4.07.2013

FDA pede redução na dosagem de remédios contra insônia

Princípio ativo zolpidem deixa as pessoas sonolentas e com riscos e sofrer acidentes de carro, segundo estudos laboratoriais

Fabricantes devem reduzir a dose à metade para mulheres, que eliminam a droga mais lentamente

Com doses mais baixas o princípio ativo fica por menos tempo no organismo de manhã


FDA quer reduzir pela metade a dose de remédios para dormir para mulheres
Foto: Reprodução
FDA quer reduzir pela metade a dose de remédios para dormir para mulheres 
WASHINGTON - A FDA, agência americana que regulamenta alimentos e medicamentos, anunciou nesta quinta-feira que pediu aos fabricantes dos remédios contra insônia mais populares nos EUA, como Ambien e Zolpimist, para reduzir a dose recomendada pela metade para mulheres. Estudos laboratoriais mostraram que estas drogas podem deixar as pessoas sonolentas de manhã e com riscos de sofrer acidentes de carros.
O requerimento se aplica a drogas com o princípio ativo zolpidem (no Brasil, os remédios Lioram e Stilnox o têm em suas fórmulas), de longe o mais usado para o tratamento da insônia. Com doses mais baixas, a droga permanece no organismo por menos tempo durante a manhã, reduzindo o risco de que a pessoa esteja debilitada ao volante.
A FDA disse aos fabricantes que a dose recomendada para mulheres, que eliminan o zolpidem mais lentamente que os homens, deveria ser baixada de 10 miligramas para 5 miligramas em produtos de uso imediato. Em medicamentos de uso contínuo, a redução deve ser de 12,5 miligramas para 6,25 miligramas. Para homens, a FDA informou que os rótulos devem recomendar doses menores.

Nenhum comentário: