4.20.2013

DICAS PARA MANTER A SAÚDE ATÉ NO TRÂNSITO

Dicas para manter a saúde até no trânsito

Enquanto você está no carro, muitos problemas podem prejudicar a sua saúde.

Que atire a primeira pedra quem nunca se irritou por passar horas no trânsito. Porém, além de todo o estresse já bastante conhecido por todos, sabia que o caos das grandes cidades esta causando problemas de saúde para os motoristas? É o caso do desgaste nas articulações dos joelhos e dos tornozelos e tendinites provocadas por movimentos repetitivos.

De acordo com o ortopedista Agnaldo de Oliveira Júnior, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), movimentos para mudanças de marcha e ações simples como acelerar, pressionar a embreagem e frear, se muito repetitivos, podem levar ao desgaste das articulações.

Para quem não tem alternativa, alguns cuidados simples podem ajudar a prevenir dores no corpo que podem surgir depois de horas dirigindo e prevenir o surgimento de problemas mais sérios.

Dicas para evitar dor

Garanta que sua coluna esteja bem posicionada. O ideal é que o banco ofereça uma posição confortável para a lombar, evitando assim problemas futuros ou agravando os já existentes.

Caso o assento do automóvel não ofereça o conforto desejado, uma opção é usar alguns artifícios para melhorar a postura, entre eles estão o rolo lombar, uma toalha enrolada ou uma almofada. O objeto deve ficar entre o banco e as costas na altura da terceira vértebra lombar, acima da bacia. Os acessórios são considerados eficazes, pois possibilitam o ajuste conforme a necessidade de cada corpo.

Fique atento à distância entre o banco e o volante, faça ajustes sempre que necessário para que a carga, ao usar os pedais, não seja transmitida para a coluna lombar. Para não tencionar ombros e pescoço, os braços devem estar relaxados e com os cotovelos semiflexionados.

As pernas devem ficar paralelas, desta forma não ocorre o risco de comprometer a circulação sanguínea. Aproveite o farol vermelho para fazer movimentos adequados, como alongamentos. Essas ações irão movimentar a corrente, além de aliviar a tensão dos músculos, articulações e nervos. Cuidados simples como esses melhoram a dor e evitam a falta de condicionamento físico.

Nenhum comentário: