4.08.2013

Intestino preguiçoso, gases, dores abdominais e desconforto


Laxante, alimentação e desconforto: tire dúvidas sobre prisão de ventre




Intestino preguiçoso

Se você sente a maior inveja de quem tem o intestino funcionando como um reloginho, é hora de acertar os seus ponteiros. Apontamos cinco maneiras de fazer o seu também trabalhar direito

Nina Bellino

O assunto pode até virar tema de piada, mas a verdade é que intestino preguiçoso tira o humor de muita gente. "A prisão de ventre, ou constipação intestinal, é uma das queixas mais frequentes nos consultórios médicos. Atinge 20% da população mundial e é mais comum em mulheres e idosos", conta o gastroenterologista Hélio Rzetelna, mestre em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor universitário.
"O problema é caracterizado pela dificuldade de evacuar, diminuição do bolo fecal, fezes endurecidas ou número de evacuações inferior a três por semana", esclarece o gastroenterologista Ricardo Henrique Rodrigues.

Parou por quê?
Existem várias causas para o intestino travar, mas a baixa ingestão de água e de fibras é a principal delas, confirmam os especialistas, que apontam outros fatores agravantes. "Na gravidez, o útero pressiona o reto e a porção inferior do cólon, atrapalhando o trânsito. Já no hipotireoidismo, o baixo nível de hormônio tireoidiano prejudica o movimento do intestino grosso. O uso de medicamentos como analgésicos e antidepressivos e até a presença de tumores no intestino grosso podem igualmente provocar a constipação".
"Problemas neurológicos, como Mal de Parkinson, e psicológicos, como traumas por abuso sexual, também são desencadeantes".

Para o trânsito fluir
Há uma série de medidas que melhoram o funcionamento do intestino, da mudança dos hábitos alimentares à malhação. Mas se os cuidados não derem resultado, é indispensável consultar um clínico geral ou gastro. Pode ser ainda que a pessoa precise ingerir remédios prescritos pelo médico, geralmente laxantes osmóticos (como sulfato de magnésio), à base de fibras vegetais ou de óleo mineral, entre outras substâncias que aumentam a formação do bolo fecal e facilitam a saída das fezes.
Em situações de emergência, a pessoa pode ainda sofrer uma lavagem intestinal, feita com sonda retal, que retira os resíduos fecais. E o que acontece se a pessoa não se tratar? "Além de prejudicar a qualidade de vida, nos últimos anos a constipação aumentou o índice de doença diverticular e de câncer do intestino grosso", responde José Galvão Alves. Portanto, não perca tempo e confira agora como fazer seu intestino trabalhar direito: 

1. Acerte o cardápio
Uma dieta pobre em fibras é prejudicial para o intestino. Isso porque elas agem como laxante natural, aumentando o bolo fecal. Conforme os nutricionistas, 30 g são suficientes. Onde encontrá-las? "Verduras com talo e folhas verdes (couve) e cereais integrais (aveia, farelo de trigo) são essenciais", avisa Alex Botsaris, pesquisador de plantas, acupunturista e autor do livro Fórmulas Mágicas (Ed. Nova Era).

Ele lista outros alimentos antiprisão de ventre: "frutas emolientes como ameixa, figo, pêssego, abacate, mamão e tamarindo, e ricas em fibras como manga, laranja (com bagaço), abacaxi e jaca. Já outras que têm pectina (banana e maçã) e tanino (goiaba e caju) devem ser evitadas".
"Iogurte com lactobacilos especiais auxilia no tratamento do intestino preso. Alimentos com psyllium, fibra dietética extraída da semente da Plantago de Ovata, também ajudam mas devem ser consumidos com moderação", sugere a nutricionista Fabiana Case, da Clinica e SPA Harmonya, do Rio de Janeiro.

2. Beba mais águaSozinhas, as fibras podem até piorar a prisão de ventre. Por isso, além delas a dieta deve conter muito líquido, que amolece o bolo fecal e facilita sua saída. No mínimo, dois litros por dia. Você pode ainda consumir sucos naturais (mamão com laranja é ótimo). Só fique de olho para não extrapolar nas calorias.

3. Eduque o seu intestino
Determine um horário para sentar-se diariamente no vaso sanitário, mesmo sem vontade de evacuar, e permaneça uns 10, 15 minutos. Não desanime se não funcionar nos primeiros dias. Com o tempo, a resposta ao chamado do organismo vira hábito. "O ideal é que esse horário seja logo após uma refeição, para aproveitar a ativação dos movimentos do intestino", recomenda Alex Botsaris.


 4. Deixe a vergonha de ladoNem todo mundo consegue usar banheiro coletivo ou ir ao toilette alheio. Mas ficar segurando só atrapalha. "Deu vontade, vá. A constipação piora muito quando bloqueamos o estímulo evacuatório", explica José Galvão Alves. O desejo pode até passar na hora, mas gera uma distensão gradual do canal anal, retendo mais e mais bolo fecal.


5. Mexa o corpo
Sabia que a ansiedade provoca tensão muscular do intestino, que para de funcionar? Pois a atividade física é uma ótima opção para combater o problema. Exercícios regulares já! Assim, a adrenalina é liberada e estimula as contrações do intestino, facilitando a evacuação. Caminhadas por mais de 30 minutos, natação e ioga estão entre as melhores escolhas.

  Ir ao banheiro fora de casa deveria ser encarado de forma natural – até porque não dá para escolher a hora em que o corpo vai sentir vontade –, mas para algumas pessoas isso vira motivo de sofrimento. Junto com a vergonha de frequentar ambientes públicos, a alimentação pobre em fibras, pouco consumo de água e o sedentarismo também contribuem para um quadro que atinge principalmente as mulheres: a prisão de ventre.

“Em alguns casos, por uma característica familiar, há pessoas que têm o intestino muito longo e isso faz com que a comida demore para chegar ao ânus. Mas no geral, as mulheres não vão em qualquer banheiro, não bebem água o suficiente para não fazer xixi fora de casa e crescem se acostumando a segurar o cocô. O alimento fica parado e o intestino se acomoda, causando o ressecamento das fezes”, explica Cylmara Silveira, gastroenterologista do Hospital e Maternidade São Luiz.

A vergonha tem motivo. Tanto que não é incomum passar a infância ouvindo que “fazer cocô é feio, sujo e nojento” e ainda repassar isso para os filhos depois de adulto. O problema é que essa ideia pode gerar consequências prejudiciais ao organismo. Além de desconforto e dores, a prisão de ventre causa gases, inchaço abdominal e mau humor.

Para dar um basta ao intestino preguiçoso  

Confira as principais dúvidas a seguir.


O que causa a prisão de ventre?
A prisão de ventre pode ser aguda, que normalmente dura dias ou semanas, e acontece por uma alteração na rotina ou mudança de hábitos alimentares, ou crônica, podendo durar meses ou anos. Há uma série de fatores que contribuem para o intestino preguiçoso. Segundo as especialistas, os principais são desconforto para usar o banheiro fora de casa, estresse, doenças infeciosas (desde resfriado a pneumonia), má alimentação, falta de exercícios físicos, baixa ingestão de fibras, pouco consumo de água e uso de medicamentos, principalmente a base de alumínio, para combater azia.

  Quanto de fibra devemos ingerir diariamente?
A ingestão diária recomentada é, em média, de 20g, assim como indica Tereza. Ainda assim, vale lembrar que a quantidade varia de acordo com a necessidade de cada um.


Por que as mulheres sofrem mais com prisão de ventre que os homens?
Basicamente porque os homens têm mais facilidade de evacuar assim que recebem um “alerta” do organismo. “Estudos mostram que as mulheres costumam segurar a vontade de ir ao banheiro. Com isso o cérebro entende que essa função não é tão necessária e manda sinais ao órgão de que não precisa 'funcionar' com frequência”, explica Tereza. De acordo com a nutricionista, situações estressantes no trabalho ou problemas familiares também podem alterar a secreção de neurotransmissores que atuam nos movimentos peristálticos, acelerando ou retardando o funcionamento intestinal.


Com que frequência devemos ir ao banheiro?
“Toda a vez em que a gente se alimenta, temos um estimulo para evacuar. A criança normalmente evacua após cada refeição, mas o adulto costuma segurar”. Ainda assim, de acordo com ela, é considerado normal ir ao banheiro três vezes ao dia ou, pelo menos, a cada três dias.

Além da frequência, é preciso ficar atento às características das fezes. “Não adianta ir ao banheiro três vezes ao dia, mas evacuar com esforço. Tem que prestar atenção no aspecto das fezes. Se fizer bolinha de cabrito, está ressecado. Quando sai pastoso é o ideal”.

Quais os alimentos que ajudam o intestino a funcionar bem?
De acordo com a nutricionista, o ideal é consumir verduras e legumes, sementes com fibras, a maioria das frutas com casca e bagaço, iogurte probióticos, alimentos integrais e água.


Quais os alimentos que contribuem para a prisão de ventre?
Frituras, doces, biscoitos recheados, chocolates, carne, queijos, leite, pão, massas e qualquer alimento rico em gordura. Algumas frutas, como goiaba e jabuticaba, também podem contribuir para deixar o intestino preguiçoso. No caso da maçã, se for consumida com casca, ajuda a soltar, mas se for consumida sem, pode piorar a prisão de ventre.

Para evitar a prisão de ventre, o indicado é beber 2 litros de água por dia Foto: Getty Images
Para evitar a prisão de ventre, o indicado é beber 2 litros de água por dia
Foto: Getty Images
Como evitar a prisão de ventre?
Além da boa alimentação, consumir dois litros de água por dia é uma das principais maneiras de evitar o problema. "Não é refrigerante, suco artificial ou natural. Tem que ser água". Outras dicas são praticar exercícios físicos regulares, não deixar de ir ao banheiro quando sentir vontade para evitar o ressecamento das fezes e, sempre que possível, massagear a barriga da direita para a esquerda. 


O uso constante de laxantes ajuda ou piora o quadro?
Tentar resolver a prisão de ventre com laxantes é um erro. “O uso continuo do medicamento pode causar dependência, além de danificar o estômago e causar graves irritações. Isso vale até mesmo para os laxantes ditos ‘naturais’. Se tiver prisão de ventre e não conseguir resolver com mudança de rotina e alimentação, o melhor é procurar um méi
dco”.

A prisão de ventre pode gerar problemas mais graves?
Sim. Além de dores abdominais, desconforto e gases, a prisão de ventre pode causar hemorroidas e, em algumas crianças que seguram a vontade de ir ao banheiro, pode ser responsável por problemas psicológicos.

Por 

Leia mais sobre: intestino preso



Nenhum comentário: