5.04.2013

EUA :" O PRIMEIRO RIFLE A GENTE NUNCA ESQUECE"

Na última terça-feira um menino de 5 anos matou a irmã, de 2, com uma arma para crianças

Empresa vende 60 mil unidades por ano

‘Meu primeiro rifle’; diz slogan; armas são fabricadas em azul e rosa

David Usborne
Do Independent





Armas em rosa e azul: questão divide os americanos
Foto: Reprodução da internet




Armas em rosa e azul: questão divide os americanos Reprodução da internet
HOUSTON - Enquanto desciam em Houston para a sua convenção anual de três dias, os fiéis membros da Associação Nacional de Rifles (NRA, na sigla em inglês) não previam que fossem surpreendidos pelas notícias envolvendo um menino do estado americano de Kentucky que matou a irmã de 2 anos com uma arma feita especialmente para crianças.
- Eu não vejo problema nisso - disse Angela Armstrong de Ohio, quando questionada sobre a Keystone Sporting Arms, empresa da Pensilvânia que se especializou em fabricar armas para crianças.
Foi um de seus produtos, o Crickett calibre 22, que disparou a bala que matou a menina, na terça-feira passada.
- Eles não são brinquedos. A responsabilidade é toda do adulto. É preciso ser um proprietário responsável – completou a senhora Amstrong, integrante do NRA, um poderoso grupo lobista americano.
Com os slogans "Meu primeiro rifle" e "Armas de fogo de qualidade para jovens dos EUA", a Keystone fabrica rifles especificamente para crianças. Eles são leves e vêm em cores diferentes, incluindo desenhos de redemoinhos e rosa para as meninas. Mas são armas em pleno funcionamento. Foi um desses que Kristian Sparks ganhou de presente de aniversário pelos 5 anos de idade. Segundo sua mãe, o rifle estava carregado, em um canto da sala, antes de o menino pegá-lo e apontá-lo para sua irmã. Sparks puxou o gatilho.
A avó da vítima, Linda Riddle, está conformada:
- Foi a vontade de Deus. Era a sua hora de ir, eu acho. Eu só sei que ela está no céu agora, e eu sei que está em boas mãos com o Senhor - disse.
Mortes por armas podem ultrapassar as causadas pelo trânsito
Bill e Steve McNeal são os proprietários da Keystone. Pai e filho são leiloeiros qualificados e encontraram pela primeira vez um rifle de criança quando foram abordados em uma venda pública por um homem carregando uma Chipmunk 22. Bill e Steve ficaram impressionados com a aparência e o jeito do fuzil. Os McNeals compraram algumas armas e depois resolveram fazer as suas. Depois, adquiriram a empresa que fabricava a Chipmunk 22. Hoje a Keystone vende 60 mil rifles para crianças por ano e se orgulha de seus esforços para atender à crescente demanda.
“O objetivo da KSA é introduzir a segurança da pistola nas mentes dos atiradores jovens e incentivá-los a ganhar o conhecimento e respeito que as atividades de caça e tiro exigem”, diz o site da empresa.
Para Ocupem a NRA, movimento que realizou um comício nesta sexta-feira na rua onde acontecerá o evento da Associação Nacional do Rifle, o controle de armas deve ser rigoroso justamente por conta das mortes de crianças. O grupo começou o protesto lendo os nomes de todos os mortos em Newtown, bem como os nomes das outras 4 mil vítimas da violência armada. De acordo com uma pesquisa da Bloomberg, mortes por arma de fogo poderão ultrapassar as causadas por acidentes no trânsito nos EUA pela primeira vez em 2015. Em um período de dois anos, mais americanos vão morrer com armas no mercado interno do que soldados americanos lutando no Vietnã.
- Eu não acho que seja uma batalha perdida - disse Heather Ross, um dos organizadores do Ocupem a NRA.
Mas Angela Armstrong tem outra definição sobre o controle das armas.
- É quando você usa ambas as mãos - afirmou.

Nenhum comentário: