glucosamina, que estão frequentemente disponíveis. Se você está interessado em suplementos de colágeno para fins estéticos, você estará mais interessado em suplementos não-glucosaminicos. Note que existem três tipos de colágeno: o colágeno I, II e III. O colágeno II é utilizado principalmente para as necessidades relacionadas com artrite.
  2. Determine suplementos de acompanhamento. A principal função da vitamina C é fazer o colágeno e a lisina ajuda na formação do colágeno. Se você não consegue tomar suplementos de vitamina C devido a gota ou outros medicamentos, considere a forma C Ester da vitamina C que é conhecida como Ascorbyl Palmatate, ela é facilmente disponível e é menos ácida, por isso o corpo a tolera melhor. Se você não consegue tomar a vitamina C como complemento, deve procurar aumentar seu consumo alimentar de vitamina C, já que o colágeno tem que ter a vitamina C para funcionar. O ácido alfa lipóico, quando não é necessário fazer uma suplementação de colágeno, serve para "reciclar" os nutrientes da vitamina C já no seu corpo, assim, aumenta a eficácia da vitamina C que já está trabalhando para formar e manter o colágeno. O ácido alfa lipóico também é um ótimo antioxidante para diversos fins e reduz  edemas associados com dores ou lesões ósseas. Ele remove toxinas, melhora a funcionalidade do fluido da junta que está causando a dor, e é ótimo para a pele também. A glucosamina funciona em paralelo com os suplementos de colágeno para a artrite e outros problemas de dor óssea, mas não tem um impacto direto na produção ou manutenção do colágeno. Se sua intenção é manter o colágeno por preocupações estéticas, como para reduzir rugas, a vitamina C é um completo necessário. Outras razões relacionadas com a "beleza" para a ingestão de colágeno inclui unhas fracas e cabelos quebradiços. Se seu objetivo é diminuir a dor, procure por uma combinação de suplementos destinados a esse uso, como comprimidos de glucosamina. A glucosamina é relativamente barata e pode ser eficaz. Ela é normalmente usada para fins ósseos.
  3. Determine a dose adequada. As dosagens são determinadas pelos motivos que se toma o colágeno. Não parece haver um risco de overdose de suplementos de colágeno, já que ele é solúvel em água e é rapidamente eliminado pelo corpo. No entanto, isto significa que ele precisa ser tomado regularmente. A FDA considera os suplementos de colágeno como uma substância alimentar. Se você tomar o colágeno por causa de razões relacionadas com a beleza ou para suporte geral dos ossos não relacionada com uma artrite reumatóide, cerca de 5-6 gramas é o suficiente. Uma ótima opção é o "Super Colágeno + C, Tipo I e III", dos Laboratorios  Neocell. O frasco com 250 comprimidos está a venda por US $ 20 na Amazon. Se você estiver procurando tratar as dores da artrite, especialmente artrite reumatóide, as dosagem de colágeno II devem ser mais específicas e podem variar de 5 a 10 gramas por dia. O uso do colágeno tipo II reduz o inchaço, inflamação e dor nas juntas, e pode ser uma solução eficaz. Cirurgiões ortopédicos de Yale tem recomendado glucosamina e suplementos de colágeno para evitar uma cirurgia invasiva sempre que possível. Marcas como a Schiff Joint Free Plus com glucosamina MSM Chondroitin e o Mix em Pó de Colágeno contêm doses adequadas para estes fins.
  4. Selecione uma faixa de preço. Selecione uma marca que você pode se dar ao luxo de comprar para uso diário, sem ser prejudicado com o custo. Uma bom suplemento de colágeno, sem glucosamina, para diversos fins, é chamado "Super Collagen + C, Type I e III", dos Laboratórios  Neocell.
  5. Avalie alergias, medicamentos e estilo de vida conflituosos. Alguns suplemento em cápsula contêm açúcar, trigo, levedura, glúten, soja, sal, ou marisco, por isso você deve ler os rótulos dos frascos de vitamina para alguma alergia em potencial. O marisco é em especial um risco com um suplemento de glucosamina e pode entrar em conflito com algumas medicações para pressão arterial.
Por Alfonso Almeida

A osteoartrite (artrose) dolorosa afeta atualmente mais de 40milhões de brasileiros.
A osteoartrite, caracterizada pela degeneração da articulação, perda de cartilagem e alterações no osso subcondral, afeta atualmente mais de 40 milhões de brasileiros. 

Nos Estados Unidos são mais 50 milhões. Há uma incidência de 35% nos joelhos, que aparece a partir dos 30 anos, aumentando dramaticamente com a idade e afetando 80% das pessoasa cima de 50 anos. 
Outros tantos são afetados por artrite reumatóide, tendinite, bursite e lesões, contusões esportivas e outros danos do tecido conjuntivo. Até agora, o tratamento normal adotado é aliviar a dor tanto o quanto possível,enquanto os tecidos continuam se deteriorando.
A cartilagem desgastada e deteriorada pode ser reparada e reconstruída e devido ao desgaste normal, os tecidos sofrem constantes estragos, podendo ser restabelecidos ou restaurados.
Quando envelhecemos, doenças ou lesões criam condições inferiores às ideais e os tecidos se estragam mais rapidamente do que podem ser regenerados.
Isto também aumenta o desgaste da cartilagem matriz de uma articulação com osteoartrite do que numa articulação normal.
Quando o aumento de matriz degenerada por enzimas condrócitas excede o aumento da nova matriz sintetizada, as cartilagens se degeneram naturalmente (condrócitos em excesso criam substâncias úteis à reposição da cartilagem como também criam enzimas que destroem seus componentes).
Se esse processo continuar, a destruição da cartilagem será acompanhada pelo endurecimento e formação de esporões ósseos ( osteófitos ) nas extremidades das articulações.
O resultado é dor, deformidade e movimento limitado na articulação. Contudo, pesquisas têm mostrado que o suprimento do corpo com substâncias naturais inibe a degeneração da cartilagem e ajuda sua restauração,  substituindo a cartilagem por outra saudável. 
Estes resultados têm sido confirmados com micrografia de elétron.
Sulfato de condroitina é a substância base do tecido conectivo.
Proteoglicanos é um grupo de proteínas que compõem o que é conhecido como a "substância base" da cartilagem. É isto que dá à articulação resistência e elasticidade.
Sulfato de condroitina, um glicosaminoglicano (CAG), é um tipo de proteoglicano com predominância na substância base da cartilagem, ossos e vasos sanguíneos, como também aparece em outros tecidos conectivos.
Em tubos de ensaio, o sulfato de condroitina mostrou estimular a produção de cartilagem e inibir a ação das enzimas que a destróem. 
Experiências clínicas têm demonstrado melhora na função motora da articulação,reduzindo dores e inflamações e uma
real reparação da articulação degenerada, como revelado em radiografias.
Esta reparação inclui notável melhora do volume e quantidade da matriz conectiva da articulação e do fluído sinovial.
Dentro desta melhora, outras superiores benéficas foram observadas. Durante longo período de suplementação, mudanças de arteriosclerose permitiram que a morte por doença cardiovascular fosse quase eliminada. 
Sulfato de condroitina forma também a substância base dos vasos sanguíneos. Visto que o mesmo é uma molécula bastante grande, algumas pessoas declaram que ela não pode ser absorvida e não a apreciam como suplemento.
Contudo, estudos com animais usando sulfato de condroitina unidos radiativamente, mostraram que o sulfato de condroitina, depois de desmembrado, em seus componentes e absorvidos, osmetabólitos são reagrupados em novas moléculas de sulfato de condroitina e adicionados ao CAG, suprimento necessário à manutenção de juntas saudáveis e de outros tecidos conjuntivos.
A glucosamina (glicosamina) é tanto precursora como estimulante da síntese de cartilagem. A glucosamina é uma substância natural feita de glicose e do aminoácido glutamina. E, ao mesmo tempo, é precursora e estimulante da síntese dos proteoglicanos.
A disponibilidade de glucosamina é o elemento chave, é a matéria-prima para a síntese do CAG e dos proteoglicanos.
Se a disponibilidade de glucosamina é suficiente, então a síntese dos proteoglicanos é estabelecida.
Em vários estudos clínicos, a glucosamina mostrou que pode ajudar a aliviar a dor na articulação e a rigidez causada pela osteoartrite. Com o uso contínuo, ela se torna mais eficiente do que o IBUPROFENO.
Testes usando novamente oIbuprofeno, durante 8 semanas, num estudo controlado com placebos duplo-cego (sem que cada grupo soubesse o que tomava), envolvendo 40 pacientes com degeneração unilateral das juntas dos joelhos, mostraram que os sinais de dor diminuíram rapidamente no grupo que tomou Ibuprofeno porém, a glucosamina provou ser muito mais eficaz.
Talvez, o estudo mais significativo sobre a glucosamina eosteoartrite tenha vindo de Pavia, na Itália, onde 80 pacientes foram hospitalizados por 30 dias. Eles receberam repouso e terapia física, mas nenhum medicamento.
Metade dos pacientes tomaram glucosamina e a outra metade, placebo(uma pílula sem qualquer valor clínico). Como em outros estudos, grande melhora foi observada no grupo tratado com glucosamina. Dez ficaram livres de sintomas. Não foi observada igual melhora no grupo tratado com placebo. Perto do fim do estudo, amostras de cartilagem foram tiradas de algumas das pessoas sob estudo. Quando as amostras foram examinadas num microscópio eletrônico, estrago e destruição, sintomas típicos de cartilagens com osteoartrite,foram observados nas pessoas que tomaram placebo. A cartilagem dos pacientes tratados com glucosamina apresentou aspecto igual á de uma cartilagem sadia.
Visto que todos os pacientes tinham osteoartrite severa antes do estudo, temos aí uma clara demonstração física da habilidade da glucosamina oral na recuperação da cartilagem estragada.
A glucosamina é uma molécula muito menor do que a do sulfato de condroitina, é de fácil absorção e rapidamente assimilada pelo corpo. No pH fisiológico, 75% de glucosamina não é ionizada e, por essa razão, atravessa facilmente as membranas. Estudos sobre absorção feitos ao mesmo tempo em animais e seres humanos indicaram que a glucosamina é rapidamente absorvida e atraída apenas pela cartilagem articular.
As enzimas proteolíticas da bromelina dissolvem os complexos imunológicos, quebram a fibrina (coágulos sanguíneos) e mais... Bromelina é uma mistura que contém enxofre, proteínada enzima digestiva (enzima proteolítica ou protease), obtida do caule da planta do abacaxi. A bromélia foi reconhecidacomo agente medicinal em 1957 e, desde então, mais de 200 documentos integram a literatura medicinal.
A Bromelina tem sido muito bem documentada pelos seus efeitos em todas as condições inflamatórias, além de ter sua eficácia provada em vários outros problemas de saúde tais como: angina,indigestão e problemas respiratórios.
Os efeitos anti-inflamatórios destas enzimas proteolíticas se devem a vários fatores diferentes:
  • Dissolve complexos imunes; (depositados nas articulações que desencadeiam a inflamação)
  • Decompõe fibrinas (responsáveis pela formação de coágulos sanguíneos)
  • Inibe compostos pró-inflamatórios
  • Auxilia a digestão.
O procedimento padrão de tratamento é para conter sintomas... E Piorar o estado geral.
O procedimento médico padrão de tratamento da osteoartriteé aspirina ou outras drogas não-esteróides antiinflamatórias(DNEAI's), que podem aliviar a dor, porém nada fazem para interromper o processo degenerativo.
Na verdade, existem evidências de que o uso prolongado de DNEAI's pode causar, mais adiante, estragos na articulação e acelerar a progressãoda osteoartrite, por inibir a síntese dos proteoglicanos. Suplementos de glucosamina e sulfato de condroitina podem impedir de, forma gradual, a ação da osteoartrite. Contudo, o uso de DNEAI's deve ser suspenso logo que possível.
Os produtos naturais sulfato de condroitina e glucosamina não são analgésicos nem têm qualquer semelhança com a aspirina, outros DNEAI's nem corticosteróides.

Usados continuamente observa-se que aliviam a dor, reparam e reconstroem os tecidos danificados. Em um estudo comparativo entre a glucosamina e o Ibuprofeno, o grupo que tomou glucosamina durante 8 semanas sentiu menos dores e mais mobilidade do que o grupo que tomou ibuprofeno. 

Todavia,estes efeitos permaneceram por até um mês após asuspensão da suplementação. Isso já não ocorre com medicamentos usados para o alívio da dor. Por serem suplementos naturais profiláticos, eles podem evitar, e até mesmo suspender, indefinidamente a degeneração das juntas.

É determinantemente importante iniciar a suplementação logo nos primeiros sinais de dano ou degeneração. Se a doença progredir até não existirem mais restos de cartilagem, torna-se impossível o seu reparo.


Nenhum comentário: