4.08.2013

Gloss migra para os olhos, e tendência é apostar em sombras com aspecto de molhado

RG - EXCLUSIVO - Rio de Janeiro (RJ) 27/03/2013- Beleza. Sombra Glossy - Foto Camilla Maia / Ag O Globo Foto: Agência O Globo  
Make up Sombras ganham aspecto molhado



Feita com uma mistura de sombra e gloss, sugestão é mais adequada para a noite


Isabela Caban






Olhão preto realçado com brilho Foto: O Globo / Camilla Maia



Olhão preto realçado com brilho


RIO - Gloss nos olhos?! Sim, o efeito molhado que há tempos faz sucesso nos lábios foi parar nas pálpebras, imprimindo aquele indefectível aspecto melado. A mais nova tendência, chamada de glossy eyes, pode ser vista em catálogos de produtos de beleza e brilha nas passarelas que revelam as novidades da próxima primavera/verão. Abusar do make feito com uma mistura de sombra e gloss é uma sugestão mais adequada para a noite. Mas será que é possível levar a ideia para o “mundo real”?O maquiador Edy Clemente, que tem um espaço VIP no Werner Coiffeur de Botafogo, admite não ser lá uma maquiagem muito fácil de reproduzir em casa, mas garante que seguindo algumas regras vira missão totalmente possível. Dá para recorrer a uma sombra com essa textura (que marcas como Chanel e Bobbi Brown têm) ou ousar e carregar no brilho recorrendo a uma misturinha nada básica, como ele fez nos três looks criados para a Revista O GLOBO (que você vê ao lado). É preciso ter em mãos um pincel fino e achatado e sombras prensadas e cremosas, além, claro, do protagonista dessa história.
— O melhor é recorrer a um gloss incolor e ter todo o cuidado do mundo na hora de aplicar. Sem muito exagero, para não cair dentro dos olhos — Edy dá a dica. — Quem dita a cor que vai se sobressair é a sombra escolhida.
Para a primeira maquiagem, a mais discreta delas, ele optou pelo marrom. A ordem, nesse caso, pode alterar o produto, portanto, atenção à sequência. Aplique a sombra nos olhos e, por cima, com a ajuda do pincel, o gloss. Para completar, apenas rímel. Ou seja, nada de lápis ou delineador.
— É fundamental que a pele esteja bem limpa, sem nenhuma oleosidade. Prepare-a com um primer e um pouco de base ou pó compacto — ensina o maquiador.
Aliás, vale destacar: o glossy eyes não funciona em quem tem pele muito oleosa, porque ele não vai fixar. Quem tem pálpebras mais caídas e/ou olhos muito pequenos também deve ficar longe desse estilo.
A segunda aposta de Edy Clemente para deixar os olhos melados é bem mais ousada. Cor da sombra: azul petróleo. O modo de fazer é um pouco diferente. O expert umedeceu o pincel no gloss incolor e, em seguida, na sombra cremosa. Isso quer dizer que a mistura foi feita no próprio pincel. Depois, ele traçou um desenho na pálpebra, caprichando no “gatinho” e ainda puxando um pouco as pontas internas em direção ao nariz. Segundo ele, a textura que se forma no pincel facilita na hora de fazer o desenho.
Exatamente por ser muito melado, é normal errar e acabar ultrapassando os limites dos olhos. Nada de pânico. Mantenha à mão um cotonete sequinho, que pode ser usado para tirar excessos e dar uma limpada.
O famoso e querido olhão preto também pode ser realçado pelo brilho do gloss. Este, aliás, é o terceiro look de Edy, e o mais difícil, diga-se.
— Cuidado máximo para não virar um grande borrão, né? — alerta o maquiador.
Para evitar o desastre, primeiro aplique a sombra preta prensada normalmente pelos olhos, cobrindo as pálpebras. Depois, recorra novamente àquela misturinha nada básica, molhando o pincel ligeiramente no gloss e na sombra. E passe nos olhos, esfumaçando levemente. Um delineador faz o retoque final, bem rente à parte inferior dos olhos.
Para acompanhar a maquiagem, a sugestão é uma dobradinha. A boca também pode levar uma camada de gloss nude ou até com uma corzinha. Para o olho pretão, por exemplo, a aposta foi num tom alaranjado.
Na volta para casa, um demaquilante voltado especificamente para a área dos olhos é o mais adequado para apagar a produção. Feche bem os olhos para o gloss não entrar, e capriche na remoção.
Apesar de remeter ao verão, Edy acredita que o make não foi feito para dias de forte calor, como os que dão o ar da graça no Rio.
— Acho que combina mais é com o o inverno, ou com lugares com um ar-condicionado potente — brinca. — É um visual para “causar”, sabe? Fazer uma presença numa festa, num jantar especial, e pronto. Não é apropriado para uma festa de arromba, para dançar a noite inteira, porque não é fácil retocar. E não pode suar.


Nenhum comentário: