5.07.2013

Antes vilão, suplemento pode virar poção mágica

Especialista alerta que produtos fazem bem à saúde e à forma física, desde que associados a exercícios e dieta saudável

POR Beatriz Salomão
Rio -  Considerado vilão por uns e poção mágica por outros, o suplemento alimentar não faz mal, mas não age sozinho. O segredo para alcançar corpo sarado e boa saúde está na combinação do produto com alimentação balanceada e exercício físico regular.
A dica  é do presidente da Federação Internacional de Bodybuilding, Rafael Santoja. Formado em Farmácia e especialista em Nutrição Esportiva, ele alerta que os suplementos só fazem efeito se o usuário tiver alimentação adequada. 
Ana Lucia malha muito e usa suplementos, com indicação de nutricionista, para ajudar no rendimento | Foto: Divulgação
Ana Lucia malha muito e usa suplementos, com indicação de nutricionista, para ajudar no rendimento | Foto: Divulgação
Segundo ele, a ingestão de proteína deve ser de dois gramas por quilo de peso corporal, por dia. Uma pessoa com 60 kg, por exemplo, deve consumir 120 g da substância. Rafael explica que carboidratos devem corresponder a 40% das calorias. Já as gorduras devem ser ingeridas com moderação, e precisam vir de fonte saudável, como o azeite. “Carboidratos são combustível, mas a pessoa deve se exercitar pelo menos três vezes por semana. Sem boa alimentação o suplemento não age”, alerta. 
Ele classifica os aminoácidos como “o suplemento do século XXI”, já que são responsáveis por formar as proteínas no organismo. De acordo com Rafael, o aminoácido chamado fenilalanina ajuda a controlar o funcionamento da tireoide e preserva os vasos sanguíneos.
Já glutamina ajuda no crescimento muscular e a lecitina atua na proteção do sistema nervoso. Sobre o uso da substância, o especialista alerta que não pode substituir refeições. “Todos podem usar suplementos, mas somente o médico pode receitar, de acordo com a necessidade da pessoa”, recomenda.
Uma força no rendimento
Ex-atleta, Ana Lucia de Brito, 44 anos, usa suplementos para ajudar no rendimento físico. Ela malha cinco dias por semana na academia Acqua Fitness, e começou a usar os produtos após indicação do nutricionista. “Tenho uma alimentação balanceada e evito refrigerante. A suplementação ajuda na disposição e no ganho muscular”,

Nenhum comentário: