5.10.2013

DICAS PARA ESPANTAR AS DOENÇAS DO FRIO

faixa_saude.png

Dicas para espantar as doenças do frio
Tudo o que você precisa saber para deixar sua imunidade preservada!


Baixa umidade do ar, queda na temperatura e mudança climática são sinais de que o inverno chegou. E este clima mais frio se estenderá até o final do inverno. Com isso, algumas doenças acabam tomando conta da nossa rotina.  Atitudes corriqueiras podem acarretar grandes problemas para a saúde, como por exemplo, permanecer em espaços fechados com pouca circulação de ar, ou até mesmo usar roupas que estavam guardadas por muito tempo.
Segundo a clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Ligia Raquel Brito, existem alguns cuidados que nos ajudam a manter tudo isso bem longe. Confira!
Principais cuidados
•Vacine-se contra gripe (vacina contra influenza)
Nesta época do ano, o ministério da saúde realiza campanha de vacinação em todo território nacional. Apesar de o foco principal ser crianças, gestantes, idosos e pacientes com doenças crônicas é muito importante que os adultos e crianças maiores de 2 anos também se vacinem. 
•Higienize cobertores e roupas 
Após ficarem meses guardados, é recomendado lavar os edredons, cobertores e as roupas de frio; a higienização evita problemas de alergias e irritações, causadas pelos ácaros e pó.
•Lave as mãos com frequência
Pode parecer um gesto simples, mas essa atitude evita a transmissão dos vírus da gripe e resfriado. Use álcool em gel para ajudar na higienização.
•Evite locais fechados 
Sempre que possível, fuja de ambientes fechados, eles são grandes armadilhas para a transmissão de doenças respiratórias, já que o ar não circula livremente.
•Aquecedor de ambiente
Antes de começar usar o aquecedor de ar, lembre-se de limpar bem o aparelho, ele pode conter fungos e bactérias que causam danos à saúde. Alguns aparelhos podem ressecar o ar, certifique-se que o ambiente permaneça úmido.
•Gripe, resfriado e pneumonia
Conhecer os sintomas dessas patologias pode ajudar a evitar problemas. O resfriado é o vírus mais simples, em media acaba em três ou dois dias, normalmente não há uma queda no estado geral do portador do vírus. A gripe tem como característica os mesmos sintomas de um resfriado forte, com queda na imunidade, e maior tempo de duração e presença de febre. Considerada mais perigosa, um dos sintomas da pneumonia é a mudança na cor da secreção da tosse.  Diferente da secreção da gripe, que apresenta uma coloração mais clara, a cor amarela, marrom ou esverdeada, conhecida como purulenta, indica que está na hora procurar um médico. Outro sinal de alerta são tosses que duram mais de três semanas.

Nenhum comentário: