5.31.2013

Receitas que aquecem nossa alma..

.

Fettuccine (caseiro) ao molho de tomate e manjericão

  Feriadão com quatro dias em casa (para quem conseguiu enforcar, né?) e tempo de sobra para uma aventura na cozinha. Ok, fazer massa em casa dá trabalho!! Nem tanto depois que você ganha experiência. Nas primeiras vezes, sua cozinha ficará encoberta por uma camada de farinha de trigo. Não se desespere, é só uma questão de treino para que isso não se repita mais. E tenho certeza que quando você experimentar sua massa fresquinha, leve e muito saborosa, você vai esquecer do trabalho que teve para fazê-la.
  Ah, mas macarrão??? Engorda!! Vamos lá, macarrão é carboidrato, como pão e arroz. Todos os dias consumimos carboidratos, que são importantes para nosso organismo obter energia necessária para que nossas células possam trabalhar. Claro que deve ser consumido com moderação... E o maior vilão da massa é o molho. Se ele for feito com creme de leite, queijos "gordos" (como gorgonzola) manteiga e requeijão, aí amigos, engorda mesmo. Mas, nesse caso, acompanhei com um molhinho de tomate simples, bem caseiro e leve. Então, faça esse prato e diminua um pouco a culpa. Mas outro dia faço uma receita deliciosa com um molho mais "gordinho", porque ninguém é de ferro :)


Fettuccine ao molho de tomate e manjericão

para a massa

200 g de farinha de trigo
200 g de semolina grano duro (ou durum)
4 ovos
1/2 colher chá de sal

Coloque as farinhas já misturadas com o sal em uma tigela. Abra um buraco no meio, e lá coloque todos os ovos. Misture tudo, e coloque sobre uma bancada, sovando bem a massa. A semolina deixa a massa mais dura, se precisar, acrescente um pouquinho de água para ajuda-lo a sovar. Trabalhe bem essa massa até que ela fique lisa. Forme uma bola, envolva com filme pvc e reserve em temperatura ambiente para descansar, de 30 a 60 minutos.
Para quem tem a máquina de macarrão como a minha: corte sua massa em 3 porções. Abra cada uma delas com um rolo de massa. Ajuste a máquina para a espessura maior e passe uma das porções. Cada vez que você fizer esse procedimento, diminua um ponto na graduação da máquina, até atingir a mais fina. Corte retângulos do mesmo tamanho.
Repita com toda a massa, e depois use o utensílio de corte para fazer o fettuccine. Polvilhe farinha na massa já cortada.
Para quem não tem uma máquina como essa: separe a massa em 3 porções. Polvilhe a bancada com farinha de trigo, e abra cada porção com um rolo de massa, até obter a espessura correta (fina como uma lâmina de faca). Corte retângulos grandes e passe farinha por cima deles também. Corte tiras compridas com uma boa faca, e tente fazer com que todas as tiras tenham a mesma largura.
Reserve.



para o molho

1 lata de tomate pelado italiano
1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
3 colheres sopa de azeite (não use o extra virgem)
sal à gosto
1 pitada de açúcar
folhas de manjericão fresco à gosto
pimenta do reino

Refogue a cebola e o alho no azeite (fogo médio). Acrescente o tomate picado grosseiramente e tempere com o açúcar, o sal e a pimenta do reino. Refogue um pouco, e por último acrescente o suco do tomate que estava na lata e o manjericão.

Coloque água para ferver temperada com sal. Cozinhe a massa mas cuidado, ela ficará pronta muito mais rápido do que as massas compradas prontas.
Escorra e coloque o molho por cima. Sirva com um bom parmesão ralado, ou cortado em lascas (como eu fiz).

Rendimento: 4 porções.

Obs.: a semolina é usada para enriquecer a massa, e ajuda a dar o ponto "al dente" ao seu macarrão. Caso não queira usá-la, é só substituir pela mesma quantidade de farinha de trigo.
A massa com semolina não fica "mole", ela é mais resistente mesmo. Então, quando sovar, ela deve ficar homogênea, mas não macia.
Indico não usar o azeite extra virgem por ele ser mais caro e, quando aquecido, perde aroma e sabor. Por isso não compensa usá-lo em refogados. Também não devemos deixar o azeite em fogo alto, para ele não atingir seu ponto de fumaça. Isso o tornaria prejudicial.
Para fazer quantidade diferente de massa use sempre a seguinte medida: 1 ovo para cada 100 gr de farinha.
 : http://www.pilotandoumfogao.com.br

O meu fricassê de frango

  Com a correria do dia a dia, temos que nos virar para fazer receitas práticas e rápidas, mas não menos saborosas. Este prato é um exemplo de comida gostosa, que aquece a alma, com gostinho de casa da vovó.
  Confesso a vocês que, na maioria das vezes, essas comidinhas são feitas da minha cabeça, não sigo receitas e nem medidas. Então, antes de fazer o blog, provavelmente já devo ter feito fricassê de maneiras diferentes. Mas, desta vez anotei os ingredientes para lhes mostrar aqui.
 
Fricassê de frango

Para cozinhar o frango:

500 gr de peito de frango (usei sem osso)
1/2 cenoura cortada em pedaços grandes
1/2 cebola cortada em pedaços grandes
pimenta do reino
sal à gosto
1 bouquet garni (amarrado de ervas para dar sabor aos caldos e molhos, usei salsa, cebolinha e louro)

Para o fricassê:

o frango desfiado
1 concha do caldo do cozimento
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa bem generosa de manteiga
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 cenoura ralada
2 tomates cortados em cubinhos
1/2 lata de milho escorrido
1 caixa de creme de leite
4 raminhos de salsa
100 gr de queijo prato ralado (ou mozarela)
100 gr de requeijão cremoso (1/2 copo)
sal à gosto
pimenta do reino

Em uma panela coloque os legumes e temperos do caldo com água suficiente para cobrir o frango. Quando a água ferver, adicione o peito de frango. Deixe cozinhar até a carne estar toda branca (o meu demorou 10 minutos). Retire o frango da panela e desfie-o grosseiramente (reserve 1 concha deste caldo para usarmos na receita do fricassê).



Em outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola com o alho. Adicione o frango, tempere com sal e pimenta do reino, junte a cenoura, o milho e, por último, o tomate.
Dissolva a farinha de trigo em um pouquinho do caldo reservado, e só então junte o restante (assim você evita que fique empelotado). Junte essa mistura ao refogado do frango e mexa um pouco, deixando que a farinha cozinhe. Acrescente o creme de leite e deixe engrossar um pouco. Tempere com a salsa picada e verifique novamente o sal, acrescentando mais um pouco se necessário.
Coloque o frango em uma travessa untada com manteiga (usei uma com 15cm x 20 cm), coloque por cima colheradas do requeijão e, por último, o queijo.
Leve ao forno pré-aquecido a 220º C somente para gratinar.

Rendimento: 6 porções.


Obs.: eu gosto de fazer meus caldos assim, em casa. Você pode usar também talos de alho poró, aipo, tomilho, alecrim, etc. Aproveite o que você tem em sua geladeira. Sei que é mais prático usar caldos industrializados, mas os feitos em casa são muito saborosos e, sem dúvida, muito mais saudáveis. É possível fazer também caldo de legumes, carne, camarão, entre outros...
 

Nenhum comentário: