5.24.2013

Na dose certa a cervejinha faz bem

CERVEJA PODE FAZER BEM À SAÚDE

Cerveja pode fazer bem à saúde
Se era esta notícia que você queria escutar, pode comemorar! A cerveja traz, sim, benefícios à saúde.



A gente já sabe que álcool faz mal à saúde e só atrapalha quem está querendo emagrecer. Mas, sabia que, quando consumida na dose certa, a cerveja pode trazer benefícios à saúde? Tudo porque o lúpulo, ingrediente presente na cerveja, possui propriedades que podem ajudar no combate a resfriados, fortalecimento do sistema imunológico e combate a insônia.

Esta substancia é uma planta usada para estabilizar os sabores e aromas da bebida e possui ações anti-inflamatórias e antioxidantes e outros efeitos bioativos. Uma latinha de 350 ml contém teor de polifenóis semelhante a um cálice de 120 ml de vinho tinto (112 mg vs. 124,9 mg, respectivamente). Quanto maior a quantidade dessa substância, maior as chances de prevenção de doenças.

Um recente estudo japonês demonstrou que compostos do lúpulo são capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo com a proteção contra a pneumonia, outra doença frequente nesta época.

Além da atuação direta na inibição dos vírus causadores de infecções respiratórias, há evidências de que o consumo moderado de cerveja ainda traz benefícios para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente contra algumas infecções. 

Pesquisadores europeus verificaram que o consumo diário de 330 ml de cerveja por mulheres e 660 ml por homens, no período total de um mês, aumentou a concentração de células de defesa do sistema imune nas mulheres, e a produção de anticorpos em ambos os sexos.

Estudos com o lúpulo também comprovam que este ingrediente ainda é capaz de aumentar a atividade do neurotransmissor GABA – uma substância liberada pelos neurônios diminui a ação do sistema nervoso, promovendo um efeito sedativo. A planta é alternativa possível para tratamentos de insônia e outros distúrbios do sono, que são condições associadas ao estresse e ao prejuízo da função do sistema imune.

Nenhum comentário: