4.17.2013

SEUS OLHOS E A SAÚDE OCULAR

5 dicas para cuidar bem dos seus olhos

Tudo o que você precisa saber para ter olhos saudáveis.


Como já dizia o poeta, “os olhos são a janela da alma” e, por isso mesmo, devemos cuidar muito bem deles, apesar de sempre nos esquecermos disso.  

Segundo o Dr. Renato Neves, médico oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP), as pessoas normalmente negligenciam a visão como se pudessem prescindir desse sentido tão fundamental. 

“Basta entrar um cisco no olho para a pessoa perder a calma. É nesses momentos em que algo de errado acontece com a visão que algumas pessoas se dão conta de que precisavam cuidar melhor da saúde ocular, agindo de forma preventiva”, diz o especialista.

 Confira 5 dicas para ter olhos saudáveis:

1. Mantenha uma alimentação saudável. “Abandone aqueles maus hábitos alimentares, como excesso de fritura, sal, açúcar e carne vermelha, e adote refeições saudáveis. Durante o dia, é importante consumir frutas variadas, legumes, verduras frescas e castanhas. A ideia é aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína, já que os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde ocular, retardando doenças como catarata e degeneração macular.”

2. Não saia de casa sem óculos de sol, nem no inverno. “A exposição aos altos índices de raio ultravioleta provoca degeneração macular – doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico. Como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio. Vale lembrar a importância dos óculos de boa procedência, que têm proteção UVA e UVB, além de tratamento nas lentes.”

3. Muito cuidado ao passar horas diante do computador. “Quem trabalha ou estuda muitas horas em frente ao computador deve fazer pausas a cada duas horas para que os olhos descansem durante o período. Durante as pausas, beba muita água e pisque os olhos aceleradamente para evitar a síndrome do olho seco. Também é indicado focar um objeto ou uma paisagem ao longe para trabalhar o músculo ocular.”

4. Jogue fora a maquiagem velha. “Leia atentamente o prazo de validade das sombras e do rímel, descartando o que já venceu. Até mesmo cremes e loções que apresentam o selo “dermatologicamente testado” devem ser utilizados com parcimônia, evitando o contato direto com a vista para que não provoquem ardor, irritação, vermelhidão e sensação de areia nos olhos”. 

5. Não deixe de consultar um oftalmologista. “Há pessoas que simplesmente passam anos e anos sem fazer um checkup da visão, dando como garantido um bem – a visão – que pode se deteriorar com o passar do tempo, principalmente se a pessoa não tomar os devidos cuidados. O adulto que tem presbiopia, miopia, astigmatismo e/ou hipermetropia deve visitar o oftalmologista uma vez ao ano para checar o grau e as formas de tratamento indicadas. Já quem sofre de doenças mais graves, como glaucoma, catarata e DMRI, entre outras, deve seguir recomendações médicas e consultar um especialista a cada seis meses,em geral.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colírios

Colírio
Deve-se ter muito cuidado com colírios. Nunca se deve usar um colírio sem receita médica. Os olhos são órgãos extremamente sensíveis e um colírio errado pode trazer sério problemas e levar até mesmo á cegueira. Seguem algumas dicas para para usar um colírio:

• lave as mãos.
• Levante a cabeça e puxe a palbebra inferior para baixo.
• Pingue 1 gota no olho indicado na receita do oftalmologista.
• Caso possível, Mantenha os olhos fechados por 2 minutos.


Síndrome homem computador

Computador (Síndrome Olho-Computador)


Síndrome homem computador

Do ingles “Computer Vision Syndrome”, a Síndrome da Visão do Usuário de Computador ou tambem chamada Síndrome Olho-Computador são os nomes dados a uma das principais síndromes que causam queixas frequentes nas clínicas de oftalmologia. A Síndrome é caracterizada por sintomas oculares que aparecem durante ou após o uso prolongado do computador.
“Vista cansada”, dor de cabeça, olhos irritados ou vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensibilidade à luz, dificuldade de conseguir foco, visão de cores alteradas, halos ao redor dos objetos, visão embaçada ou dupla são as reclamações mais freqüentes daqueles que utilizam o computador no ambiente de trabalho.
Depois de horas diante de uma tela que emite raios luminosos, o movimento automático de piscar diminui em aproximadamente um terço em função da atenção que prestamos. Isto ocorre não só em usuários de computadores mas com crianças que jogam video game devido à concentração no jogo. Alem disso, a luminosidade da tela faz as pupilas se fecharem, além de provocar esforço muscular, sonolência e cansaço visual. Enxergar de perto, exige mais esforço do que enxergar de longe. As imagens do monitor são formadas por \’pixels\’, minúsculos pontinhos nos quais os nossos olhos não conseguem manter o foco, necessitando \’focar e refocar\’ continuamente.
Além de piscarem menos existe o agravante de que as pessoas não abandonam seu posto de trabalho até que a seu objetivo seja cumprido. Pequenas pausas no trabalho e uso de lágrimas artificiais são adequados, para que não ocorra sintomas como os descritos acima.
Alguns fatores contribuem para agravar as queixas associadas ao usodo computado, como posturas incorretas, ambientes com ar-condicionado e luminosidade em excesso ou inadequada.
Portanto recomenda-se:
- manter postura ideal, com os pés tocando no chão;
- monitor posicionado na altura maxima da linha da visão;
- os olhos devem ficar de 50 cm a 65 cm da tela;
- papéis utilizados no trabalho devem ficar ao lado do computador;
- não devem haver reflexos de luz na tela. O ideal é posicioná-la contra fontes de luz como lâmpadas e janelas; – quanto mais se aumenta a resolução do monitor, menores ficam as letras. O tamanho ideal deve ser ajustado para uma leitura rápida e fácil.
- pequenos intervalos ajudam a reduzir o estresse visual;
- nos ambientes com ar-condicionado, usar lágrimas artificiais para auxiliar a lubrificação dos olhos;
- a limpeza da tela deve ser constante, pois o monitor produz estática que ajuda no depósito de pó, piorando a qualidade da imagem.

Alterações Oftalmológicas na gestação


Alterações oftalmológicas da gestação

As alterações mais freqüentes acontecem devido a alterações hormonais da gestação que levam à mudanças de espessura da córnea e sensibilidade, podendo levar a intolerância na usuária de lentes de contato. Outra queixa comum é a mudança no grau do óculos devido à alteração do índice de refração. Por isso, durante a gestação não é hora de trocar os óculos, já que o índice de refração tende a voltar completamente ao normal após a fase da amamentação. Existem também as alterações patológicas, mais associadas à gravidez de risco. Por exemplo, uma mulher com diabetes gestacional está mais sujeita a apresentar alterações de fundo de olho mais graves do que uma grávida sem esse problema. O mesmo acontece com as portadoras de hipertensão arterial.

Cuidado com a conjuntivite


conjuntivite

Conuntivite
Conjuntivite
Cuidado com a conjuntivite infecciosa
A conjuntivite viral é uma doença contagiosa que se caracteriza por coceira, vermelhidão, lacrimejamento, secreção mucóide, sensação de areia e até mesmo dor nos olhos.
A transmissão se dá através do contágio direto ou indireto entre as pessoas.
No contágio direto, o indivíduo com conjuntivite contamina outras pessoas através do contato interpessoal, como aperto de mãos e beijos no rosto. Quando a segunda pessoa colocar a mão nos olhos ou esfregar o rosto com as mãos, estará levando o vírus para seus olhos e poderá se contaminar.
No contágio indireto, objetos de uso comum são contaminados, geralmente pelas mãos contendo secreção ocular com vírus da conjuntivite. Exemplos desses objetos são: telefones, teclados/mouses de computador, maçanetas de portas, corrimões de escadas e torneiras. As pessoas podem adquirir a doença se tocarem em objetos contaminados e depois levarem as mãos aos olhos.O vírus da conjuntivite tem a capacidade de permanecer vivo nestes objetos por um longo período de tempo.
Para se prevenir da conjuntivite, é muito importante lavar as mãos com freqüência e evitar de colocar as mãos nos olhos. Para os que já estão com a doença, é fundamental tomar outros cuidados, como não colocar as mãos nos olhos para evitar a recontaminação e evitar coçá-los para diminuir a irritação na região. Lavar as mãos antes e depois de aplicar algum colírio, não encostar o frasco de colírio nos olhos e suspender o uso de lentes de contato são outras medidas de grande importância. É imprescindível também que os pacientes com suspeita de conjuntivite procurem sempre um oftalmologista para o devido diagnóstico e tratamento.

Tremores na pálpebra – Mioquimia


Orbicular
É comum haver pacientes no consultório com a queixa de que o olho está “tremendo” ou “pulando”. Na verdade, o que ocorre são contrações involuntárias de pequenas fibras do músculo orbicular da pálpebra na região pré-tarsal (fig legenda F). A esse fenômeno damos o nome de Mioquimia, a qual pode ocorrer em qualquer grupo muscular do corpo humano.
Orbicular
Orbicular

A causa mais importante, e mais comum vista nos consultórios, é o estresse mental, o cansaço, o sono, a ansiedade e o uso excessivo de bebidas com cafeína. Nestes casos a mioquimia dura de horas a alguns dias, podendo ocorrer períodos sem sintomas.
O tratamento da mioquimia baseia-se no tratamento das causas, como o estresse, o cansaço, etc. Vale ressaltar que não há indicação de aplicação de toxina botulínica pois as contrações são temporárias.
Nos casos em que as mioquimias parecem não ir embora, permanecendo cada vez mais constantes, e especialmente quando vêm com outros sintomas, como contrações de fibras dos grandes músculos dos braços e pernas (fasciculações), alterações de força ou sensibilidade, cansaço excessivo e incapacidade de realizar exercícios (intolerância ao exercício), sintomas gerais como fadiga, emagrecimento, náuseas, vômitos, alterações do ritmo cardíaco (arritmias) ou alterações visuais/paladar/olfato, podemos ter causas mais graves, e que precisarão ser investigadas por um neurologista em consultório.
A Mioquimia assemelha-se ao Blefaroespasmo nas contrações involuntárias. No entanto, neste último há um comprometimento maior do número de fibras músculares fazendo com que o paciente pisque constantemente, o que não chega acontecer com a Mioquimia. Outra diferença fundamental são as causas que diferem uma da outra,  não sendo, portanto, o Blefaroespasmo uma evolução da Mioquimia.

Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu(sua) médico(a).
Dr. Renato Garcia
CRM SP 109092


Nenhum comentário: