4.08.2013

Thatcher: não deixará saudade




  • Terra

    Terra

    Postagens recentes
    Conhecida como Dama de Ferro, Margaret Thatcher foi a única mulher a assumir o posto de primeira ministra no Reino Unido e ficou marcada como chefe do ...


    Morre Margaret Thatcher, ex-premiê britânica

    Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, morreu aos 87 anos vítima de um derrame cerebral


    A ex-primeira ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, morreu nesta segunda-feira aos 87 anos. Ela foi vítima de um acidente vascular cerebral, segundo informou seu porta-voz lorde Tim Bell.

    "É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu tranquilamente depois de um derrame cerebral esta manhã", afirmou o porta-voz em comunicado.

    Thatcher, do Partido Conservador e conhecida como a Dama de Ferro, foi a primeira e única mulher a chegar ao posto de primeira-ministra do Reino Unido. Ela governou o país durante três mandatos entre 1979 e 1990, o maior período contínuo no governo para um premiê britânico desde o início do século XIX. Thatcher era a chefe do governo britânico durante a Guerra das Malvinas, com a Argentina, de 1982.

    Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica. Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: a Dama de Ferro apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista.

    Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde. 



    Margaret Thatcher em imagem de junho de 2010 Foto: AFP
    Margaret Thatcher em imagem de junho de 2010
    Foto: AFP

    Ex-premiê britânica faleceu nesta manhã, aos 87 anos
    http://bit.ly/10KKMO8(clique e assista ) 
  • Nenhum comentário: